SUB-20: TESTE COM AS ESPANHOLAS EM BRAGANÇA

A Selecção Nacional de Sub-20 Femininos , orientada por Hugo Silva, vai defrontar a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis inseridos na preparação da Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, a disputar em Barcelos de 5 a 7 de Abril.

As 12 convocadas concentram-se no dia 31 de Março, na sede da FPV, pelas 15h00, seguindo depois para Bragança, onde a Selecção Nacional irá enfrentar as Sub-20 de Espanha em jogos agendados para os dias 1 (17h00) e 2 de Abril (11h00), no Pavilhão Municipal de Bragança.

Convocadas

Castêlo da Maia GC
Margarida Santos

FC Porto
Ana Rui Monteiro

GC Vilacondense
Inês Costa

PV2014 – Colégio Efanor
Ana Garrido
Ema Torres
Maria Carlota Amaral
Mariana Marques

SC Braga
Maria Leonor Coelho

SL Benfica
Joana Garcez
Mariana Garcez
Marta Aleixo
Matilde Ferreira

Na Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, a disputar entre 5 e 7 de Abril, no Pavilhão Desportivo Colégio La Salle, em Barcelos, a Selecção Nacional de Sub-20 Femininos vai defrontar as suas congéneres dos Países Baixos, Hungria e Noruega.
Organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Câmara Municipal de Barcelos (CMB) e sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), a competição apura directamente o vencedor para a fase final do EuroVolley 2024.

O Seleccionador Nacional Hugo Silva não tem dúvidas sobre as dificuldades que esperam a turma das quinas num grupo complicado, mas acredita que, jogando ao seu melhor nível, a Selecção Nacional pode continuar a dar alegrias aos adeptos portugueses:
É um grupo equilibrado. Apesar da Holanda ser favorita, e tendo em consideração o jogo em que as defrontámos na 1.° Ronda de Qualificação, acredito que as nossas jogadoras, no seu melhor, as podem levar de vencida. Por outro lado, e sendo menos cotadas, a Hungria e a Noruega são sempre equipas muito perigosas e não podemos descurar nenhum pormenor.
Resumidamente: se realizarmos uma boa preparação e as atletas chegarem bem ao momento da competição, creio que teremos francas possibilidades de rubricar mais uma página bonita no Voleibol feminino“.

A Fase Final do Campeonato da Europa de Sub-20 Femininos está agendada para os dias 5 a 17 de Agosto de 2024, na Bulgária e na Irlanda.

Apuram-se para o Campeonato da Europa 16 selecções: os dois organizadores (Bulgária e na Irlanda), mais os vencedores dos cinco torneios zonais da 1.ª Ronda e os vencedores e os quatro segundos melhores classificados da 2.ª Ronda.

A Selecção Nacional de Sub-20 Femininos garantiu o apuramento para a 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu 2024 ao superar (3-2: 27-29, 26-24, 18-25, 25-22 e 15-12) a sua congénere francesa na 1.ª Ronda de Qualificação da WEVZA*, disputada sob a forma de torneios organizados pelas associações zonais**.

*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu ) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integrando oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e com o objectivo primordial de fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
**A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

À atenção da Comunicação Social

Os pedidos de acreditação para representantes da Comunicação Social com vista à cobertura informativa de todas as competições nacionais/internacionais de Voleibol e Voleibol de Praia devem ser efectuados através do formulário disponível em www.fpvoleibol.pt/fpv/imprensa

Todos os pedidos recebidos, mesmo que efectuados dentro do prazo estabelecido, não garantem a credenciação, cabendo à Federação Portuguesa de Voleibol analisar os pedidos, validá-los e enviar as respectivas confirmações.

Horários (actualizados)

05.04.2024
18h00 – Noruega x Países Baixos
20h30 – PORTUGAL x Hungria

06.04.2024
18h00 – Países Baixos x Hungria
20h30 – Noruega x PORTUGAL

07.04.2024
18h00 – Hungria x Noruega
20h30 – Países Baixos x PORTUGAL

Partilhar: