REUNIÃO DO COMITÉ EXECUTIVO DA WEVZA

A reunião do Comité Executivo da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida como WEVZA, presidida por Vicente Araújo, Presidente da WEVZA e da Federação Portuguesa de Voleibol, realizou-se na sexta-feira na cidade polaca de Katowice e debruçou-se sobre o calendário de actividades a serem realizadas no próximo ano.

Com a presença de representantes dos oito países que compõem a WEVZA, foi aprovado o Relatório e Contas da actividade de 2021, bem como definidos os eventos para 2022, sendo de referir que este ano irão realizar-se ainda dois cursos de treinadores, a ministrar online, um de Voleibol, organizado pela Bélgica, e outro de Voleibol de Praia, organizado pela Holanda.

Está assim prevista a realização dos seguintes eventos:

Voleibol Indoor

Sub-17 Femininos – Data e local a ser definido, Bélgica – Janeiro de 2022
Sub-18 Masculinos – Data e local a definir, Holanda – Janeiro de 2022
Sub-18 Femininos – Data e local a definir, Itália – Julho/Agosto de 2022
Sub-19 Masculinos – Data e local a definir, França – Julho/Agosto de 2022

Voleibol de Praia

Sub-21 Masculinos e Femininos – Data e local a definir, Portugal – Inverno de 2021/Verão de 2022
Sub-21 Masculinos e Femininos – Data e Local a definir, Suíça – Verão de 2022

Em 2021:

– Um Webinar para treinadores de Voleibol pertencentes às diferentes Federações da WEVZA, a ser organizado pela Bélgica.

– Um Webinar para treinadores de Voleibol de Praia pertencentes às diferentes Federações da WEVZA, a ser organizado pela Holanda.

Nesta reunião, Portugal esteve representado por Vicente Araújo, Presidente da WEVZA e da FPV, e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional e responsável técnico pela WEVZA, que também participaram na XLII Assembleia Geral da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), realizada ontem na cidade polaca de Katowice, antecedendo os derradeiros jogos do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A reunião entre representantes das 56 federações europeias foi uma oportunidade para rever as conquistas dos últimos 12 meses, onde o Voleibol se manteve forte apesar dos muitos desafios trazidos pela pandemia de COVID-19, como o testemunham os Europeus de seniores, organizados em oito países: Sérvia, Bulgária, Croácia e Roménia (femininos) e Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia (masculinos).

Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com /  www.cev.lu

Partilhar: