«LEOAS» DEFRONTAM SÉRVIAS NA CHALLENGE CUP

A equipa de seniores femininos do Sporting Clube de Portugal vai defrontar o Tent Obrenovac, da Sérvia, nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, em jogos que serão disputados no dia 9 de Novembro (18h00, em casa) e 15 de Novembro (19h00 locais, fora).

O adversário das históricas leoas de Alvalade, que eliminou as belgas do ES Charleroi Volley (3-0 e 3-2), disputa a I Divisão sérvia desde 2006/2007, tendo sido por cinco vezes 3.ª classificada na competição.
Já participou uma vez (2020/2021) na Liga dos Campeões, quatro na Taça CEV e sete na Challenge Cup.


Tent Obrenovac

Recorde-se que, nos 32 avos-de-final, as portuguesas venceram o Holte IF por 3-1 (16-25, 25-11, 25-15 e 25-22) na Dinamarca e por 3-0 (25-16, 27-25 e 25-21) em Lisboa, passando pela primeira vez uma eliminatória das competições europeias.

Por seu turno, o Clube Kairós foi afastado nos 32 avos-de-final, ao perder os dois jogos pela margem máxima com as turcas do Galatasaray Daikin Istanbul.

Ainda em femininos, mas na Taça CEV, o FC Porto vai defrontar as belgas do VC Oudegem nos 16 avos-de-final. A formação portista vai disputar a 1.ª mão com o VC Oudegem, 3.º classificado da última Liga da Bélgica, extra muros no dia 9 de Novembro (20h00 locais), e a 2.ª mão em 14 de Novembro no Dragão Arena (20h00).

Em masculinos, e na Liga dos Campeões, o SL Benfica, tetracampeão em título, entra directamente na 4.ª Ronda, a chamada fase de grupos, defrontando fora no dia 23 de Novembro (19h30 locais) o Berlin Recycling Volleys, campeão da Alemanha, na primeira jornada da Pool C, e depois o Gas Sales Bluenergy Piacenza, vencedor da Taça da Itália – e clube onde milita este ano o distribuidor português Buno Dias –, e o Halkbank Ankara, vencedor da Taça da Turquia e semi-finalista da Champions na época transacta.
A fase de grupos da Liga dos Campeões será disputada entre Novembro de 2023 e Janeiro de 2024.
Na última edição da Liga dos Campeões, que foi vencida pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn-Kozle, o Halkbank Ankara foi 3.º classificado, o Berlin Recycling Volleys 5.º e o SL Benfica 12.º classificado. Em 2023, o Piacenza foi 3.º classificado na Taça CEV.

Ainda em masculinos, a AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam a Challenge Cup.
Os leões de Alvalade, que saíram do sorteio sem adversário nos 32 avos-de-final, juntam-se assim aos açorianos nos 16 avos-de-final, onde vão defrontar, no dia 23 de Novembro (19h30, em Lisboa) e 29 de Novembro (20h00 locais, em Itália) o Vero Volley Monza.
A AJ Fonte do Bastardo tem os seus jogos agendados para Novembro, mas terá de aguardar pelo seu adversário, que será o vencedor da eliminatória entre os sérvios do Spartak Subotica e os noruegueses do Forde VBK, que têm encontro marcado para os dias 25 de Outubro e 1 de Novembro.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.

Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.

Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 15 mil euros.

Os sorteios das competições europeias de clubes da época de 2023/2024 podem ser consultados AQUI.

Mais informações em www.cev.eu

Árbitros portugueses em acção

Vítor Gonçalves
Pool IV da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões, que envolve as equipas de CS Arcada Galati (Roménia), Guaguas Las Palmas (Espanha) e Mladost Zagreb (Croácia), em Las Palmas, de 24 a 26 de Outubro de 2023.

Nuno Maia
Reale Mutua Fenera Chieri’76 (Itália) x FKB Power Cats Dudingen (Suíça), 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, 14 de Novembro de 2023.

Nuno Teixeira
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Crvena Zvezda Beograd (Sérvia), 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, 15 de Novembro de 2023.

Raquel Portela
Beziers VB (França) x Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia Herzegovina), 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, 15 de Novembro de 2023.

Voleibol de Praia

Maria Michelle Ferreira
48.º Inter-Agency Games / ONU, em Vila Real de Santo António, de 18 a 22 de Outubro de 2023.

Sandra Deveza
Beach Pro Tour Challenge de Chiang Mai, na Tailândia, 14 a 19 de Novembro de 2023.
Beach Pro Tour Elite 16 – Austrália, de 21 a 26 Novembro de 2023.

Rui Carvalho
Finais BPT 2023 – Doha (Catar), de 6 a 9 de Dezembro de 2023.

José Casanova (Delegado de Arbitragem)
BPT Challenge Chiang Mai (Tailândia), de 16 a 19 de Novembro de 2023.

Partilhar: