Os Sub-22 Masculinos estão a disputar três jogos amigáveis em Espanha
de preparação para a fase final do Campeonato da Europa 2024,
agendada para os dias 9 a 14 de Julho nos Países Baixos.
A Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos, orientada por João José, venceu hoje o primeiro de três jogos que vai disputar com a sua congénere espanhola em três jogos, em Guadalajara, no âmbito do plano de preparação dos portugueses com vista à participação na fase final do Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Masculinos, agendada para os dias 9 a 14 de Julho do ano corrente nas cidades neerlandesas de Groningen e Apeldoorn, respectivamente sedes da Pool I e da Pool II.
Hoje, no Multiusos Azuqueca, em Azuqueca de Henares, Portugal venceu por 3-0 (25-14, 25-22 e 25-19) e, depois, por acordo entre os treinadores, disputou-se um quarto set, que a equipa de João José também venceu (28-26).
André Pereira, com 16 pontos, e Diogo Fernandes, com 12, foram os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística AQUI
O segundo jogo está agendado para o mesmo local, pelas 17h00 de amanhã.
Na fase final, e inserida na Pool II (Apeldoorn), a Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos defronta as suas congéneres de Itália, França e Chéquia.
Os portugueses vão defrontar um grupo muito forte: os italianos foram vice-campeões mundiais de Sub-21 em 2023 e campeões europeus de Sub-20 em 2022; os franceses foram 5.ºs classificados no último Europeu de Sub-20; e os checos foram 10.ºs classificados no Mundial de Sub-21 e 8.ºs no Europeu de Sub-20, onde os portugueses se classificaram no 9.º lugar, em 2022.
Tendo em vista a preparação da Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos para o Campeonato da Europa da categoria, a realizar de 9 a 14 de Julho de 2024 nos Países Baixos, a equipa técnica convocou os seguintes atletas para os treinos bidiários que terão lugar no Pavilhão Municipal de Fiães, a partir do dia 12 de Junho (quarta-feira).
COMITIVA
AA Espinho
Paulo Daniel Monteiro
AA S. Mamede
Gonçalo Gomes
Manuel Catarino
Leixões SC
André Pereira
Miguel Azenha
SL Benfica
Diogo Fernandes
Eduardo Brito
João Infante
Nuno Marques
VC Viana
Francisco Leitão
Vitória SC
Manuel Figueiredo
Gas Sales Bluenergy Piacenza (Itália)
Bruno Dias
Team Manager
Henrique Gomes
Treinador Principal
João José
Treinador Adjunto
Ricardo Lemos
Fisioterapeuta
Rafael Sousa
NOTA: São já cinco as selecções nacionais que conseguiram o apuramento para as respectivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação.
Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Raquel Portela
Delegada Técnica Assistente de Voleibol nos Jogos 2024 da European University Sports Association (EUSA), a realizar nas cidades húngaras de Debrecen e Miskolc, de 7 a 17 de Julho.
Campeonato do Mundo de Sub-17 Femininos, em Lima, no Peru, de 17 a 24 de Agosto de 2024.
Pedro Pinto
Campeonato do Mundo de Sub-17 Masculinos, em Sófia, na Bulgária, de 24 a 31 de Agosto de 2024.
Campeonato da Europa de Sub-20 Femininos, em Sófia (Bulgária) e Dublin (Irlanda), de 5 a 17 de Agosto de 2024.
José Caramez
Campeonato da Europa de Sub-18 Masculinos, em Sófia e Plovdiv, na Bulgária, de 10 a 21 de Julho de 2024.