A dupla portuguesa de Voleibol de Praia João Pedrosa/Hugo Campos estreou-se da melhor forma no Quadro Principal do Beach Pro Tour Challenge de Chiang Mai, na Tailândia, ao derrotar, pela margem máxima (2-0: 25-18 e 25-17) os norte-americanos Miles Evans e Chase Budinger – este último um ex-basquetebolista –, que tinham vencido recentemente o BPT Challenge de Haikou, realizado na China, tendo ainda sido 17.ºs classificados no Campeonato do Mundo 2023, disputado em Outubro na cidade mexicana de Tlaxcala.
Seguidamente, os bicampeões nacionais enfrentaram os estónios Kusti Nolvak e Mart Tiisaar, que vinham de um triunfo sobre os franceses Arthur Canet e Téo Rotar e foram 17.ºs classificados no último Campeonato da Europa (Viena, Áustria) e 9.ºs classificados no BPT Elite16 de Tepic, no México.
Este segundo jogo foi mais complicado, mas Pedrosa e Campos voltaram a triunfar (2-1: 20-22, 21-16 e 15-11), apurando-se directamente, como primeiros classificados no grupo (Pool C), para os oitavos-de-final.
Amanhã, os jovens lusitanos defrontam, pelas 9h40 locais (2h40 em Portugal), os lituanos Patrikas Stankevicius e Audrius Knasas, 9.º classificados no BPT Challenge Goa, na Índia, e se vencerem, apuram-se para os quartos-de-final.
João Pedrosa foi o porta-voz da dupla:
“Foram dois grandes jogos da nossa parte. Estávamos a precisar. Já tínhamos saudades de vencer. Não foi fácil na China [Beach Pro Tour Challenge Haikou]…
Ganhámos o primeiro jogo, precisamente contra a dupla dos Estados Unidos [Evans/Budinger], que tinha ganho essa etapa da China, e a nossa vitória muito mais difícil do que muitos pensam, e depois conseguimos dar a volta no jogo com a dupla da Estónia [Nolvak/Tiisaar,], que também é uma equipa de topo. Ganhámos 2-1 e tivemos muito mérito em conseguirmos dar a volta ao jogo, depois de termos perdido o primeiro set por 20-22.
Amanhã, vamos jogar com Stankevicius/Knasas, da Lituânia, uma dupla que conhecemos bem, pois já treinámos várias vezes com eles, e vamos entrar para ganhar. Acredito que o podemos fazer, se conseguirmos manter o mesmo nível de jogo que mostrámos hoje“.
A acontecer, a vitória acabaria por ter um certo sabor a desforra, já que, na única vez que se defrontaram oficialmente (Challenge de Agadir, Marrocos, em 2022), os lituanos venceram e afastaram os portugueses da prova, no longínquo mês de Julho do ano de 2022, antes de os portugueses se sagrarem campeões mundiais universitários.
Com os resultados obtidos hoje, os campeões portugueses asseguraram já o 9.º lugar e mais 460 pontos no ranking internacional, preciosos na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, bem como 2.500 dólares. Se alcançarem os quartos-de-final, os valores sobem para os 600 pontos e 3.750 dólares de prémio.
No caminho da qualificação para a 33.ª edição dos Jogos Olímpicos, agendada para os dias 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024 em Paris, capital da França, o passo seguinte será dado no Beach Pro Tour de Nuvali, etapa do Circuito Mundial que se realiza nas Filipinas, de 30 de Novembro a 3 de Dezembro.
Nesta etapa do FIVB Beach Pro Tour que decorre em Chiang Mai está igualmente presente a árbitra Sandra Deveza.
No último torneio do Circuito Mundial em que participaram, o Beach Pro Tour Challenge de Haikou, na China, os jovens lusitanos classificaram-se no 19.º lugar, somando 300 pontos (150 por atleta) para o Ranking da FIVB.
O Beach Pro Tour Challenge de Haikou foi a segunda etapa do Circuito Mundial em que os portugueses estiveram em acção depois da histórica participação no Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Championships), em Tlaxcala, no México.
O caminho da dupla lusa, que almeja uma presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tem sido recheado de bons resultados no ano em curso: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol.
O Beach Pro Tour Challenge de Haikou foi a 21.ª prova do Volleyball World Beach Pro Tour da FIVB em que participaram João Pedrosa e Hugo Campos, depois de terem disputado em 2023 o Beach Pro Tour Challenge de Goa, o Beach Pro Tour Elite 16 Paris, o Beach Pro Tour Challenge de Edmonton, o Beach Pro Tour Challenge de Espinho, o Beach Pro Tour Challenge de Jurmala, o Beach Pro Tour Elite 16 de Uberlândia, o Beach Pro Tour Challenge de Saquarema, o Beach Pro Tour Challenge de Itapema e o Beach Pro Tour Challenge de La Paz e em 2022 o Beach Pro Tour Challenge de Torquay, o Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 2nd, o Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 1st, o Beach Pro Tour Future de Cortegaça, o Beach Pro Tour Challenge de Agadir, o Beach Pro Tour Challenge de Espinho, o Beach Pro Tour Future de Giardini Naxos, o Beach Pro Tour Future de Madrid, em Espanha, o Beach Pro Tour Challenge de Doha, no Catar, o Beach Pro Tour Challenge de Tlaxcala, no México, e o Beach Pro Tour Challenge de Itapema, no Brasil.
Apesar da sua juventude, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões mundiais universitários 2022, têm já um registo significativo nos últimos anos:
2023
Beach Pro Tour Challenge de Haikou – 19.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Goa – 9.º lugar
FIVB Beach Volleyball World Championships – 33.º lugar
Beach Pro Tour Elite 16 Paris – 21.º lugar
III Jogos do Mediterrâneo de Praia – 3.º lugar
Campeonato Nacional – Final em Portimão – 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Edmonton– 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Espinho – 9.º lugar
Beach Pro Tour Challenge Jurmala (Letónia) – 19.º lugar
Taça das Nações – Pool G (Hungria) – 3.º lugar
Beach Pro Tour Elite 16 de Uberlândia – 21.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema – 17.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Itapema – 19.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de La Paz – 19.º lugar
2022
Beach Pro Tour Challenge de Torquay – 4.º lugar
Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 2nd – 9.º lugar
Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 1st – 9.º lugar
Mundiais Universitários de Voleibol de Praia, em Maceió/Brasil – 1.º lugar
Beach Pro Tour Future de Cortegaça/Portugal – 2.º lugar
Campeonato Nacional – Lidl, em Cortegaça – 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Agadir/Marrocos – 33.º lugar
Beach Pro Tour Espinho Challenge/Portugal – 19.º lugar
Beach Pro Tour Giardini Naxos Future/Itália – 9.º lugar
Beach Pro Tour Madrid Future/Espanha – 17.º lugar
Beach Pro Tour Doha Challenge/Catar – 25.º lugar
Beach Pro Tour Itapema Challenge/Brasil – 33.º lugar
Beach Pro Tour Tlaxcala Challenge/México – 33.º lugar
2021
World Tour 2* (Praga/Rep. Checa) – 21.º lugar
World Tour 1* (Cortegaça/Portugal) – 2.º lugar
World Tour 1* (Sófia 2/Bulgária) – 2.º lugar
World Tour 1* (Sófia 1/Bulgária) – 3.º lugar
Europeu Sub-22 (Baden/Áustria) – 9.º lugar
World Tour 4* (Ostrava/Rep. Checa) – 41.º lugar
2020
Europeu Sub-22 (Izmir/Turquia) – 17.º lugar
World Tour 1* (Montpellier/França) – 9.º lugar
2019
Jogos do Mediterrâneo – 5.º lugar
World Tour 1* (Knokke-Heist/Bélgica) – 21.º lugar
World Tour 4* (Espinho/Portugal) – 25.º lugar
Europeu Sub-20 (Gotemburgo/Suécia) – 17.º lugar
2018
Torneio WEVZA (Quarteira/Portugal) – 4.º lugar
Europeu Sub-20 (Anapa/Rússia) – 25.º lugar
Europeu Sub-18 (Kazan/Rússia) – 17.º lugar
2017
CEV Youth Continental Cup – 3.º lugar
Ver currículo internacional de João Pedrosa aqui e de Hugo Campos aqui
Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Challenge de Chiang Mai, na Tailândia, 16 a 19 de Novembro de 2023.
Rui Carvalho
Finais BPT 2023 – Doha (Catar), de 6 a 9 de Dezembro de 2023.