A Comissão de Arbitragem da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) reuniu-se recentemente em Belgrado, capital da Sérvia, e em cima da mesa estiveram, entre outros assuntos, as estratégias de desenvolvimento dos jovens árbitros de Voleibol e de Voleibol de Praia.
A reunião anual contou com a presença de Avelino Azevedo, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e membro desta Comissão da CEV, que resumiu os principais assuntos discutidos:
“Foram dois dias de uma reunião muito profícua, baseada em reuniões preparatórias que permitiram um conjunto de decisões estratégicas, visando a identificação e o aumento de jovens talentos da arbitragem europeia, principalmente no Voleibol de Praia. A exemplo do que aconteceu no Voleibol e que trouxe excelentes resultados, vai decorrer este ano um seminário europeu para jovens talentos da arbitragem no Voleibol de Praia, bem como uma formação para os treinadores de árbitros desta variante.
No Voleibol de Praia, e apesar de ainda não termos nem datas ou local, vamos organizar mais um curso internacional europeu, bem como temos um aumento significativo de torneios europeus, o que vai permitir aumentar e acompanhar os árbitros internacionais, numa estratégia de principalmente sustentar e apoiar os novos talentos desta variante.
No Voleibol, onde os árbitros europeus também são uma referência mundial, quer em termos de quantidade quer principalmente de qualidade, o objectivo é continuar a melhorar as suas prestações através da possibilidade de mentores que acompanhem e apoiem o seu percurso internacional”.
A terminar, Avelino Azevedo ainda fez uma referência final à intervenção de “Zoran Nikolovski, membro da Comissão Médica da CEV, que apresentou os resultados de um estudo que monitorizou o stress durante o Europeu de 2021 e que no futuro poderá servir para a arbitragem do Voleibol saber como lidar com diversos factores que interferem no jogo.
Finalmente, e como acontece todos os anos, a Comissão de Arbitragem da CEV reviu e validou a actualização de todos os rankings dos árbitros internacionais europeus, apresentando ainda um conjunto de propostas que irão ser apresentadas na próxima reunião do Conselho de Administração da CEV, no próximo dia 24 de Fevereiro”.
Mais informações AQUI