CAMPEONATO LIDL: JULIANA PERSEGUE 9.º TÍTULO

Começa amanhã, no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, a quinta e derradeira etapa do Campeonato Lidl, que atribuirá os títulos de campeões nacionais de seniores femininos e masculinos.

Juliana Antunes vai defender o título de campeã ao lado de Raquel Lacerda, atleta que se sagrou campeã em 2012 e vice-campeã 2013, com Joana Vasconcelos, e foi 3.ª classificada em 2016, com Ana Freches.

Impedida de revalidar o título com Tânia Oliveira, por lesão da atleta com quem subiu ao degrau mais alto do pódio em quatro edições do Campeonato Nacional (2019, 2017, 2016 e 2015), Juliana vai tentar alcançar, a partir de sábado, o seu 9.º título individual de campeã nacional*, o que, a acontecer, será um recorde a nível do Voleibol de Praia português, ultrapassando a dupla olímpica Miguel Maia/João Brenha, que ergueram por oito vezes o ceptro nacional.

A lesão de Tânia Oliveira impediu-a de disputar a 4.ª etapa do Campeonato Lidl, disputada no passado fim-de-semana em Esmoriz. Na altura, Juliana Antunes formou dupla com Raquel Lacerda e somou o seu quarto triunfo em outras tantas etapas.

– Depois de terem dominado as três primeiras etapas, a lesão da Tânia veio complicar os vossos objectivos… Como estão a encarar a derradeira e mais importante etapa do Campeonato?
Juliana Antunes/Tânia Oliveira – “Estamos a encarar da mesma forma que no início do Campeonato. Está a ser um verdadeiro desafio disputar este campeonato, mas tentamos preparar-nos torneio a torneio com o objectivo de revalidar o título, não sabendo à partida se o campeonato iria chegar até ao fim, se teríamos que interromper a nossa participação devido a outros compromissos, ou se iríamos conseguir competir visto estarmos há tanto tempo sem treinar com bola.
A Tânia não estará disponível para jogar esta finalíssima, mas a Juliana tentará defender o título
“.

– Com as condicionantes que foi obrigado a ter, quais foram os aspectos/momentos do Campeonato que mais vos impressionaram até agora?
JA/TO – “Infelizmente, o único momento que nos impressiona positivamente é a competição. O poder estar a competir de novo. Tudo está descaracterizado. Não termos o apoio do público em geral e dos nossos familiares em especial; isso é o mais difícil“.

– A forma como está a decorrer o campeonato abre esperanças para um bom regresso às competições de pavilhão?
JA/TO – “Sim, o Voleibol de Praia está a ser uma boa campanha para o Voleibol indoor. Contudo, convém enaltecer que apesar de todos estarmos a cumprir os parâmetros de segurança, é muito importante que todos tenhamos uma boa conduta fora da competição. A prevenção será sem dúvida sempre o nosso maior aliado“.

*Juliana Antunes tem um currículo desportivo que fala por si: com dezenas de internacionalizações pela Selecção Nacional de Seniores Femininos, nos últimos anos a atleta matosinhense foi tricampeã nacional pelo Leixões SC, ergueu a Supertaça 2019 e a Taça de Portugal de 2020 pela AJM/FC Porto, no Voleibol indoor, tendo-se sagrado ainda campeã nacional pela oitava vez* no Voleibol de Praia em 2019.

*Títulos nos campeonatos nacionais de duplas de Voleibol de Praia
Juliana Antunes / Tânia Oliveira: 2019, 2017, 2016 e 2015
Juliana Rosas / Ana Freches: 2013, 2011 e 2010
Juliana Antunes / Francisca Esteves: 2008

Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) com a colaboração da empresa Lidl Portugal, realiza-se em Cortegaça, de 14 a 16 de Agosto, sem público, no estrito cumprimento das regras de segurança sanitária da Direcção Geral da Saúde (DGS), mas terá transmissão de jogos em directo na Volei TV (youtube) e n’A Bola TV (finais).

As declarações dos protagonistas das etapas estão disponíveis em Volei TV

Ver Resultados completos aqui e toda a informação sobre as cinco etapas do Campeonato Lidl aqui e aqui

Ver lista dos campeões nacionais de Voleibol de Praia aqui

Partilhar: