CHALLENGE DE ESPINHO EM CONTAGEM DECRESCENTE

Após ter acolhido durante décadas, e mais recentemente em 2018, 2019 e 2022, etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour), a cidade de Espinho mantém-se na rota dos melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia.

O FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, que se realiza de 13 a 16 de Julho na famosa Praia da Baía, manterá a tradição em termos de competitividade e espectacularidade, para o que conta com a participação de duplas com jogadores experientes mesclada com a de duplas bem mais jovens e que estão agora a emergir no panorama internacional.

Em termos globais, esta será a 18.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 13.ª de femininos.  Ver edições anteriores em Espinho AQUI

A Federação Portuguesa de Voleibol continua assim a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens. Ver torneios de Voleibol de Praia realizados em Portugal AQUI


Em 2022

As duplas de Voleibol de Praia Taliqua Clancy/Mariafe Artacho Del Solar (Austrália) e Michal Bryl/Bartosz Losiak (Polónia) venceram o FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, na Praia da Baía, com as finais a contarem com casa cheia e muita animação e um entusiasmo contagiante que coloriu as bancadas.

A vitória no Beach Pro Tour Challenge de Espinho foi um «bis» para Taliqua Clancy e Mariafe Artacho Del Solar, vice-campeãs olímpicas em Tóquio e medalhadas com o bronze no Mundial de 2019, pois a dupla australiana já tinha alcançado o primeiro lugar na Praia da Baía, mais concretamente na etapa do Circuito Mundial aí disputada em 2018.
Desta vez, Taliqua e Mariafe tiveram de dar a volta a um jogo muito complicado (2-1: 19-21, 21-19 e 15-12) e superiorizar-se a uma dupla, formada pelas norte-americanas Corinne Quiggle/Sarah Schermerhorn, que promete bastante, mas que em 2022 tinha conseguido apenas o 9.º lugar nos Challenge de Doha, Kusadi e Tlaxcala e o 17.º lugar no Elite 16 de Gstaad.

Ao último degrau do pódio espinhense subiu a dupla brasileira Andressa Cavalcanti/Vitória de Souza, após derrotar, por 2-0 (21-19 e 21-18), as espanholas Paula Soria e Sofía González, que se mostraram algo desgastadas após terem efectuado 8 jogos neste torneio, num percurso muito exigente que começou no Qualifying e terminou num honroso 4.º lugar.

Em masculinos, os polacos Michal Bryl/Bartosz Losiak somaram a terceira vitória em torneios do Beach Pro Tour 2022: triunfaram no Challenge de Espinho, no Challenge de Tlaxcala, no México, e no de Doha, no Catar, ao derrotarem, numa final verdadeiramente digna desse nome, os austríacos Moritz Pristauz/Martin Ermacora , atletas que foram medalhados com o bronze no Europeu de 2019 e no Challenge de Doha.

A medalha de bronze foi para uma dupla que venceu, em 2018, a etapa do World Tour disputada em Espinho.
Os letões Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, uma das duplas predilectas do público em Espinho, foram afastados da final por uma dupla polaca, Bryl/Losiak, mas «vingaram-se» (2-0: 21-17 e 21-14) nos seus compatriotas Piotr Kantor/Maciej Rudol, tendo alcançado a medalha de bronze, num jogo que teve como 1.º árbitro o português Rui Carvalho.

A entrega de prémios contou com a presença de Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), e de Teresa Mendonça, Marketing Manager da Una Seguros.

Partilhar: