BENFICA EM DESVANTAGEM NA LIGA DOS CAMPEÕES

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica perdeu, pela diferença mínima (2-3: 16-25, 22-25, 25-22, 28-26 e 12-15), com os checos do Cez Karlovarsko, em jogo da primeira mão da 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, disputado hoje à noite no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz. Ver mais informações AQUI

Patrik Indra, com 24 pontos, cotou-se como o melhor pontuador do jogo, enquanto Hugo Gaspar e André Aleixo (Japa), ambos com 19 pontos, foram os jogadores encarnados mais concretizadores. Ver estatística AQUI

O jogo da 2.ª mão está agendado para as 18h00 locais do dia 10 de Novembro, em Karlovy Vary, na República Checa. Para conseguirem qualificar-se para a 4.ª Ronda da Liga dos Campeões, a chamada fase de grupos, os campeões portugueses terão de vencer por 3-0 ou 3-1. Se vencerem por 3-2, os encarnados ficarão empatados em pontos com os checos e terão de disputar um Golden Set de desempate.

Quem vencer esta eliminatória irá integrar, na fase de grupos, a Pool D, formada ainda por Berlin Recycling Volleys (Alemanha), Vojvodina NS Seme Novi Sad (Sérvia) e Zenit Saint Petersburg (Rússia).

Os vencedores das 1.ª, 2.ª e 3.ª rondas da Liga dos Campeões passam sucessivamente à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.

Na 3.ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.

Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.

Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 10 mil euros.

A participação dos benfiquistas na Liga dos Campeões, que não teve campeão na penúltima edição devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2020/2021 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle, segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos.

Nas competições europeias de 2021/2002, as equipas portuguesas estão inseridas na Liga dos Campeões (SL Benfica – masculinos), na Taça CEV (AJM/FC Porto – femininos) e na Challenge Cup (AJ Fonte do Bastardo e Sporting CP, em masculinos, CD Aves/Termolan e Clube Kairós, em femininos).

A AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam os 16 avos-de-final da Challenge Cup.
Os açorianos visitam o KV Peja (Kosovo) no dia 2 de Dezembro, jogando em casa no dia 8 de Dezembro.
Os leões de Alvalade recebem primeiro os sérvios do OK Nis (30 de Novembro), deslocando-se à Sérvia no dia 8 de Dezembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.

Na Taça CEV, a AJM/FC Porto vai defrontar as gregas do Olympiacos Piraeus nos 16 avos-de-final.
As campeãs portuguesas, que apenas conheceram hoje o seu adversário – saído da Liga dos Campeões: o Olympiacos foi afastado (2-3 e 0-3) pelas sérvias do ZOK Ub –, jogam primeiro no Dragão Arena, no dia 16 de Novembro (17h00), deslocando-se à ilha de Creta no jogo da segunda mão, que será disputado no dia 23, 24 ou 25 de Novembro.

Na Challenge Cup de femininos, o CD Aves/Termolan vai defrontar, nos 16 avos-de-final, as francesas do RC Cannes, equipa com grande tradição nas competições europeias. As portuguesas recebem as gaulesas no dia 17 de Novembro e viajam até França no dia 24 de Novembro.
Igualmente já a disputar os 16 avos-de-final da Challenge Cup, o Clube Kairós começa por visitar, no dia 23 de Novembro, as alemãs do SC Potsdam.
Na última época, a formação açoriana passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.

Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais

Pedro Pinto
SVG Lüneburg Geschäftsstelle (Alemanha) x Ribnica Kraljevo (Sérvia), dos 32 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 10 de Novembro de 2021.

Nuno Maia
Gran Canaria (Espanha) x Branik Maribor (Eslovénia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 17 de Novembro de 2021.

Raquel Portela
CAI Teruel (Espanha) x Tectum Achel (Bélgica), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 1 de Dezembro de 2021.
Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha) x Apollo 8 Borne (Holanda), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 24 de Novembro de 2021.

José Caramez
Apollo 8 Borne (Holanda) x Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 18 de Novembro de 2021.

Nuno Teixeira
Athens ASP Thetis Voula (Grécia) x Savino Del Bene Scandicci (Itália), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 17 de Novembro de 2021, em Scandicci – Itália.
Savino Del Bene Scandicci (Itália) x Athens ASP Thetis Voula (Grécia), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 17 de Novembro de 2021, em Scandicci – Itália.

Vítor Gonçalves
Igor Gorgonzola Novara (Itália) x Thy Istanbul (Turquia), da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos (Pool C ), no dia 25 de Novembro de 2021.
Beziers Volley (França) x Fenerbahçe Opet Istanbul (Turquia), da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos (Pool D), no dia 23 de Dezembro de 2021.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: