LIGA DAS NAÇÕES 2021 ARRANCA EM MAIO

A Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League / VNL) tem o seu início previsto para 11 de Maio para os femininos e 14 de Maio para os masculinos, mantendo o formato das edições anteriores.

As 16 selecções por género vão reunir-se em grupos de quatro ao longo de cinco semanas, para determinar as seis equipas (melhor classificadas) que lutarão pelos títulos.

As cidades que acolherão os jogos das finais ainda estão por confirmar, estando a fase final de femininos agendada para a China e a de masculinos para Itália, ambas de 23 a 27 de Junho.

Estas finais da VNL constituirão eventos excelentes para antecederem os Jogos Olímpicos de Tóquio, agora agendados para 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021.

Em masculinos, a Rússia, que almeja a conquista do terceiro título em outras tantas edições do evento criado em 2018, começará a prova em Jiangmen, enfrentando a anfitriã China, o Irão e o Japão na primeira semana de competição, de 14 a 16 de Maio.
A Polónia, actual campeã mundial, começa por jogar em casa, recebendo a Sérvia, a Itália e a Eslovénia na primeira semana, enquanto o Brasil, campeão olímpico, disputa a ronda inaugural nos Estados Unidos, onde os organizadores também recebem a Argentina e o Canadá.

Em femininos, as norte-americanas, que também perseguem o terceiro título consecutivo, começam por enfrentar o anfitrião Brasil, o Canadá e a República Dominicana.
O confronto entre Brasil e EUA, nesta semana de abertura (11 a 13 de Maio), será uma reedição da final de 2019, em que as norte-americanas venceram em cinco sets dramáticos e conquistaram o título.
A Sérvia, campeã mundial em título, viaja para a Itália para a semana de abertura contra as transalpinas, a Turquia e a Polónia, enquanto a China, actual campeã olímpica (organizadora das finais do VNL pela terceira vez consecutiva) recebe, em Ningbo, o Japão, a Coreia do Sul e a Tailândia.

A VNL 2021 será a terceira edição do evento, após o cancelamento da competição de 2020 devido à pandemia do coronavírus.

Recorde-se que a Selecção Nacional de Seniores Masculinos disputou a VNL 2019, após vencer, em Gondomar,  a Challenger Cup em 2018. Ver a notícia do apuramento em 2018 aqui

Mais informações aqui

Partilhar: