PORTUGAL CONHECE ADVERSÁRIOS NO EUROPEU DE SUB-20

A Selecção Nacional de Sub-20 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, vai defrontar na Pool II na fase final do Campeonato da Europa 2022 a Bélgica, a República Checa, a Bulgária, o vencedor da Pool J da 3.ª Ronda de Qualificação e o 2.º Classificado da Pool I da 3.ª Ronda de Qualificação.

Nuno Pereira analisa a Pool II:
Olhando apenas para os três adversários já conhecidos, posso dizer que é efectivamente um grupo forte, mas que a nossa Selecção vai estar preparada e disposta a bater-se de olhos nos olhos com todas as selecções na fase final do Campeonato da Europa.
A Bélgica é uma selecção que conhecemos bem, pois temos jogado contra ela nas competições da WEVZA de Sub-17, Sub-18 e Sub-19, sempre com muito equilíbrio. É uma selecção que está habituada a participar nas fases finais tanto dos Europeus como dos Mundiais.
A República Checa também tem presença assídua nas fases finais e possui um poderio físico muito grande, com o seu oposto a ter muita preponderância.
A Bulgária também é muito forte fisicamente e com um oposto poderoso e foi vice-campeã europeia de Sub-17, o que diz bem do seu valor“.

O sorteio do Campeonato da Europa de Sub-20 Masculinos, realizado hoje na sede da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), no Luxemburgo, ditou ainda que a Pool I será formada por Itália, Polónia, Sérvia, Eslováquia, o vencedor da Pool I da 3.ª Ronda de Qualificação e o 2.º classificado da Pool J da 3.ª Ronda de Qualificação.

A Fase Final do Europeu 2022 realiza-se nas cidades italianas de Vasto e Montesilvano, de 7 a 25 de Setembro do ano em curso. Ver mais informação AQUI

As quatro selecções que completam o lote das 12 equipas finalistas sairão da 3.ª Ronda de Qualificação, a disputar pelas selecções que terminaram em 2.º lugar nas Pools da 2.ª Ronda mais a 3.ª melhor classificada em todas as pools, e que se realiza em finais de Junho na Grécia (Pool I: Alemanha, Suécia, Grécia e França) e na Eslovénia (Pool J: Finlândia, Eslovénia, Espanha e Países Baixos).

Portugal foi um dos sete países cuja selecção se sagrou campeã da respectiva Pool na 2.ª Ronda de Apuramento – Polónia, Sérvia, Portugal, Bulgária, República Checa, Bélgica e Eslováquia – e que assim se juntou à Itália, organizadora da fase final.

A Selecção Nacional de Sub-20 Masculinos apurou-se para o Campeonato da Europa no dia 10 de Abril ao somar o seu terceiro triunfo pela margem máxima –  a vítima foi a poderosa Alemanha: 3-0 (26-24, 25-11 e 25-23) – na Pool D de Apuramento, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo, garantindo assim a passagem directa à fase final da competição

A demonstrar o equilíbrio e competitividade existente nesta pool, o facto de todos os jogos  terem sido decididos no tie-break, com a excepção dos jogos protagonizados por Portugal, que assim tornou evidente a sua superioridade sobre as demais selecções.
A Alemanha, selecção com fortes tradições na competição, acabou por ser relegada para a 2.ª posição, mas demonstrou ter matéria prima com talento e jogadores com futuro no Voleibol de alto nível internacional.
Israel foi uma boa surpresa desta fase de qualificação ao bater-se de igual para igual com os adversários e ter conseguido o 3.º lugar após derrotar 3-2 (22-25, 25-15, 27-29, 25-19 e 15-11) uma Suíça que denota ainda pouco contacto internacional.
Três dias de espectáculos empolgantes protagonizados por equipas já com um nível de jogo acima da sua tenra idade, o que acaba por ser uma mais-valia para o Voleibol europeu e mundial.

Os jogos foram todos transmitidos em directo pela Volei.tv

Toda a informação em fpvoleibol.pt/eurovolley2022-sub20

Calendário de jogos

8.abril.2022
17h30
– Israel x Alemanha, 2-3
20h00 – PORTUGAL x Suíça, 3-0

9.abril.2022
15h00 – Alemanha x Suíça, 3-2
18h00 – Israel x PORTUGAL, 0-3

10.abril.2022
15h00 – Suíça x Israel, 2-3
18h00 – Alemanha x PORTUGAL, 0-3

A equipa de arbitragem da Pool D foi formada por Elisabeth Wurtenberger (Áustria), Ruben Sanchez Rodriguez (Espanha), Marek Lagierski (Polónia) e Nuno Teixeira (Portugal).

A qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de Sub-20 conseguida no Centro Cultural de Viana do Castelo foi o corolário das boas exibições da Selecção Nacional de Sub-20 Masculinos, como um todo, e do trabalho desenvolvido pela equipa técnica liderada por Nuno Pereira.

Apesar da união e do espírito colectivo demonstrado pelos jogadores, os portugueses também conseguiram salientar-se individualmente pela sua eficácia, como Eduardo Brito, que foi o primeiro do ranking estatístico em termos de eficácia no ataque e bloco, no somatório das duas rondas de qualificação, e de Manuel Figueiredo, líder na recepção, igualmente em todas as fases.

Mais informações AQUI

Partilhar: