«UM APITO COM…» SANDY STEEL

O escocês Sandy Steel, um dos mais antigos dirigentes da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), é o último convidado do ciclo de videoconferências denominado «Um Apito com…», subordinado ao tema «O Referee Hub da FIVB», cuja sessão tem lugar hoje, pelas 21h30.

O ciclo de videoconferências «Um Apito com…», organizado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Voleibol (CAFPV) em colaboração com o Departamento de Formação da FVP, encerra em beleza, com um convidado de referência a nível da arbitragem mundial, uma vez que Sandy Steel é membro da Comissão das Regras de Jogo da FIVB desde 1989, responsável pelo online e e-learning do Development Center da FIVB desde 2017 e já actuou como membro da Comité de Arbitragem em 6 edições dos Jogos Olímpicos.

Estão reunidas assim as condições para o CAFPV proporcionar mais uma excelente oportunidade aos árbitros portugueses internacionais e de nível III de Voleibol, para aproveitarem este tempo final de ausência de competição – o Voleibol de Praia arrancou na última sexta-feira, em Cortegaça, com a primeira de cinco etapas do Campeonato Lidl – e para se prepararem para o novo arranque do Voleibol no mês de Setembro, em mais uma sessão de qualidade inegável, conforme adianta o seu Presidente, Avelino Azevedo:
Não são só os árbitros, todos os que andam no mundo do Voleibol conhecem Sandy Steel, uma figura incontornável e de grande prestígio e respeito internacional. Naturalmente, como membro da Comissão de Leis de Jogo desde 1989, é um verdadeiro conhecedor das regras de jogo e por isso um dos principais responsáveis pelo Referee HUB da FIVB, uma plataforma de ensino online sobre as regras e as suas interpretações. É exactamente isso que vamos apresentar aos nossos árbitros, para eles poderem desenvolver individualmente as suas capacidades na arbitragem. Vai ser seguramente uma sessão de sucesso, com alguns convidados especiais”.

Esta oitava e derradeira sessão inclui também uma segunda parte para observação de Casos de Jogo:
Vamos continuar a aproveitar estes eventos para uma dinâmica formativa com os árbitros presentes e proporcionar a discussão de alguns casos de jogo de Voleibol, através do visionamento de alguns vídeos. Para esta sessão, convidámos novamente os internacionais portugueses José CaramezNuno Teixeira e Raquel Portela para cada um nos apresentar um caso de jogo, seguindo-se uma troca de opiniões sobre os princípios que devem presidir à interpretação deste tipo de casos.”

Este conjunto de iniciativas visa melhorar todos os pressupostos para uma arbitragem nacional a um patamar mais elevado nas próximas temporadas, contribuindo assim, de uma maneira construtiva e pedagógica, para a melhoria e o desenvolvimento do Voleibol e do Voleibol de Praia em Portugal.

Partilhar: