O SL Benfica, campeão nacional, está mais próximo de conhecer o seu adversário na 1.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos.
O Bigbank Tartu, da Estónia, começou bem a eliminatória da fase preliminar ao receber e superar o Lindaren Volley Amriswil, da Suíça, pela margem máxima (3-0: 25-20, 25-22 e 25-20).
Os estónios mostraram-se superiores em todos os aspectos, tendo registado mais 14 pontos no ataque, 5 no bloco e 4 no serviço do que os helvéticos. Ver estatística aqui
O jogo da segunda mão está agendado para o dia 29 de Setembro, na Suíça.
Nas competições europeias de 2021/2002, as equipas portuguesas estão inseridas na Liga dos Campeões (SL Benfica – masculinos), na Taça CEV (AJM/FC Porto – femininos) e na Challenge Cup (AJ Fonte do Bastardo e Sporting CP, em masculinos, CD Aves/Termolan e Clube Kairós, em femininos).
O SL Benfica vai disputar a 1.ª Ronda da Liga dos Campeões, defrontando, nas primeiras semanas de Outubro – 1.ª mão a 5, 6 ou 7 de Outubro, fora, e 2.ª mão no dia 13 de Outubro, na Luz –, o vencedor da eliminatória Bigbank Tartu x Lindaren Volley Amriswil. Ver calendário aqui
A participação dos encarnados da Luz na Liga dos Campeões, que não teve campeão na penúltima edição devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2020/2021 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle, segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos.
A AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam os 16 avos-de-final da Challenge Cup.
Os açorianos visitam o KV Peja (Kosovo) no dia 2 de Dezembro, jogando em casa no dia 8 de Dezembro.
Os leões de Alvalade recebem primeiro os sérvios do OK Nis (30 de Novembro), deslocando-se à Sérvia no dia 8 de Dezembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.
Na Taça CEV, a AJM/FC Porto vai disputar os 16 avos-de-final, onde irá enfrentar um adversário saído das primeiras rondas da Liga dos Campeões e de um lote de cinco equipas: ZOK Ub (Sérvia), ZOK Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina), Minchanka Minsk (Bielorrússia), Asterix Avo Beveren (Bélgica) ou Olympiacos Piraeus (Grécia) – as gregas venceram (3-1) as belgas na 1.ª mão.
As campeãs portuguesas jogam primeiro no Dragão Arena (17 de Novembro) e depois fora (23, 24 ou 25 de Novembro).
Na Challenge Cup de femininos, o CD Aves/Termolan vai defrontar, nos 16 avos-de-final, as francesas do RC Cannes, equipa com grande tradição nas competições europeias. As portuguesas recebem as gaulesas no dia 17 de Novembro e viajam até França no dia 24 de Novembro.
O Clube K vai defrontar, nos 32 avos-de-final, as dinamarquesas do Holte IF (26 de Outubro e 2 de Novembro), primeiro em casa e depois extra muros.
Na última época, o Clube K passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.
Nota: O sorteio referente à 4.ª Ronda (fase de grupos) da Champions League realiza-se amanhã, em Ljubljana, na Eslovénia.
Os vencedores das 1.ª, 2.ª e 3.ª rondas da Liga dos Campeões passam sucessivamente à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.
Na 3.ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.
O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.
Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.
Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 10 mil euros.
Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais
Ricardo Ferreira
CDV Guaguas Las Palmas (Espanha) x Hebar Pazardzhik (Bulgária), da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 5 de Outubro de 2021.
Vítor Gonçalves
CV Gran Canaria (Espanha) x Mladost Zagreb (Sérvia), da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 22 de Setembro de 2021.
Pedro Pinto
SVG Lüneburg Geschäftsstelle (Alemanha) x Ribnica Kraljevo (Sérvia), dos 32 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 10 de Novembro de 2021.
Nuno Maia
Niedrosterreich Sokol/Post (Áustria) x RSR Walferdange (Luxemburgo), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 27 de Outubro de 2021.
Derrotado da eliminatória da Liga dos Campeões CV entre o Gran Canaria (Espanha) e o Mladost Zagreb (Sérvia) x Branik Maribor (Eslovénia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 16, 17 ou 18 de Novembro de 2021.
Raquel Portela
CAI Teruel (Espanha) x Tectum Achel (Bélgica), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 1 de Dezembro de 2021.
Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha) x Apollo 8 Borne (Holanda), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 24 de Novembro de 2021.
José Caramez
Apollo 8 Borne (Holanda) x Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 18 de Novembro de 2021.
Nuno Teixeira
Vencedor da eliminatória VKP Bratislava (Eslováquia) x Athens ASP Thetis Voula (Grécia) x Savino Del Bene Scandicci (Itália), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 16, 17 ou 18 de Novembro de 2021.
Mais informações em www.cev.eu