ESPINHO: «BOM TESTE EUROPEU» PARA PARIS 2024

Os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig e as norte-americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth são os novos vencedores do Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, etapa do nível mais alto do Circuito Mundial de Voleibol de Praia que terminou hoje, em festa, na Praia da Baía, em Espinho, e que provocou alguns abalos na qualificação olímpica para Paris 2024, servindo como «teste ideal» para as melhores duplas mundiais.

A competitividade demonstrada pelas duplas europeias veio confirmar que o Voleibol de Praia já não é dominado inteiramente pelas duplas do Brasil e/ou Estados Unidos da América, os países com mais tradição nesta variante espectacular do Voleibol.
A testemunhá-lo, um exemplo: em Espinho não houve nenhuma dupla brasileira de femininos nas meias-finais, algo que já não acontecia pelo menos desde 2000, quando os quatro primeiros lugares foram ocupados por três duplas norte-americanas e uma australiana.

Os prémios foram entregues por Luís Canelas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol e Presidente da Comissão de Voleibol de Praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Fátima Dionísio, em representação do patrocinador Unilever Lipton Kombucha, e Carlos Ferreira, representante do patrocinador Solverde.pt.

A final de masculinos encerrou a competição em beleza e esteve à altura do evento em termos de espectacularidade, fazendo vibrar o público entusiástico que este domingo encheu as bancadas sempre animadas do bonito estádio erigido pela FPV na Praia da Baía, em Espinho.

Na final de masculinos, os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig venceram, por números algo inesperados (2-0: 21-16 e 21-13), os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler, que fizeram um torneio extraordinário mas que foram incapazes de criar obstáculos ao melhor jogo (sobretudo defensivo, tanto no bloco como na defesa) dos vikings, que com esta vitória somaram 1200 pontos para o ranking internacional e amealharam 30.000 dólares.

Bicampeões europeus, vice-campeões mundiais e vencedores de várias etapas do Circuito Mundial nos últimos tempos, os jovens (22 anos) suecos são apontados como favoritos às medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Jogámos muito bem nesta final. Sentimo-nos muito bem a jogar aqui. É um ambiente incrível e aproveitamos para agradecer a todos os que vieram a Espinho e nos apoiaram“, dizem, para referir que em Espinho “tivemos de nos adaptar ao vento e à areia, que é diferente da de Portimão“, onde trein(ar)am, pois já vêm há uma mão cheia de anos a Portugal.
Sobre o seu jogo «revolucionário», os nórdicos salientam apenas que, como se consideram relativamente mais baixos em comparação com outras duplas, o seu jogo tem de ser bem mais rápido, daí os ataques ao segundo toque, para dificultar a tarefa defensiva aos adversários.

Bicampeões alemães, Ehlers e Wickler, foram medalhados com a prata no BPT Elite16 de Paris (França).

No jogo de atribuição da medalha de bronze, os brasileiros George Wanderley e André Loyola mostraram-se superiores (2-0: 21-15 e 30-28) aos neerlandeses Steven van de Velde e Matthew Immers, medalhados com a prata no BPT Elite16 de Brasília e os únicos a ganhar aos suecos, ainda na fase de grupos, no BPT Elite16 de Espinho.

George e André, vencedores dos Jogos Pan-Americanos 2023, exteriorizaram, perante a sua enorme torcida, a alegria que sentiram com a vitória:
Estamos muito felizes. É a nossa terceira medalha consecutiva [3.ºs no BPT Elite16 Brasília e 2.ºs no BPT Elite16 Tepic]. Trabalhámos muito e descansámos pouco para conseguirmos estar aqui e lutarmos pelas medalhas.
Em Espinho, é como se jogássemos em casa, temos sempre muitos brasileiros e portugueses a torcer por nós, e sempre que viemos a Espinho subimos ao pódio“.

A final de femininos apresentou as duas duplas que, ao longo dos últimos três dias de competição, deram desde logo a entender que acabariam por sair de Espinho ornamentadas com uma medalha.
As norte-americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth começaram a perder, mas deram a volta ao jogo (2-1: 17-21, 28-26 e 15-10), roubando o ouro às suíças Tanja Huberli e Nina Brunner, e recompensando assim o apoio de que foram alvo da parte do público.
Obrigada a todos aqueles que vieram aqui apoiar-nos, não fazem ideia do que isso significou para nós. Adoramos Espinho, com o sol e o mar e as pessoas simpáticas. Tudo é tão querido para nós aqui“, salientaram as novas campeãs de Espinho, que com este triunfo somaram 1200 pontos para o ranking internacional e amealharam 30.000 dólares.

As norte-americanas foram as vencedoras do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (Doha), em 2023, e chegaram a Espinho provenientes do BPT Elite16 de Brasília, onde arrecadaram a medalha de prata, enquanto as helvéticas se sagraram campeãs europeias em Viena (Áustria), em 2023,

No jogo de atribuição da medalha de bronze, as neerlandesas Katja Stam e Raisa Schoon, derrotaram (2-0: 21-18 e 21-12) as espanholas Daniela Álvarez e Tania Moreno.
A seguir à medalha de ouro, conquistada no ano passado no BPT Elite16 Doha, no Catar, e a de bronze nas finais do Circuito Mundial, o terceiro lugar das neerlandesas acaba por ser um dos seus melhores resultados em etapas de Elite16, após a medalha de bronze alcançada em Paris, em 2023, e da de prata conquistada em Tepic, no México, já este ano.
Isso justificou o festejo efusivo destas jovens atletas, que agradeceram todo o apoio dispensado pelo público, dizendo em português “obrigado, Espinho” e reconhecendo que “foi um resultado muito bom“, alcançado num local “onde gostámos muito de estar e de jogar“.

Apesar de derrotadas, as espanholas Daniela Álvarez e Tania Moreno acabaram por conseguir o seu melhor resultado até ao momento em provas de Elite16.

As finais foram transmitidas na RTP 2, enquanto vários outros jogos puderam ser vistos através da RTP Play.
Toda a informação em https://fpvoleibol.pt/bpt-espinho2024/

A COMPETIÇÃO

A competição Elite16 representa o nível mais alto das etapas do Beach Pro Tour (Circuito Mundial de Voleibol de Praia), sendo disputada pelas 16 melhores duplas por género do mundo, numa luta acesa por manter a sua posição dentro deste grupo de elite mundial.
O torneio é disputado em quatro grupos de quatro duplas cada, ao que se segue a fase de grupos e a fase eliminatória, ao longo de quatro dias, num total de 64 jogos.
Nos torneios BPT Elite16 tudo é organizado ao mais alto nível e nada é descurado, desde a produção televisiva de alto nível a uma área para os fãs digna de um festival ou concerto musical. Ver mais informações AQUI
Para além disso, nas etapas de nível Elite16 do Circuito Mundial de Voleibol de Praia a classificação entre os primeiros é recompensada com mais pontos – p.e., uma vitória no Futures dá 200 pontos FIVB a cada atleta da dupla vencedora (400 no total) e no Challenge vale 400 (800 para a dupla), enquanto a prova de Elite16 atribui 600 pontos a cada jogador da dupla vencedora (1.200 no total).

HISTORIAL

Desde 1995, data da primeira edição do Espinho Open, Portugal acolheu 25 provas de âmbito mundial (organizadas sob a égide da FIVB) e 6 de âmbito europeu (Confederação Europeia de Voleibol – CEV) em masculinos e 20 provas FIVB e 6 CEV em femininos.
Em termos globais, em 2023 a edição da etapa espinhense foi a 18.ª de masculinos e a 13.ª de femininos, mas a FPV organizou várias outras competições internacionais em Cortegaça, Porto, Macedo de Cavaleiros, Porto Santo (Madeira) e Esposende, esta última em 2001, onde a dupla portuguesa José Pedrosa/José Teixeira se sagrou campeã europeia de Sub-23.

Ver competições internacionais de Voleibol de Praia organizadas em Portugal AQUI

O Beach Pro Tour Elite16 de Espinho tem transmissão televisiva em canal aberto, mais concretamente na
Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

PARIS 2024

Os JO de 2024 realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto na icónica capital francesa e Portugal vai voltar a estar representado ao mais alto nível em mais uma edição olímpica.
Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e Presidente da Comissão de Voleibol de Praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), José Casanova, Secretário da Comissão das Regras de Jogo e Arbitragem da FIVB, e Rui Carvalho, árbitro internacional, são os portugueses que desempenharão funções de destaque no tão aguardado Paris 2024.
Tal como nas edições de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Vicente Araújo será o responsável pelo Torneio de Voleibol de Praia ao exercer as funções de Delegado Técnico para o Voleibol de Praia designado pela Federação Internacional de Voleibol. Uma situação tradicional no currículo do dirigente, Membro do Comité de Controlo FIVB nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, entre várias outras competições.
José Casanova, que será o responsável máximo pela arbitragem nos Jogos de Paris na qualidade de Membro do Comité de Controlo da competição de Voleibol de Praia, esteve presente em nove competições olímpicas: sete edições dos Jogos Olímpicos de Verão e mais duas edições dos Jogos Olímpicos da Juventude.
Rui Carvalho vai integrar o quadro de árbitros de Voleibol de Praia dos Jogos Olímpicos 2024, depois de já ter dirigido uma final do torneio olímpico, em Londres 2012 – a primeira edição olímpica em que participou –, e ter estado igualmente presente no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e em 2023 na final de masculinos do Beach Pro Tour, em Doha, no Catar.

Árbitros portugueses em acção
nas competições de 
Voleibol de Praia

José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem nas fases finais dos Campeonatos da Europa de Seniores Masculinos e Femininos, de 13 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.

Rui Carvalho
Final da Taça das Nações – Masculinos, em Jurmala, na Letónia, de 13 a 16 de Junho.
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 26 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 26 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad, na Suíça, de 3 a 7 de Julho.
Finais do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
BPT Elite16 Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 25 de Agosto de 2024.

Partilhar: