DGS: VOLEIBOL INTEGRA MODALIDADES DE MÉDIO RISCO

No âmbito da protecção da Saúde Pública, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje uma «Orientação» para o Desporto e Competições Desportivas onde coloca o Voleibol e as suas variantes nas chamadas Modalidades de Médio Risco – nas quais se considera haver contacto físico, mas não contacto «face a face».

Salientado que “o sucesso das medidas de Saúde Pública depende da colaboração de todos os cidadãos, das instituições e organizações, e da sociedade“, a DGS recorda:
É sabido que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um número elevado de pessoas, especialmente em ambientes fechados.
O desporto comporta características variadas, abrangendo diversas modalidades, que podem ir de modalidades individuais praticadas a solo e distantes de outros praticantes, a modalidades praticadas em grupo ou individualmente contra um ou vários adversários, em proximidade e contacto mais direto e prolongado. A tipologia de modalidades desportivas acarreta diferentes riscos, não só pelo número de pessoas envolvidas, mas também pelas características das mesmas, pelo que urge planear e implementar medidas específicas e contextualizadas, em conformidade com o risco de transmissão e exposição ao SARS-CoV-2, agrupando as modalidades em alto, médio e baixo risco
“.

Assim, e sublinhando que “o risco da modalidade e a responsabilidade inerente às federações varia entre modalidades desportivas“, a DGS definiu orientações específicas que permitam “um regresso aos treinos e competições em segurança, minimizando o risco de transmissão” de Covid-19, indicando ainda um Modelo de Termo de Responsabilidade para os agentes desportivos federados.

Ver Documento Oficial com Orientação da DGS aqui

Partilhar: