JULIANA/TÂNIA: “VALORIZAR O FACTO DE PODERMOS VOLTAR A PRATICAR A MELHOR MODALIDADE DO MUNDO”

Campeonato Lidl 2020 arranca hoje no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), localizado em Cortegaça (Ovar).

Em femininos, as rainhas Juliana Antunes e Tânia Oliveira defendem o título, depois de terem saído vitoriosas nas edições da prova em 2015, 2016, 2017 e 2019 (Juliana venceu ainda em 2008, 2010 e 2011).

A dupla, que entra amanhã em acção na perseguição ao «penta», tem uma vontade enorme de competir, mas confessa:
Encaramos o regresso à competição com alguma ansiedade e cautela. Estamos felizes por podermos voltar a competir depois de tanto tempo de paragem mas também temos os nossos receios em relação à situação que estamos todos a passar. Vamos ter que seguir muitas regras de segurança e vamos ter que nos adaptar pelo bem de todos. A vontade é muita mas estamos conscientes de que a qualquer momento a situação se pode alterar.
A preparação não tem sido a ideal, mas a melhor possível mediante as condições. Não tínhamos autorização para treinar nas praias e embora estivéssemos a treinar em casa, e a manter os cuidados necessários, o contacto com a bola até ao início deste campeonato foi pouco
“.

Sobre a (re)conquista do troféu, Juliana e Tânia querem revalidar o título, mas consideram que o mais importante é poderem voltar a praticar Voleibol de Praia:
Temos confiança sobretudo na ligação que temos como dupla e no facto de neste período nos termos mantido sempre fisicamente ativas e a seguir todos os cuidados necessários. Estamos a trabalhar o melhor que conseguimos num curto espaço de tempo para tentarmos chegar à melhor forma possível, sabendo que à partida será um processo muito diferente dos anos anteriores. Esperamos que isso seja suficiente para revalidarmos o título. Seja como for, o mais importante é podermos fazer o que mais gostamos e consigamos sair desta situação saudáveis e em segurança.
Estamos conscientes de que o público fará muito falta ao espectáculo, mas esperamos que em breve seja possível voltar à normalidad
e”.

Aos participantes e intervenientes no Campeonato Lidl, a experiente dupla aconselha:
“Acima de tudo, que sigam as regras de segurança para o bem de todos, e em segundo, apesar de ser um campeonato atípico, que se divirtam, se elevem, que sejam saudavelmente competitivos, que retirem o melhor que se pode retirar de cada situação, jogo ou acção. Que façam sempre o melhor que puderem com os recursos que têm. Que valorizem o facto de podermos voltar a competir e praticar a melhor modalidade do mundo”.

O Campeonato Nacional de Voleibol de Praia é organizado pela FPV, com o apoio da empresa Lidl Portugal, e as etapas têm cobertura televisiva por parte d’A Bola TV e da Volei TV. Informações adicionais aqui

Em masculinos, arranca hoje a fase de qualificação.
Sem a presença conjunta dos actuais campeões nacionais, Fabrício «Kibinho» Silva e Roberto Reis (forma agora equipa com José Pedro Andrade), as duplas Januário Silva/Fabricio Barros, campeões em 2013 e vice-campeões em 2011, 2012, 2015 e 2018, Sebastião Leão/ Marcus Oliveira, nesta altura os mais bem classificados no ranking, e Hugo Campos/João Nuno Pedrosa, jovens que integram o projecto da FPV de Voleibol de Praia a tempo inteiro, vencedores do Torneio Sub-21 da WEVZA, 4.ºs classificados no Torneio de Berlim e 17.º classificados no Europeu de Sub-18, aparecem, a priori, como os mais fortes candidatos à vitória nesta etapa inaugural do Campeonato Lidl.

 Toda a informação sobre o Campeonato Lidl aqui e aqui

Ver lista dos campeões nacionais de Voleibol de Praia aqui

Partilhar: