O ASSÉDIO NÃO TEM LUGAR NO DESPORTO – DENUNCIA!

Campanha promovida por cinco federações de desportos coletivos lançada hoje

O combate ao assédio no Desporto une cinco federações de desportos coletivos.

Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol juntam-se na campanha ‘O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia’ que é lançada esta quinta-feira, 9 de fevereiro.

Além do vídeo que alerta para um dos fenómenos mais desprezíveis da sociedade e que igualmente se pode manifestar no desporto, a campanha ‘O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia’ chegará a todas as plataformas digitais e aos estádios e pavilhões do País através de várias ações promovidas pelas cinco federações.

Nas jornadas das principais competições de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins e voleibol, que se realizam este fim-de-semana, os atletas, treinadores, árbitros e clubes vão associar-se a esta iniciativa publicitando a mensagem de combate e denúncia ao assédio.

Os presidentes das cinco federações que se juntaram neste projeto pronunciam-se sobre a campanha:

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal:
“A Federação de Andebol de Portugal estará sempre na primeira linha na luta contra as várias formas de assédio no desporto. A atividade desportiva deve ser sempre um espaço de liberdade e de crescimento pessoal, que não admite qualquer forma de assédio. Vamos todos lutar contra esta prática. Denuncie!”

Manuel Francisco Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol:
“O assédio no desporto não cabe em nenhuma convocatória. Porque o desporto só pode ser uma atividade digna, desfrutada sem constrangimentos, sem medos e em segurança.”

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol:
“O assédio não pode ter lugar no Desporto. A FPF adotou políticas e procedimentos destinados a prevenir e sancionar o assédio sexual no âmbito da atividade desportiva federada. Fê-lo não apenas com a criação de regulamentação, mas também através da promoção da denúncia, incluindo anónima da cooperação com os órgãos de justiça criminal competentes e da educação junto dos agentes desportivos.”

Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal:
“O Desporto é um dos mais relevantes fenómenos sociais da actualidade. Por isso, e pela sua força comunicacional, é necessário insistir em valores educacionais.
É tempo de o Desporto servir causas e funcionar verdadeiramente de e para as pessoas.
Esta campanha é um momento positivo do Desporto!”

Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol:
“É com total determinação, empenho e motivação que a Federação Portuguesa de Voleibol se associa a esta campanha de prevenção contra o assédio sexual em contexto de desporto.
A FPV consciente que esta não é uma realidade distante e que o reconhecimento do problema deve ser transversal a todas as idades e a todos os setores da nossa sociedade, nos quais se insere o desporto, adere a esta iniciativa, em prol da prevenção e combate a este flagelo, na tentativa de garantir um ambiente seguro para todos os nossos atletas e agentes desportivos.”

As cinco federações vão ativar a campanha nos seguintes jogos das suas competições:

Andebol

Campeonato Placard Andebol 1

ADA Maia Universidade da Maia-SL Benfica
FC Porto-Águas Santas Milaneza
Sporting CP-Vitória FC

Campeonato 1.ª Divisão Feminina

ADA São Pedro do Sul-SL Benfica
ARC Alpendorada-Colégio de Gaia Toyota

Basquetebol

Jogo da Seleção Nacional feminina

Portugal-Grécia (hoje)

Liga Betclic Masculina

FC Porto-Sangalhos
Oliveirense-Ovarense

Liga Betclic Feminina

Imortal-CDEFF Hosp. Madeira

Futebol

Jogo da Seleção Nacional feminina

Portugal-Nova Zelândia (dia 17)

Liga Placard masculina

CR Candoso/Natcal-SL Benfica
Portimonense SC-AD Fundão/H. Alambique
Futsal C. Azeméis by NOxae-Sporting CP
CRC Quinta dos Lombos/Artvision-SCF Zêzere/S. Amílcareis
SC Braga/AAUM-Eléctrico FC/Ncwg
CR Leões Porto Salvo-ADCR Caxinas Poça Barca

Liga BPI feminina

Jornada 14 (4 e 5 março)

Hóquei em Patins

Campeonato Placard Hóquei em Patins

CD Paço Arcos-Riba d’Ave HC/Sifamir
Famalicense AC-Parede FC
AJ Viana/NeivaSports-SC Tomar/IPT
OC Barcelos SAD-GRF Murches
AD Valongo/Colquímica-SL Benfica
UD Oliveirense/Simoldes-FC Porto/Fidelidade

Campeonato Nacional Feminino

A Stuart HC Massamá-CA Feira
SL Benfica-HC Turquel

Voleibol

Liga Una Seguros (masculinos) – 11.02.2023

Sporting CP-Vitória SC
Castêlo da Maia GC-SL Benfica

Liga Lidl (femininos) – 11.02.2023)

Sporting CP-AJM/FC Porto
Leixões SC-Clube Kairós
Vitória SC-PV 2014/Col. Efanor
GC Vilacondense-SL Benfica

Liga Lidl (femininos) – 12.02.2023

Vitória SC-SL Benfica
Sporting CP-Clube Kairós
AJM/FC Porto-PV 2014/Col. Efanor
GC Vilacondense-Leixões SC

Vê como podes denunciar este flagelo em:
https://fpvoleibol.pt/fpv/menu-voleibol/assedio-no-desporto-denuncia/

Partilhar: