BENFICA, SPORTING, CLUBE K E AJM/FC PORTO NOS OITAVOS DA CHALLENGE CUP

A quatro equipas presentes na CEV Volleyball Challenge Cup 2021 – Sporting CP e SL Benfica em masculinos e AJM/FC Porto e Clube K em femininos – estão já apuradas para os oitavos-de-final.

De modo a reduzir os riscos de contágio com o novo coronavírus, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) alterou o figurino das próximas fases da prova, dividindo em grupos as equipas intervenientes nos oitavos-de-final.

Assim, os leões de Alvalade, que eliminaram os alemães do Helios Grizzlys Giesen nos 16 avos-de-final, vão defrontar os checos do VK Praha na localidade ucraniana de Horodok.
Se vencer o jogo, agendado para o dia 8, 9 ou 10 de Dezembro, o Sporting CP vai defrontar, igualmente na Ucrânia, o vencedor do jogo entre o Epicentr-Podolyany Horodok e o Saaremaa VK (Estónia).

Por seu turno, as águias da Luz, que beneficiaram do afastamento dos húngaros do Vegyesz RC Kazincbarcika, impedidos de jogar em Novembro devido a restrições ligadas à pandemia de Covid-19, nos 16 avos-de-final, vão jogar  agora na cidade turca de Ancara, enfrentando, entre 15 e 17 de Dezembro, os turcos do Halkbank Ankara. O vencedor passa directamente aos quartos-de-final, onde defrontará, igualmente na capital otomana, o vencedor do jogo que opõe o Sollentuna VC (Suécia) e o AS Cannes (França).

Em femininos, a equipa açoriana do Clube Kairós também está já nos oitavos-de-final da Challenge Cup, depois da desistência das sérvias do Jedintsvo Stara Pazova devido à pandemia de Covid-19.
Nos «oitavos», a formação treinada por João Carronha irá defrontar as austríacas do ASKO Steelvolleys Linz-Steg.
O jogo será disputado, entre 8 e 10 de Dezembro, em Istambul, de acordo com o novo sistema de competição da CEV.
O vencedor deste jogo passa aos quartos-de-final, defrontando, igualmente na Turquia, o vencedor do embate entre as lituanas do TK Kaunas e as turcas do Yesilyurt Istanbul. Quem vencer este jogo, apura-se para as meias-finais.
Em cinco participações na competição, esta é a primeira vez que as açorianas atingem os oitavos-de-final.

Por sua vez, a equipa da AJM/FC Porto vai defrontar* as checas do VK Prostejov, palco igualmente do jogo que definirá o adversário dos quartos-de-final: o encontro entre o CSM Volei Alba Blaj (Roménia) e o vencedor da eliminatória VK Pirane Brusno (Eslováquia) x Sanaya Libby’s La Laguna (Espanha).
*As romenas do Dinamo Bucuresti, que deveriam enfrentar as portistas no «Dragão Arena» nos dias 24 e 25 de Novembro, desistiram da competição devido ao novo coronavírus.

Na época passada, o SL Benfica conseguiu uma entrada histórica na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting CP atingiu as meias-finais da Challenge Cup, fase que não chegou a disputar devido à pandemia de Covid-19.
Na Challenge Cup, as águias conseguiram alcançar o 2.º (2015, vitória dos sérvios do Vojvodina NS Seme Novi Sad) e o 3.º lugar (2016, eliminadas nas meias-finais por aqueles que seriam os vencedores da prova, os italianos do Calzedonia Verona).

Mais informações em www.cev.eu

Árbitros portugueses em acção nas competições europeias

Ricardo Ferreira
Lindemans Aalst (Bélgica) x Grupa Azoty Kedzierzyn (Polónia), da Pool A da Liga dos Campeões, no dia 1 de Dezembro de 2020.
Berlin Recycling Volleys (Alemanha) x Zenit Kazan (Rússia), da Pool C da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 16 de Dezembro de 2020.

Vítor Gonçalves
Pool C da Liga dos Campeões – masculinos, a disputar em dois torneios – Torneio em Berlim (Alemanha), de 8 a 10 de Dezembro de 2020.
Pool A da Liga dos Campeões – femininos, a disputar em dois torneios – Torneio em Schwerin (Alemanha), de 2 a 4 de Fevereiro de 2021.

Partilhar: