O início dos Jogos Olímpicos (Paris 2024) está em contagem decrescente e os franceses começaram a revelar os pictogramas que assinalarão as próximas Olimpíadas.
Cada pictograma, com a aparência de um brasão familiar, é composto por três elementos gráficos: um eixo de simetria, uma representação do recinto de jogo e uma representação do desporto que ilustra.
Segundo os gauleses, a identidade visual dos próximos Jogos pretende incorporar a elegância francesa, uma estética ousada e o simbolismo das ruas feitas em pedra das paisagens urbanas da França.
Assim, o Voleibol e o Voleibol de Praia estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com novas identidades visuais.
Os organizadores revelaram os 47 pictogramas diferentes, cada um dos quais significa “uma medalha de honra”, representando não apenas uma modalidade, mas também “uma família, um sentimento de orgulho, um conjunto de valores e uma comunidade”.
No Voleibol de Praia, competirão nos Jogos Olímpicos de Paris 24 duplas de masculinos e 24 de femininos. O formato da competição será igual ao de Tóquio 2020. Em cada género, 24 duplas serão divididas em seis grupos de quatro, com as duas primeiras de cada grupo mais as duas terceiras melhores classificadas a avançarem directamente para os oitavos-de-final.
Os torneios de Voleibol de Praia de Paris 2024 acontecerão entre 27 de Julho e 10 de Agosto do próximo ano num magnífico estádio temporário com capacidade para 12.000 espectadores que será construído aos pés da icónica Torre Eiffel.
Os torneios de Voleibol terão um novo formato. A fase de grupos consistirá em três pools de quatro selecções, em vez de dois grupos de seis equipas em cada género. Os dois primeiros classificados e os dois melhores terceiros avançam para a fase final do torneio, que será similar à de Tóquio 2020, com quartos-de-final, meias-finais e, seguidamente, a luta pelas medalhas de bronze e ouro.
A competição de Voleibol em Paris 2024 será realizada entre 27 de Julho e 11 de Agosto e disputada na South Paris Arena #1, com capacidade para 12.000 espectadores, uma parte da Paris Expo, construída em 1923 como sede da Feira Comercial de Paris.