O Voleibol, que sempre se salientou como um dos desportos socialmente mais respeitáveis, tem à sua disposição uma útil ferramenta de promoção e desenvolvimento da modalidade, bem como dos princípios altruístas que este desporto sempre defendeu.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, no âmbito da intervenção e prossecução dos objectivos do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Na nossa modalidade, o Cartão Branco começou por ser aplicado de modo didáctico e educativo nos escalões de formação, mas a 20 de Janeiro de 2021, a Direcção da FPV decidiu estender a amostragem do cartão branco a todos os escalões, nomeadamente aos seniores.
E os bons exemplos de fair play sucedem-se, sendo os mais recentes:
1. Liga Una Seguros – Jogo n.º 6 – GC Santo Tirso x AA S. Mamede, disputado a 5.outubro.2021. 1.º Árbitro: Luís Meireles.
O jogador n.º 4 do GC Santo Tirso, José Miguel Fernandes, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco por ajudar o árbitro a clarificar uma situação dúbia, de forma pública e voluntária.
2. Liga Una Seguros – Jogo n.º 8 – AAS Mamede x AA Espinho, disputado a 9.outubro.2021. 1.º Árbitro: Rui Carvalho.
O fisioterapeuta do AA Espinho, Francisco Poças, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco pela iniciativa e rápida intervenção em assistir um atleta da equipa adversária.
3. Liga Una Seguros – Jogo n.º 15 – AA Espinho x GC Santo Tirso, disputado a 10.outubro.2021. 1.º Árbitro: Teresa Ferreira.
O atleta 14 do GC Santo Tirso, Jorge Cruz, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco por ajudar o árbitro a clarificar uma situação dúbia, de forma pública e voluntária.
4. CN II Divisão Femininos – Jogo n.º 380 – VC Viana/Casa Peixoto x GC Santo Tirso, disputado a 17.outubro.2021. 1.º Árbitro: José Barbosa.
O fisioterapeuta, António Maia, do GC Santo Tirso, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco pela iniciativa e rápida intervenção na assistência a uma atleta do VC Viana, bem como pela atitude de desportivismo e fair play.
5. Liga Lidl – Jogo n.º 127 – GC Vilacondense x Lusófona VC, disputado a 24.outubro.2021. 1.º Árbitro: José Caramez.
A atleta n.º 7 do Lusófona VC, Maria Helena Cunha, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco, aos 19-20 do 2.º set, por auxílio pronto e inexcedível a uma atleta da equipa adversária, o GC Vilacondense, no momento em que esta sofreu uma lesão grave.
6. Liga Lidl – Jogo n.º 145 – Leixões SC x GC Vilacondense, disputado a 31.outubro.2021. 1.º Árbitro: Vítor Gonçalves.
O fisioterapeuta, Manuel Ferreira, do GC Vilacondense, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco pela forma diligente, profissional e indiferente ao resultado como assistiu prontamente uma atleta da equipa adversária, sem esperar que tal lhe fosse solicitado.
7. Liga Lidl – Jogo n.º 471 – SC Espinho x Vitória SC, disputado a 29.outubro.2021. 1.º Árbitro: Pedro Azinheira.
O atleta Diogo Pires V. Santos, do Vitória SC, viu ser-lhe atribuído o Cartão Branco, no decorrer do 4.º set, pela boa atitude desportiva, acusando que a bola lhe tinha tocado quando fez bloco.
Recorde-se que, na época de 2019/2020, Alexsander Ramos Esteves, Árbitro da Associação de Voleibol de Trás-os-Montes (AVTM), foi distinguido com o Prémio Cartão Branco, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e pela Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal.
Os Prémios do Cartão Branco têm como objectivo reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva e são atribuídos anualmente em três categorias: Prémio Cartão Branco – Entidades, Prémio Cartão Branco – Árbitros e Prémio Revelação do Cartão Branco.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, no âmbito da intervenção e prossecução dos objectivos do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, que visa promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.
Mais informações sobre o Cartão Branco aqui e Regulamento aqui