«DIA D» PARA CLUBES PORTUGUESES NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Foto: CEV
As equipas de seniores femininos de AJM/FC Porto (Taça CEV), Clube K e CD Aves/Termolan (Challenge Cup) disputam hoje jogos decisivos quanto à sua continuidade nas competições europeias de 2021/2022.

A AJM/FC Porto é a que está em melhores condições para conseguir o apuramento para a fase seguinte, pois venceu, e pela margem máxima (3-0: 25-21, 25-18 e 25-17), as gregas do Olympiacos Piraeus na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV, disputada no Dragão Arena, na Cidade Invicta.
A 2.ª mão está agendada para esta quarta-feira, na ilha de Creta, e as azuis-e-brancas podem até perder pela diferença mínima (2-3) – passariam a somar quatro pontos contra os dois das suas adversárias – e mesmo assim garantirem o acesso aos oitavos-de-final. Se perderem por 0-3 ou 1-3, as pupilas de Carlos Carreño Cejudo  ficarão empatadas em pontos com as gregas e terão de disputar um Golden Set.
O jogo começa às 19h00 locais no Melina Merkouri Rentis, na ilha de Creta, sob a arbitragem de Ilhami Senyurt  (Turquia) e Christian Peter Wolf (Suíça). Mais informações AQUI

Foto: CEV

O Clube Kairós defronta hoje novamente as alemãs do SC Potsdam, na segunda mão dos 16 avos-de-final da Challenge Cup. Na 1.ª mão, disputada ontem, igualmente no MBS Arena de Potsdam, na Alemanha, as açorianas perderam pela margem máxima (0-3: 15-25, 14-25 e 18-25).
Laura Weihenmaier, com 16 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, enquanto Daniele Batista, com 14, foi a  jogadora mais concretizadora da equipa orientada por João Carronha. Mais informações AQUI
O jogo da 2.ª mão está agendado para as 19h00 locais em Potsdam e as açorianas estão obrigadas a vencer por 3-0 ou 3-1 e, ainda, superar as germânicas num Golden Set para conseguirem a passagem aos oitavos-de-final. Qualquer outro resultado afasta da competição a formação portuguesa.
Na última época, o Clube K passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.

Foto: CD Aves

Por seu turno, o Clube Desportivo das Aves/Termolan disputa hoje (20h00 locais) em França a segunda mão dos 16 avos-de-final da Challenge Cup frente às francesas do Racing Club de Cannes VC.
O jogo será arbitrado por Tomislav Popovic (Sérvia) e Veronica Papadopol (Itália) e as avenses, que perderam pela margem máxima (0-3: 16-21, 21-25 e 16-25) na 1.ª mão, estão obrigadas a vencer por 3-0 ou 3-1 e, ainda, superar as suas adversárias num Golden Set para poderem passar aos oitavos-de-final. Mais informações AQUI.
As avenses estreiam-se esta época nas competições europeias, enquanto o clube gaulês tem no seu impressionante currículo 21 títulos de campeão nacional, 20 troféus da Taça e ainda duas vitórias na Liga dos Campeões europeus (2001/2002 e 2002/2003). Em 2021/2022, apresenta jogadoras oriundas de sete países: França, Itália, Bielorrússia, Croácia, Polónia, Eslovénia e Estados Unidos.

Nas competições europeias de 2021/2002, as equipas portuguesas estão inseridas na Liga dos Campeões (SL Benfica – masculinos), na Taça CEV (AJM/FC Porto – femininos) e na Challenge Cup (AJ Fonte do Bastardo e Sporting CP, em masculinos, CD Aves/Termolan e Clube Kairós, em femininos).

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, o SL Benfica irá defrontar, na forte Pool D, os alemães do Berlin Recycling Volleys, os sérvios do Vojvodina NS Seme Novi Sad e os russos do Zenit Saint Petersburg, sendo no recinto destes últimos que se vai estrear no dia 1 de Dezembro.

A AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam os 16 avos-de-final da Challenge Cup.
Os açorianos visitam o KV Peja (Kosovo) no dia 1 de Dezembro, jogando em casa no dia 8 de Dezembro.
Os leões de Alvalade recebem primeiro os sérvios do OK Nis (30 de Novembro), deslocando-se à Sérvia no dia 8 de Dezembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.

Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais

Pedro Pinto
Montpellier HSC (França) x Olympiacos Piraeus (Grécia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 1 de Dezembro de 2021.
Vencedor da eliminatória Nova KBM Branik Maribor (Eslovénia) x CV Gran Canaria (Espanha) versus Vencedor da eliminatória Swietelsky Bekescsaba (Hungria) x LKS Commercecon Lodz (Polónia), dos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 7, 8 ou 9 de Dezembro de 2021.

Ricardo Ferreira
Trentino Itas (Itália) x AS Cannes Dragons (França), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 13 de Janeiro de 2022.
VK Dukla Liberec (República Checa) x Thy Istanbul (Turquia), da Pool C da Liga dos Campeões – femininos, no dia 15 de Fevereiro de 2022.

Raquel Portela
CAI Teruel (Espanha) x Tectum Achel (Bélgica), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 1 de Dezembro de 2021.
Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha) x Apollo 8 Borne (Holanda), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 24 de Novembro de 2021.

José Caramez
SWD Powervolleys Dueren (Alemanha) x Galatasaray HDI Istanbul (Turquia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 7 de Dezembro de 2021.

Vítor Gonçalves
Igor Gorgonzola Novara (Itália) x Thy Istanbul (Turquia), da Pool C da Liga dos Campeões – femininos, no dia 25 de Novembro de 2021.
Projekt Warszawa (Polónia) x Ziraat Bankasi Ankara (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Dezembro de 2021.
OK Merkur Maribor (Eslovénia) x Lokomotiv Novosibirsk (Rússia), da Pool B da Liga dos Campeões – masculinos, 16 de Fevereiro de 2022.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: