FIVB CELEBRA 77.º ANIVERSÁRIO

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB), entidade que rege o Voleibol a nível mundial, celebra este mês o seu 77.º aniversário.

Fundada em Paris, capital da França, em 1947, com o objectivo de promover a modalidade em todo o mundo, a FIVB foi fundada por representantes de 14 países, entre os quais Portugal, e desde então a Família do Voleibol cresceu até às 222 federações nacionais.

Ao longo das últimas sete décadas, a FIVB desempenhou um papel fundamental na definição do desenvolvimento e crescimento do Voleibol, tendo introduzido inúmeras inovações no Desporto, incluindo a criação do Campeonato do Mundo em 1949.

Em 1964, o Voleibol fez a sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio, marcando um marco significativo para o reconhecimento e popularidade da modalidade por todo o mundo.
Trinta e dois anos depois, em 1996, nos Jogos de Atlanta, o Voleibol de Praia, um dos desportos que mais cresce a nível mundial, fez a sua estreia olímpica.

Congresso Mundial
regressa a Portugal

Jorge Sampaio abriu o 29.º Congresso Mundial de Voleibol, realizado no Porto, em 2004

Portugal vai receber, de 15 a 17 de Novembro do ano corrente, o 39.º Congresso Mundial da Federação Internacional (FIVB).

Naquela que é a mais importante reunião da elite do dirigismo mundial de Voleibol são esperados mais de duas centenas de participantes, oriundos dos quatro cantos do mundo e em representação das 222 federações filiadas na FIVB, que escolherão o sucessor do brasileiro Ary Graça na Presidência do organismo que rege o Voleibol a nível mundial.

A nível organizativo e não só, voltará a ser um momento alto para o nosso País, depois do sucesso do 29.º Congresso, realizado em 2004 no Porto, ter sido considerado “um dos mais importantes de sempre” pelos responsáveis da FIVB e ter contado com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio, e do, na altura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Comandante Vicente de Moura, bem como outras altas individualidades.

O 29.º Congresso Mundial fez convergir para o Porto as atenções de dirigentes e Imprensa de todo o mundo, tendo ficado marcado pela filiação de Timor-Leste como a 218.ª federação nacional na FIVB e pelo facto de o português se ter tornado língua oficial da FIVB.

Em 2024, ano em que se irá comemorar o 129.º aniversário do Voleibol, a FIVB, com sede na Suíça desde 1984, tem filiadas 5 Confederações Continentais – África, Ásia, Europa, NORCECA (América do Norte e Centro e Caraíbas) e América do Sul – que, no total, compreendem 222 federações nacionais.

Eleito pela primeira vez em 2012 num congresso que decorreu nos Estados Unidos, Ary Graça seria reeleito Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o período de 2016/2024 no 35.º Congresso Mundial da FIVB, realizado em 2016 na cidade argentina de Buenos Aires.
Ary Graça, agora com 80 anos, sucedeu ao chinês Jizhong Wei, que presidiu à FIVB de 2008 a 2012, ao mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e ao francês Paul Libaud (1947 a 1984).

Para além de ser um congresso eleitoral, a reunião magna abordará praticamente todos os temas relacionados com a modalidade, sendo que o Presidente da Federação Portuguesa (FPV), Vicente Araújo, terá a seu cargo a apresentação da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB.
Outros pontos em análise serão a apresentação dos relatórios financeiros e de actividades.

Partilhar: