BENFICA JOGA AMANHÃ NA LIGA DOS CAMPEÕES

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica recebe amanhã (às 20h00, no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz) o Bigbank Tartu, campeão estónio, no jogo da segunda mão da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões, que contará com a arbitragem de David Fernandez Fuentes (Espanha) e Chantal Kaiser (França).

Na 1.ª mão, disputada no Sports Hall University de Tartu, os encarnados venceram por 3-1: 26-24, 22-25, 25-18 e 25-16), pelo que podem até perder pela diferença mínima (2-3) – passariam a somar quatro pontos contra os dois do seu adversário – e mesmo assim garantir o acesso à 2.ª Ronda da Liga dos Campeões. Se perderem por 0-3 ou 1-3, os campeões portugueses ficarão empatados em pontos com os estónios e terão de disputar um Golden Set.

Temos de conseguir ganhar dois sets, mas vamos entrar com uma equipa forte para ganhar. Para este jogo há mais dados de parte a parte para definir a estratégia. O Bigbank Tartu é uma equipa nova, que explora melhor os pontos  fortes quando está na frente do resultado, mas não são tão experientes como a nossa equipa. Não é uma equipa forte de marcar, porque varia o jogo. Mesmo estudando mais, não quer dizer que tenhamos mais sucesso. Teremos de  trabalhar bem e tentar colocar pressão no jogo deles“, salientou o treinador Marcel Matz em declarações ao site oficial do SL Benfica.

O Voleibol actual passa muito por jogo de serviço. As equipas focam-se nisso e tiram dividendos de servir bem. As equipas que jogam contra nós sabem que têm de servir bem para não facilitarem o nosso side-out, porque, se assim for, é difícil jogar contra nós. As equipas sabem que, contra nós, têm de forçar o serviço. Não acho que seja uma coisa que esteja menos bem. É fruto, também, da qualidade do adversário e temos de aguentar a pressão. São momentos do jogo“, referiu o libero Ivo Casas ao site do clube.

Ver antevisão na íntegra AQUI

O próximo adversário dos portugueses (2.ª Ronda) sairá da eliminatória entre o Draisma Dynamo Apeldoorn (Países Baixos) e o Ford Levoranta Sastamala (Finlândia). Os nórdicos venceram (3-2), fora, no jogo da 1.ª mão.

Se conseguirem o apuramento para a 3.ª Ronda, os portugueses encontrarão o vencedor do jogo entre os vencedores das eliminatórias Budva Volley (Montenegro) x Mladost Zagreb (Croácia) versus CSM Arcada Galati (Roménia) x Cez Karlovarsko (República Checa). Ver calendário AQUI

Entretanto, a Sport TV transmite em directo jogos da Liga dos Campeões, sendo os mais próximos o Olympiacos Piraeus (Grécia) x Mladost BRCKO (Bósnia-Herzegovina), amanhã às 17h00, e o Hebar Pazardzhik (Bulgária) x CDV Guaguas Las Palmas (Espanha), quinta-feira às 17h00.

A participação dos benfiquistas na Liga dos Campeões, que não teve campeão na penúltima edição devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2020/2021 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle, segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.

Nas competições europeias de 2021/2002, as equipas portuguesas estão inseridas na Liga dos Campeões (SL Benfica – masculinos), na Taça CEV (AJM/FC Porto – femininos) e na Challenge Cup (AJ Fonte do Bastardo e Sporting CP, em masculinos, CD Aves/Termolan e Clube Kairós, em femininos).

A AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam os 16 avos-de-final da Challenge Cup.
Os açorianos visitam o KV Peja (Kosovo) no dia 2 de Dezembro, jogando em casa no dia 8 de Dezembro.
Os leões de Alvalade recebem primeiro os sérvios do OK Nis (30 de Novembro), deslocando-se à Sérvia no dia 8 de Dezembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.

Na Taça CEV, a AJM/FC Porto vai disputar os 16 avos-de-final, onde irá enfrentar um adversário saído das primeiras rondas da Liga dos Campeões: ZOK Ub (Sérvia), ZOK Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina), Minchanka Minsk (Bielorrússia) ou Olympiacos Piraeus (Grécia).
As campeãs portuguesas jogam primeiro no Dragão Arena (17 de Novembro) e depois fora (23, 24 ou 25 de Novembro).

Na Challenge Cup de femininos, o CD Aves/Termolan vai defrontar, nos 16 avos-de-final, as francesas do RC Cannes, equipa com grande tradição nas competições europeias. As portuguesas recebem as gaulesas no dia 17 de Novembro e viajam até França no dia 24 de Novembro.
O Clube K vai defrontar, nos 32 avos-de-final, as dinamarquesas do Holte IF (26 de Outubro e 2 de Novembro), primeiro em casa e depois extra muros.
Na última época, o Clube K passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.

Os vencedores das 1.ª, 2.ª e 3.ª rondas da Liga dos Campeões passam sucessivamente à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.

Na 3.ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.

Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.

Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 10 mil euros.

Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais

Pedro Pinto
SVG Lüneburg Geschäftsstelle (Alemanha) x Ribnica Kraljevo (Sérvia), dos 32 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 10 de Novembro de 2021.

Nuno Maia
Niedrosterreich Sokol/Post (Áustria) x RSR Walferdange (Luxemburgo), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 27 de Outubro de 2021.
Gran Canaria (Espanha) x Branik Maribor (Eslovénia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 17 de Novembro de 2021.

Raquel Portela
CAI Teruel (Espanha) x Tectum Achel (Bélgica), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 1 de Dezembro de 2021.
Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha) x Apollo 8 Borne (Holanda), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 24 de Novembro de 2021.

José Caramez
Apollo 8 Borne (Holanda) x Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 18 de Novembro de 2021.

Nuno Teixeira
Vencedor da eliminatória VKP Bratislava (Eslováquia) x Athens ASP Thetis Voula (Grécia) x Savino Del Bene Scandicci (Itália), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 16, 17 ou 18 de Novembro de 2021.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: