A equipa de seniores femininos do Sport Lisboa e Benfica enfrenta amanhã o seu primeiro grande desafio na fase de grupos da Liga dos Campeões.
As actuais campeãs nacionais, que fazem a sua estreia na fase de grupos desta competição, defrontam o Fenerbahçe Medicana Istanbul na Turquia. O jogo da 1.ª jornada da Pool B da 4.ª Ronda está marcado para as 19h00 locais no recinto das turcas, uma equipa com um historial notável nas competições internacionais. A arbitragem estará a cargo de Aleksandar Vinaliev (Bulgária) e Dejan Rogic (Sérvia) Mais informações AQUI
A participação na Pool B da Liga dos Campeões Feminina representa um desafio de elevadíssima exigência para o SL Benfica. A qualificação para esta fase de grupos é um marco inédito na história recente do clube, somando-se a feitos anteriores como a chegada aos quartos-de-final da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1968, e aos oitavos em 1970 e 1973. Este feito histórico segue-se à conquista do primeiro título de campeão nacional em 50 anos e a uma prestação promissora na Challenge Cup na época anterior, onde atingiu os quartos-de-final, perdendo para as eventuais vice-campeãs do Reale Mutua Fenera Chieri’76, de Itália.
Na antevisão da partida em Istambul, o treinador Henrique Furtado sublinhou a importância deste momento para as encarnadas.
O técnico brasileiro destacou a “história bonita” que a equipa tem vindo a construir no panorama europeu, e a oportunidade que o jogo representa para ver as suas atletas “testadas a um nível muito alto“.
Em declarações ao site oficial do clube, Henrique Furtado analisou o adversário:
“O Fenerbahçe é uma equipa experiente, com um nível muito alto em todos os fundamentos. É difícil encontrar um ponto fraco. Temos de jogar com ousadia e sabemos que vai ser um jogo de muito esforço, porque elas têm um potencial ofensivo incrível.”
Embora esta seja a sua primeira aparição no mais alto nível na Europa, na época passada o SL Benfica mostrou sinais de grande progresso ao chegar aos quartos-de-final da Challenge Cup,
O seu plantel inclui a turca Cansu Cetin – que venceu a Champions League com o VakifBank Istanbul em 2017 e para quem os jogos com o Fenerbahçe serão verdadeiramente especiais, uma vez que a atacante vestiu a camisola dos Anjos Amarelos otomanos de 2020 a 2024.
O seu actual treinador, o brasileiro Henrique Furtado, chegou à final da Champions League masculina com os polacos do Jastrzeski Wegiel em 2022/2023 e 2023/2024 (vice-campeão em ambas as campanhas) como treinador-adjunto. Como parte da equipa técnica dos brasileiros do Sada Cruzeiro, venceu o Campeonato Mundial de Clubes da FIVB em 2013 e 2015.
Na Champions 2026, o Benfica superou as rondas de qualificação, incluindo uma vitória no Golden Set, vincando o seu progresso. No entanto, o nível dos adversários na Pool B é o mais alto do Voleibol europeu. O grupo é marcado pela rivalidade entre duas potências do Voleibol feminino: Turquia e Itália.
O Fenerbahçe Medicana Istanbul, campeão em 2012, atingiu as eliminatórias em 13 das suas 15 participações. O plantel turco está recheado de estrelas, incluindo Alessia Orro, MVP do Campeonato do Mundo e múltiplas vezes campeã internacional com a Itália, e a atacante Melissa Vargas. O clube entra com a ambição de estender a sua série de 15 vitórias consecutivas na fase de grupos.
O Igor Gorgonzola Novara, que regressa à competição como detentor de um wildcard (convite), é outro antigo campeão (2019) e tem estado em grande forma nas competições europeias, vencendo a Challenge Cup em 2024 e a CEV Cup em 2025. A equipa italiana procura o feito inédito de conquistar as três competições continentais em três épocas consecutivas e conta com jogadoras de alto nível como a campeã mundial Carlotta Cambi, sendo treinada pela lenda do Voleibol italiano Lorenzo Bernardi.
A completar o grupo está o PGE Budowlani Lodz, da Polónia, uma equipa que, apesar de ter chegado aos quartos-de-final na época passada, tem registos de derrotas pesadas contra o Fenerbahçe e o Novara em edições anteriores.
Para o SL Benfica, apesar de ter jogadoras experientes como Cansu Cetin, a tarefa de competir neste grupo de powerhouses será extremamente exigente, exigindo o melhor das estreantes portuguesas.
Em masculinos, o Sporting CP, campeão nacional em título, enfrenta um desafio de peso ao integrar o Grupo D da Champions League, considerado um grupo da morte na competição.
- Grupo D: Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia), SVG Luneburg (Alemanha) e Asseco Resovia Rzeszów (Polónia).
- Destaque: O confronto com o Aluron CMC Warta Zawiercie, finalista da última edição, será especial pelo reencontro com o distribuidor da Selecção Portuguesa, Miguel Tavares Rodrigues.
- Agenda: Os jogos arrancam em Dezembro e estendem-se até Fevereiro de 2026:
- 10 de Dezembro (fora): vs. SVG Luneburg (ALE).
- 6 de Janeiro de 2026 (casa): vs. Aluron CMC Warta Zawiercie (POL).
- 21 de Janeiro de 2026 (fora): vs. Asseco Resovia Rzeszów (POL).
Taça CEV
Na Taça CEV – femininos, duas equipas portuguesas enfrentam desafios complicados nos 16 avos-de-final:
O FC Porto defronta o Galatasaray, da Turquia, um colosso europeu. O primeiro jogo é esta quarta-feira (20h00, em directo no Porto Canal) no Dragão Arena, com a 2.ª mão agendada para o dia 3 de Dezembro na atmosfera escaldante da Turquia. Raquel Portela será a árbitra de reserva no FC Porto x Galatasaray Istanbul.
O Sporting CP mede forças com o Vandoeuvre Nancy (França), ex-equipa do português André Sá. A 1.ª mão é em França (26 de Novembro) e o jogo decisivo no Pavilhão João Rocha (3 de Dezembro).
Challenge Cup
A equipa de seniores femininos do Sporting Clube de Braga, vice-campeã nacional, disputa a Challenge Cup. Nos 16 avos-de-final, as Guerreiras do Minho defrontam as espanholas do Ocisa Haro Rioja. Jogam esta quarta-feira a 1.ª mão em Espanha e a decisiva 2.ª mão em casa, a 3 de Dezembro (21h00).
Jogos desta semana
| Competição | Equipa | Adversário | Data (1.ª Mão) | Local |
| Liga dos Campeões (F) | SL Benfica | Fenerbahçe Medicana Istanbul (TUR) | 25 de Novembro (19h00 locais) | Turquia |
| Taça CEV (F) | Sporting CP | Vandoeuvre Nancy (FRA) | 26 de Novembro (19h30 locais) | França |
| Taça CEV (F) | FC Porto | Galatasaray (TUR) | 26 de Novembro (20h00) | Dragão Arena (Casa) |
| Challenge Cup (F) | SC Braga | Ocisa Haro Rioja (ESP) | 26 de Novembro (20h00 locais) | Espanha (Fora) |
Supervisores e árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Teodemiro Carvalho
Supervisor CEV no jogo VBC Cheseaux (Suíça) x CV Emalsa Gran Canaria (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 26 de Novembro.
Arnaldo Rocha
Supervisor CEV no jogo Charleroi Volley (Bélgica) x Olympiada Neapolis Nicosia (Chipre), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 3 de Dezembro.
Raquel Portela
Árbitro de reserva no FC Porto x Galatasaray Istanbul (Turquia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 26 de Novembro.
Avarca de Menorca (Espanha) x Thy Istanbul (Turquia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 3 de Dezembro.
Vítor Gonçalves
PGE Projekt Warszawa (Polónia) x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões masculinos, no dia 21 de Janeiro de 2026.
Eczacibasi Istanbul (Turquia) x Numia Vero Volley Milano (Itália), da Pool C da Liga dos Campeões femininos, no dia 7 de Janeiro de 2026.
KS Developres Rzeszow (Polónia) x SSC Palmberg Scherin (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Fevereiro de 2026.
Ricardo Ferreira
Levallois Paris Saint-Cloud (França) x KS Developres Rzeszow (Polónia), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Dezembro.
Trentino Itas (Itália) x Tours (França), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2026.
Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no 13 de Janeiro de 2026.
Volley Haasrode Leuven (Bélgica) x Montpellier (França), da Pool E da Liga dos Campeões masculinos, no dia 18 de Fevereiro de 2026.
Pedro Pinto
PGE Budowlani Lodz (Polónia) x Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no dia 6 de Janeiro de 2026.
Ankara Zeren Spor Kulübü (Turquia) x A. Carraro Prosecco DOC Conegliano (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 27 de Janeiro de 2026.
Tours (França) x Ziraat Bankkart Ankara (Turquia), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 11 de Fevereiro de 2026.
Nuno Maia
Árbitro de reserva no SL Benfica x PGE Budowlani (Polónia), da Pool B da Liga dos Campeões – femininos, no dia 3 de Dezembro.
Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, da Taça CEV femininos – 16 avos-de-final, no dia 3 de Dezembro.
Tourcoing Lille Métropole (França) x Equipa apurada na fase anterior, da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, no dia 6 de Janeiro de 2026.
José Caramez
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Draisma Dynamo Apeldoorn (Países Baixos), da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, em data a definir.
Mais informações em cev.eu