A Supertaça 2022 de seniores masculinos, a realizar no dia 1 de Outubro de 2022 na cidade de Santo Tirso, foi hoje apresentada formalmente pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e pela Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST), organizadoras e promotoras das competições.
Na Conferência de Imprensa, que decorreu na Sala de Imprensa do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, Sara Moreira, atleta aclamada e actual Vereadora do Desporto da CMST, fez as honras da casa:
“Sejam muito bem-vindos a Santo Tirso. Santo Tirso é uma terra activa, onde o desporto e a actividade física
acontecem de muitas formas ao longo de todo o ano nas diversas infraestruturas de que dispomos.
Santo Tirso é distinguido há vários anos como município amigo do desporto e esta final é mais uma concretização da estratégia da Câmara de trazer grandes competições desportivas para a cidade.
No caso concreto do Voleibol, esta parceria com a Federação Portuguesa de Voleibol é bem visível, pois a cidade tem sido escolhida para a realização de vários jogos da Selecção Nacional. No caso, a selecção masculina que se apurou para o EuroVolley 2023 e a feminina que, apesar de não se ter apurado, a cidade apoiou de cabeça erguida.
Agora, Santo Tirso volta a ser a capital do Voleibol, ao acolher quatro grandes equipas em duas finais de uma prova tão emblemática como é a Supertaça.
Resta-nos desejar um bom jogo às duas equipas e dizer que é uma honra enorme acolher-vos em Santo Tirso“.
Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, destacou:
“É fácil trabalhar em Santo Tirso! A nossa parceria com a Câmara vêm já de longa data, não só com jogos das selecções de indoor, mas também com eventos de Voleibol ao ar livre, nomeadamente nos jardins anexos a este pavilhão, e dizer que Santo Tirso tem neste momento infraestruturas desportivas com capacidade para acolher eventos nacionais deste calibre mas também de nível internacional, como tem acontecido com as nossas selecções. Para além disso, e não menos importante, Santo Tirso tem unidades hoteleiras com capacidade para acolher as equipas que participam nestes eventos.
Com a realização da Supertaça, estamos a iniciar finalmente um época desportiva sem restrições. Recordo que foi em Santo Tirso que fizemos a última competição, a final da Taça de Portugal feminina [2019], antes de entrarmos numa fase muito difícil para todos.
Nesse período, foi muito importante a ajuda tanto dos municípios como dos clubes para mantermos a modalidade em actividade e creio que estamos todos felizes por podermos, finalmente, iniciarmos uma época desportiva sem restrições e condicionalismos e esperamos que assim continue nos próximos anos.
Gostaria de dizer ainda que, tal como tínhamos prometido, tentamos acompanhar a evolução tecnológica nas modalidades e iremos ter, pela primeira vez em competições nacionais, o Video Challenge, que era algo muito desejado pelas equipas, bem como a introdução dos tablets nas competições nacionais, o que irá contribuir decisivamente para a melhoria dos espectáculos desportivos.
Aproveito ainda para agradecer publicamente e anunciar aqui que estamos em fase de concretização de um acordo com o Município de Santo Tirso para a realização das Supertaças de 2023 e 2024, o que mais uma vez é bem demonstrativo da ligação da nossa Federação com o Município de Santo Tirso”.

Marcel Matz, Treinador do SL Benfica, que tem já quatro troféus da competição no seu historial, salientou:
“Estamos felizes pelo facto de o o clube estar mais uma vez a disputar a Supertaça, pois é sempre importante para nós estarmos a discutir títulos.
Espero um jogo difícil com a Fonte do Bastardo, uma equipa remodelada, com alguns jogadores que ainda não conhecemos, e com um novo treinador.
A nossa equipa está numa boa fase e espero um bom jogo, com o público a contribuir também para a realização de um grande evento aqui, em Santo Tirso. Convido todos os que nos escutam e vêem a virem ver o jogo amanhã pois
será certamente um bom espectáculo“.
Hugo Gaspar, Capitão do SL Benfica, recordista de vitórias em Supertaças (11: 10 pelo SL Benfica e uma pelo Castêlo da Maia GC em 2010), recordou:
“Já cá estivemos, já vencemos, e somos sempre bem recebidos em Santo Tirso. As condições são excelentes, a nível de pavilhão e de instalações, pelo que nos sentimos sempre bem aqui.
É o primeiro troféu da época e o primeiro objectivo da época. Ainda há muitas coisas a trabalhar, mas há um título em jogo e vamos fazer tudo para ganhar esta competição”
Nuno Abrantes, que faz a sua estreia como Treinador da AJ Fonte do Bastardo, vincou:
“Vamos defrontar uma equipa que parte como grande favorita para este jogo. Nós estamos numa fase de remodelação, de crescimento e o que podemos prometer para amanhã é que vamos deixar tudo em campo.
É uma final, e as probabilidades, apesar de estarem a pender claramente para o Benfica, sendo só um jogo dão azo a que as surpresas possam acontecer mais facilmente.
Vai ser muito complicado para nós, mas vamos dar o nosso melhor e tentar proporcionar um bom espectáculo e contribuir para promover a modalidade, isso aliado ao facto de sermos os primeiros a utilizar uma inovação tecnológica, que nos apraz muito acompanhar por contribuir para o desenvolvimento da modalidade“.
Caíque Silva, Capitão da AJ Fonte do Bastardo, que liderou a equipa açoriana nos títulos de campeã nacional (2010/2011 e 2015/2016) e de vencedora da Taça de Portugal (2012/2013), mas que continua a perseguir a vitória na Supertaça, confessou:
“Também já tive a oportunidade de jogar em Santo Tirso e fui feliz em algumas ocasiões…
A nossa equipa é nova em cerca de 60 por cento dos jogadores que a compõem e temos apenas quatro semanas de trabalho em conjunto.
No entanto, como foi dito, amanhã é um jogo único e viemos para dar tudo em campo e tentar ganhar, respeitando sempre o adversário, uma equipa forte e mais rotinada“.
Ver conferência completa AQUI
A Supertaça 2022 – masculinos opõe o SL Benfica, campeão nacional, e a AJ Fonte do Bastardo, finalista da Taça de Portugal, no dia 1 de Outubro, pelas 19h00, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso.
A Supertaça será transmitida em directo na Sport TV e vai utilizar, pela primeira vez em competições nacionais, o sistema de «Video Challenge», que possibilita, a pedido de uma das equipas, a revisão de imagens de vídeo referentes a certas decisões da equipa de arbitragem, confirmando-as ou eventualmente alterando-as. É a primeira vez que este sistema é utilizado em competições nacionais.
Em 2021-2022, o SL Benfica sagrou-se campeão nacional de seniores masculinos pela 10.ª vez (terceira consecutiva) ao vencer, na Luz, o Sporting CP por 3-0: 25-18, 25-17 e 27-25 no terceiro jogo do Play-off do título da Elite – 3.ª Fase da Liga Una Seguros.
As águias conquistaram assim a dobradinha, depois de terem erguido o seu 19.º troféu da Taça de Portugal ao superarem (3-1: 20-25, 25-23, 25-18 e 25-22), na final da competição, a AJ Fonte do Bastardo. Ver historial da Supertaça AQUI
À atenção da Comunicação Social
A acreditação dos jornalistas que solicitaram credenciais será efectuada à entrada para o pavilhão e mediante a apresentação da Carteira Profissional de Jornalista ou do Cartão CNID.