EUROVOLLEY: PORTUGUESAS FAZEM TESTE NA ÁUSTRIA

Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, vai disputar, nos dias 13 e 14 de Agosto, dois jogos de preparação com a sua congénere da Áustria em Steinbrunn, que se inserem nos trabalhos de preparação com vista à participação na Pool C  Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023, competição que arranca no dia 20 de Agosto com o Portugal x Hungria em Santo Tirso.

Hugo Silva relembra que “na primeira fase da nossa preparação, os jogos que disputámos com a França – que viria a sagrar-se vencedora da European Golden League – foram decisivos para a boa campanha que realizámos na Silver League”, salientando que “nesta fase de arranque da corrida ao Europeu qualquer jogo que possamos disputar será ainda mais importante na nossa preparação”.

Sabemos que as nossas adversárias vão realizar seis jogos em três fins-de-semana e nós apenas dois, mas vamos querer aproveitar ao máximo este momento competitivo e acreditar que o sacrifício dos treinos na ausência da competição vão valer bem a pena.
Temos mais uma semana de treinos antes da Áustria e sempre com uma entrega incrível por parte destas jogadoras! Cada vez mais, estas atletas sabem que para melhorarem e atingirem a excelência terão de demonstrar, dia após dia, uma atitude optimista em relação ao futuro e acreditar que podemos chegar cada vez mais alto, mesmo que para isso tenhamos que estar os três meses de Verão longe dos nossos familiares e amigos”, acrescenta o Seleccionador Nacional.

A Selecção da Áustria realizou já dois jogos de preparação com a Ucrânia (1-3 e 2-3) e até aos jogos com Portugal vai defrontar em jogos particulares a Estónia e (n)a Letónia, efectuando dois jogos com cada adversário.

Na fase de qualificação para o EuroVolley, a Áustria vai defrontar, na Pool D, as selecções da Eslovénia, do Azerbaijão e da Geórgia.

Para Portugal, a Pool C da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023 arranca no dia 20 de Agosto com a recepção à Hungria em Santo Tirso. Seguem-se dois jogos fora, com o Chipre e a Ucrânia, respectivamente nos dias 24 e 28 de Agosto em Nicósia e Tábor (República Checa) e, depois, dois jogos em Santo Tirso com a Ucrânia (4 de Setembro*) e com o Chipre (7 de Setembro).
Portugal termina a participação na Pool C com a visita à Hungria, agendada para o dia 10 de Setembro.
* Data alterada

Do plano de trabalho, para além dos jogos na Áustria, consta ainda o estágio na República Checa, de 25 a 27 de Agosto. Ver Plano AQUI

Apuram-se para a fase final os 1.º e 2.º classificados de cada pool.

O Seleccionador Hugo Silva analisou a Pool C:
Tendo em consideração a posição no ranking que ocupamos, já sabíamos que íamos encontrar duas selecções fortes, no caso Ucrânia e Hungria, que chegaram aos oitavos-de-final no último Europeu, revelando assim a força e os argumentos destas selecções.
Mas nós sabemos também que para fazer algo histórico temos de ficar à frente de alguma destas selecções e é para isso que vamos trabalhar, procurando, acima de tudo, formar um grupo coeso e ambicioso.
Obviamente, neste grupo destacam-se os embates com a Ucrânia, que terão sem dúvida um significado especial, não só por ser uma selecção que no masculino já se cruzou comigo em muitas batalhas, mas principalmente por saber que vamos jogar com um adversário que revela bem a bravura do seu povo e que é um exemplo para todos nós.
Têm demonstrado muita coragem enquanto povo, ainda para mais tendo em conta o poderio do seu adversário… Acho justo e legítimo que estas minhas palavras sirvam de uma modesta homenagem ao povo ucraniano, desejando ao mesmo tempo que a paz regresse ao mundo… e que no fim se apurem a Ucrânia e Portugal“.

 Ver mais informações AQUI

Convocatória de 15 atletas
Nome Clube Posição
1 Ana do Carmo Figueiras GC Vilacondense Distribuidora
2 Eliana Durão Leixões SC Distribuidora
3 Beatriz Cerveira Leixões SC Distribuidora
4 Kátia Oliveira Clube K Central
5 Carina Moura Leixões SC Central
6 Aline Rodrigues Sporting CP Central
7 Amanda Cavalcanti Sporting CP Central
8 Bárbara Gomes Sporting CP Zona 4
9 Gabriela Coelho Leixões SC Zona 4
10 Margarida Maia GC Vilacondense Zona 4
11 Júlia Kavalenka Tenaglia Altino Volley (Itália) Oposta
12 Maria Reis Lopes PV2014/Ac. Voleibol Colégio Efanor Oposta / Zona 4
13 Alice Clemente SL Benfica Oposta / Z4
14 Joana Resende AAJM/FC Porto Libero
15 Matilde Calado PV2014/Ac. Voleibol Colégio Efanor Libero

Pool C da Fase de Qualificação – Campeonato da Europa 2023

20/ago/22 18H00 Portugal x Hungria Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso
24/ago/22 18H00 Chipre x Portugal Nicósia
28/ago/22 18h00 Ucrânia x Portugal Tábor – Rep. Checa
04/set/22* 18h00 Portugal x Ucrânia Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso
07/set/22 21H00 Portugal x Chipre Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso
10/set/22 17H00 Hungria x Portugal Bekescsaba

* Data alterada

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: