SORTEIO DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS 2022/2023

Os sorteios das competições europeias de clubes da época de 2022/2023 realizam-se no dia 28 de Junho, no Luxemburgo, na sede da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Estes sorteios abrangem a Liga dos Campeões, mais concretamente as 1.ª, 2.ª e 3.ª Rondas, onde está inserida a equipa de seniores masculinos do SL Benfica; a Taça CEV e a Challenge Cup, competição que será disputada pelas equipas da AJ Fonte do Bastardo e do Sporting CP, em masculinos, e AJM/FC Porto e Clube Kairós, em femininos.

Até 15 de Setembro (masculinos) e 20 de Outubro (femininos) serão disputadas competições zonais – no caso de Portugal, através da WEVZA –, envolvendo outras equipas interessadas em disputar as competições europeias, de onde sairão uma equipa de masculinos e uma equipa de femininos que irão disputar a Challenge Cup.

Vamos tentar aproveitar esta oportunidade que o regulamento de competições da CEV permite para dar a possibilidade àqueles clubes que estavam interessados mas que não tinham vaga pelo seu país de disputarem as competições europeias e, enquanto Federação que exerce a Presidência da Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA)*, já fomos contactados por clubes franceses, suíços, franceses e italianos no sentido de organizarmos torneios de qualificação para a Challenge Cup no âmbito da WEVZA“, salientou Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional e responsável técnico pela WEVZA.

O sorteio referente à 4.ª Ronda (fase de grupos) da Champions League realizar-se-á no dia 16 de Setembro em local a definir.

Os vencedores das 1.ª, 2.ª e 3.ª rondas da Liga dos Campeões passam sucessivamente à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.

Na 3.ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.

Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.

Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 15 mil euros.

Mais informações em www.cev.eu e em www.wevza.com

*A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida como WEVZA, foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Partilhar: