SUB-17: PORTUGUESAS FAZEM ÚLTIMO ENSAIO EM ESPANHA

Tendo em vista a participação no Torneio Internacional da WEVZA – 1.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2022 –, agendado para 5 a 9 de Janeiro de 2022, na Bélgica, a Selecção Nacional de Sub-17 Femininos vai disputar dois jogos de preparação com a sua congénere espanhola nos dias 29 e 30 de Dezembro, respectivamente pelas 19h00 e 12h00 locais, no Pavillón Polideportivo Manuel Coto Ferreiro, em la Estrada, Pontevedra, Espanha.

A Pool B da 1.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos, realizada a nível zonal sob a forma de Torneio da WEVZA, decorrerá na Bélgica, e as portuguesas irão defrontar as belgas, as alemãs e as espanholas. Mais informações aqui

Rui Pedro Silva, Seleccionador Nacional, destaca:
Este convite da Federação Espanhola de Voleibol veio proporcionar um aumento significativo do volume de jogos-treino, especialmente na semana que antecede a competição WEVZA de Sub-17. Mesmo sendo um adversário directo do mesmo grupo, vamos ter a possibilidade de conhecer a única selecção que não participou na competição em 2020, pois as atletas foram contaminadas pela Covid-19. Vamos levar catorze atletas para avaliar em contexto formal de jogo e tomarmos decisões relativamente às doze jogadoras que farão parte da convocatória final para esta competição da WEVZA Sub-17 que decorrerá na Bélgica.
Serão quatro dias onde vamos poder avaliar a aplicação do nosso modelo de jogo e a sua consistência, permitindo ainda fazer alguns ajustes para o Torneio da WEVZA.
Os nossos objectivos passam por garantir a passagem à 2.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Sub-17 e lutar pela melhor classificação possível. Vai depender muito de como as outras selecções se vão apresentar depois de tantas restrições e impedimentos para treinar e jogar nos últimos dois anos. Dentro deste cenário um pouco imprevisível, contamos ter uma boa prestação“.

Após o estágio e os treinos de preparação realizados na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto, a equipa técnica liderada por Rui Pedro Silva convocou as seguintes 14 atletas*:

Atletas convocadas:

Assoc. Academia José Moreira
Maria João Peres
Mariana Marques

Boavista FC
Francisca Guedes
Rita Benídio

Castêlo da Maia GC
Inês Sol Campos
Luna Nunes

Cascais Volley4All
Matilde Ferreira

CVA Madeira Torres
Marta Aleixo

Frei Gil VC
Lara Lobo Carvalho

Leixões SC
Beatriz Cerveira

Porto Volei 2014/AV Colégio Efanor
Ema Torres

SC Braga
Maria Leonor Coelho

SC Espinho
Martina Ribeiro

VC Viana
Maria Carlota Amaral

*Deste lote de convocadas sairão as 12 jogadoras que disputarão a fase de apuramento para o Europeu 2022. 

Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações na CEV e na FIVB

Partilhar: