TORNEIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA PARIS 2024

Os torneios de qualificação – femininos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 arrancam amanhã e atribuem um total de seis passagens para a capital francesa.

De 16 a 24 de Setembro, 24 selecções de femininos do mundo disputarão as cobiçadas presenças em Paris 2024, divididas em três grupos de oito selecções.
Os três torneios serão realizados em dois continentes: a Pool A em Ningbo, na China, a Pool B em Tóquio, no Japão, e a Pool C em Lodz, na Polónia.
Cada grupo terá sete dias de competição, com os vencedores e os segundos classificados a terem direito de se juntar à anfitriã França nos Jogos Olímpicos.

Actual campeã mundial, vice-campeã europeia e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a Sérvia enfrenta o México no jogo inaugural da Pool A, em Ningbo.
Outra favorita ao apuramento é a anfitriã China, tricampeã olímpica, vice-campeã da Liga das Nações de Voleibol (VNL) e do Campeonato Asiático AVC deste ano.

A Turquia é a grande favorita para vencer a Pool B, principalmente depois de arrebatar o ouro na Liga das Nações 2023 e no EuroVolley 2023 e chegar ao topo do ranking mundial…
Outras duas selecções a ter em conta no grupo que tem sede em Tóquio são o Brasil, bicampeão olímpico e campeão sul-americano, e o anfitrião Japão, duas vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e a selecção feminina com maior número de participações olímpicas até ao momento: 13.

A Pool C é provavelmente a mais imprevisível. A Colômbia, que conquistou o bronze na Volleyball Challenger Cup 2023 e no Campeonato Sul-Americano de 2023, será a primeira a desafiar as norte-americanas, actuais campeãs olímpicas e vice-campeãs NORCECA 2023.
Para além dos EUA, os principais candidatos à qualificação olímpica são a Itália, n.º 5 do mundo, e a anfitriã Polónia, medalha de bronze na VNL 2023.

Partilhar: