CONFRONTO DE TITÃS NA PLUSLIGA!

A recepção do Bogdanka LUK Lublin, de Alexandre Ferreira, ao Aluron CMC Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, agendada para sábado é um dos jogos mais importantes da 23.ª jornada da PlusLiga, o principal campeonato polaco de Voleibol.

Como pontos em comum, para além dos dois jogadores da Selecção Nacional, Lublin e Zawiercie têm o facto de ambos os clubes atravessarem um bom momento de forma: têm quatro vitórias nos últimos cinco jogos do campeonato e estão igualmente apurados para as meias-finais da Taça, a disputar em Março.

O Warta Zawiercie já há algum tempo que ocupa a vice-liderança da PlusLiga, agora a apenas três pontos do primeiro lugar, mas Miguel Tavares Rodrigues desanuvia qualquer tipos de pressão:
Encaro este jogo como todos os outros aqui no campeonato. Todas as equipas são fortes e capazes de ganhar e por isso temos de entrar sempre em campo concentrados e preparados para passar dificuldades. Ainda para mais sendo contra o Lublin, que já está em 5.º lugar e a jogar a um excelente nível.
Será um momento especial por encontrar o Alex do outro lado da rede e creio que seria bom para o Voleibol português se estes confrontos dessem na televisão no nosso País”.

Alex Ferreira afina pelo mesmo diapasão e afasta a responsabilidade que possa pender sobre os ombros dos visitados, que ocupam actualmente o 5.º lugar fruto de uma excelente recuperação: nos últimos cinco jogos, o LUK Lublin só perdeu uma vez, e pela diferença mínima, e o jogador lusitano somou a terceira nomeação como o Jogador Mais Valioso (MVP).
Encaro este como mais um jogo normal do campeonato. Obviamente, será um jogo difícil pois o top 6 [seis primeiros classificados] neste momento está com um nível bastante alto e renhido. Qualquer equipa pode ganhar, pois ambas estão numa boa fase. De uma coisa tenho a certeza: será um bom espectáculo de Voleibol”, afiança o zona 4 e capitão da Selecção Nacional, adiantando:
Os nossos objectivos continuam a ser os mesmos: obter a melhor classificação possível e assim assegurar uma presença nos Play-offs”.

De qualquer forma, será um momento marcante para Alex defrontar a sua antiga equipa, pois representou as cores do Warta Zawiercie nas épocas de 2018/19 e 2019/20 e tem boas recordações desses tempos de estreia no forte Voleibol polaco.
Neste caso em especial, sinto orgulho por estar num dos campeonatos mais competitivos do mundo e ter um português, companheiro de Selecção, amigo, a partilhar a mesma experiência… Agora, como é costume dizer-se: «amigos, amigos, jogo à parte». Quero sempre ganhar e este jogo não é uma excepção”.

Miguel Tavares cumpre a segunda época ao serviço do Warta Zawiercie e já está perfeitamente adaptado ao novo país e às exigências do campeonato – “as duas coisas em que senti mais dificuldade foram a língua polaca e a falta de luz solar durante o Inverno” –, tendo sido considerado por cinco vezes o MVP (Most Valuable Player) na presente época.
Diria que uma boa época para nós seria conseguir acabar nos três primeiros lugares do campeonato. Ganhar uma das medalhas da Plusliga. Mas ainda faltam muitos jogos da fase regular e depois tudo se decidirá nos Play-offs”, reconhece o distribuidor lusitano.

Adversários em campo quando ao serviço dos respectivos clubes, companheiros na Selecção, os dois mantêm contacto para além dos compromissos profissionais, pois são amigos na vida privada.
A gente vai mantendo a conversa em dia, com desabafos, mensagens de força e motivação”, salienta Alexandre, com Miguel a completar a ideia:
Vamos conversando sobre tudo. Depois, como todos os jogos dão na TV, vejo sempre os jogos dele e vamos comentando os jogos um do outro. No fundo, acho que ficamos felizes pelos bons resultados um do outro!”.

E motivos para estarem felizes não faltam!
Na 22.ª jornada da Plusliga, o Bogdanka Luk Lublin venceu, extra muros, o Slepsk Malow Suwalki por 3-1 (25-21, 25-15, 23-25 e 25-17), tendo o capitão da Selecção Nacional contabilizado 22 pontos (17 ataques, 4 serviços e 1 bloco) e somado a sua terceira nomeação como MVP (Jogador Mais Valioso) do jogo.
Por seu turno, o Aluron CMC Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, somou vitórias em duas competições distintas: apurou-se para as meias-finais da Taça Polaca (Tauron Puchar Polski) ao eliminar (3-1: 25-15, 24-26, 25-16 e 25-15) o CM Soleus Klub Sportowy Rudziniec e triunfou (3-1: 25-18, 25-21, 19-25 e 25-19) na recepção ao Cuprum Lubin, reforçando a luta pelo primeiro lugar, estando agora a apenas três pontos do Jastrzebski Wegiel, que sofreu uma inesperada derrota em casa (0-3) diante do Barkom Kazany Lwów, actual 11.º classificado.
Na Taça, o distribuidor da Selecção Nacional registou quatro pontos (2 blocos, 1 serviço e 1 ataque) e na Plusliga, frente à sua antiga equipa, voltou a mostrar a sua veia goleadora, tendo contabilizado 9 pontos (4 ataques, 2 serviços e 2 blocos).  [Fotos: PlusLiga]

Atletas / técnicos que actuam no estrangeiro e/ou com *inscrição iniciada em 2023/2024:

Processo concluído

Bogdanka Luk Lublin (Polónia) – Alexandre Ferreira
Aluron Warta Zawiercie (Polónia) – Miguel Tavares Rodrigues
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) – Lourenço Martins
Volley Club de Cambrai (França) – Guilherme Maia
Kladno Volejbal cz (Chéquia) – José Neves
CDV Río Duero Soria (Espanha) – Bruno Cunha
Volley 2001 Garlasco (Itália) – Gustavo Cavalcanti
CDA Volley Talmassons (Itália) – Júlia Kavalenka
You Energy Volley Piacenza (Itália) – Bruno Dias
SK Zadruga Aich/Dob (Áustria) – Miguel Sinfrónio
UVC Holding Graz (Áustria) – José Jardim
Pallavolo Azzurra Alessano – Aurispa Delcar Lecce (Itália) – José Pedro Monteiro
Foinikas Syros (Grécia) – José Pedro Gomes
ASD Treviglio Pallavolo (Itália) – Ana Rita Branco
KNRC Kaposvár (Hungria) – Marta Hurst
Union Sportive Laille (França) – Tiago Fernandes
Al Caudry Volley-Ball (França) – Joana Gonzalez
Al Caudry Volley-Ball (França) – Ana Matos
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – João Scheltinga
Volley Vernon St. Marcel (França) – Ecaterina Ursu
Union Sportive Wissous VB (França) – Joana Filipa Ferreira Lobo
Annecy Volley-Ball (França) – Ângelo Sarova Gomes
ES Charleroi Volley (Bélgica) – Beatriz Santos
LE Volleys (Alemanha) – Lorena Matilde Silveira
VBC Kaiserslautern (Alemanha) – Jéssica Soares
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Ema Sofia Carneiro
Darkstar Derbyshire (Inglaterra) – Marcelo Goulart
Dartford Volleyball Club (Inglaterra) – Mariana Cruz Santos
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Maria Lima Antunes
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Iara Amaral
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Dina Grosu
Onyx Volleyball Club (Inglaterra) – João Alexandre Ribeiro Silva
IBB Polonia London Volleyball Club (Inglaterra) – João Alves
IKSU (Suécia) – Daniela Macedo Fangueiro
Traktor Basel Volley (Suíça) – Diogo Figueiredo
VB Echternach (Luxemburgo) – Daniel Dias Amorim
Birkirkara Volleyball Club (Malta) – Ashley Rose Fantazia

…………………………………………………………………………………

Treinadores:
Tours VB (França) – David Sousa
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – André Sá
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – João Scheltinga
Raiffeisen Volleya Obwalden NLB (Alemanha) – Filipe Carrasco Soares
Volleyball Franches-Montagnes (Suíça) – Eduardo Faustino
Cork Volleyball Academy (Irlanda) – António Barros

Árbitros portugueses em acção

Ricardo Ferreira
Trentino Itas (Itália) x Berlin Recycling Volleys (Alemanha), 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Fevereiro.
Vencedor do Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) vs Savino Del Bene Scandicci (Itália) x VakifBank Istanbul (Turquia) x A. Carraro Imoco Conegliano (Itália), 1.ª mão das meias-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 19 de Março.

Vítor Gonçalves
A. Carraro Imoco Conegliano (Itália) x VakifBank Istanbul (Turquia), 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 29 de Fevereiro.

Raquel Portela
Viteos Neuchatel UC (Suíça) x Grot Budowlani Lodz (Polónia), 2.ª mão das meias-finais da Taça CEV – femininos, no dia 27 de Fevereiro.
Delegada Técnica Assistente de Voleibol nos Jogos 2024 da European University Sports Association (EUSA), a realizar nas cidades húngaras de Debrecen e Miskolc, de 7 a 17 de Julho.

Nuno Teixeira
Reale Mutua Fenera Chieri’76 (Itália) x Levallois Paris Saint-Cloud (França), 1.ª mão das meias-finais da Taça CEV – femininos, no dia 21 de Fevereiro.

Pedro Pinto
Allianz MTV Stuttgart (Alemanha) x Fenerbahce Opet Istanbul (Turquia), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 20 de Fevereiro.

Voleibol de Praia

José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge do Recife, no Brasil, de 20 a 24 de Março.
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema, no Brasil, de 27 a 31 de Março.
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 24 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 24 de Maio.

Partilhar: