LIGA DOS CAMPEÕES – FEMININOS

A equipa de seniores femininos do Sport Lisboa e Benfica enfrenta amanhã o seu primeiro grande desafio na fase de grupos da Liga dos Campeões.

As actuais campeãs nacionais, que fazem a sua estreia na fase de grupos desta competição, defrontam o Fenerbahçe Medicana Istanbul na Turquia. O jogo da 1.ª jornada da Pool B da 4.ª Ronda está marcado para as 19h00 locais no recinto das turcas, uma equipa com um historial notável nas competições internacionais. A arbitragem estará a cargo de Aleksandar Vinaliev (Bulgária) e Dejan Rogic (Sérvia) Mais informações AQUI

A participação na Pool B da Liga dos Campeões Feminina representa um desafio de elevadíssima exigência para o SL Benfica. A qualificação para esta fase de grupos é um marco inédito na história recente do clube, somando-se a feitos anteriores como a chegada aos quartos-de-final da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1968, e aos oitavos em 1970 e 1973. Este feito histórico segue-se à conquista do primeiro título de campeão nacional em 50 anos e a uma prestação promissora na Challenge Cup na época anterior, onde atingiu os quartos-de-final, perdendo para as eventuais vice-campeãs do Reale Mutua Fenera Chieri’76, de Itália.

Na antevisão da partida em Istambul, o treinador Henrique Furtado sublinhou a importância deste momento para as encarnadas.

O técnico brasileiro destacou a “história bonita” que a equipa tem vindo a construir no panorama europeu, e a oportunidade que o jogo representa para ver as suas atletas “testadas a um nível muito alto“.

Em declarações ao site oficial do clube, Henrique Furtado analisou o adversário:
O Fenerbahçe é uma equipa experiente, com um nível muito alto em todos os fundamentos. É difícil encontrar um ponto fraco. Temos de jogar com ousadia e sabemos que vai ser um jogo de muito esforço, porque elas têm um potencial ofensivo incrível.”

Embora esta seja a sua primeira aparição no mais alto nível na Europa, na época passada o SL Benfica mostrou sinais de grande progresso ao chegar aos quartos-de-final da Challenge Cup,

O seu plantel inclui a turca Cansu Cetin – que venceu a Champions League com o VakifBank Istanbul em 2017 e para quem os jogos com o Fenerbahçe serão verdadeiramente especiais, uma vez que a atacante vestiu a camisola dos Anjos Amarelos otomanos de 2020 a 2024.
O seu actual treinador, o brasileiro Henrique Furtado, chegou à final da Champions League masculina com os polacos do Jastrzeski Wegiel em 2022/2023 e 2023/2024 (vice-campeão em ambas as campanhas) como treinador-adjunto. Como parte da equipa técnica dos brasileiros do Sada Cruzeiro, venceu o Campeonato Mundial de Clubes da FIVB em 2013 e 2015.

Na Champions 2026, o Benfica superou as rondas de qualificação, incluindo uma vitória no Golden Set, vincando o seu progresso. No entanto, o nível dos adversários na Pool B é o mais alto do Voleibol europeu. O grupo é marcado pela rivalidade entre duas potências do Voleibol feminino: Turquia e Itália.

O Fenerbahçe Medicana Istanbul, campeão em 2012, atingiu as eliminatórias em 13 das suas 15 participações. O plantel turco está recheado de estrelas, incluindo Alessia Orro, MVP do Campeonato do Mundo e múltiplas vezes campeã internacional com a Itália, e a atacante Melissa Vargas. O clube entra com a ambição de estender a sua série de 15 vitórias consecutivas na fase de grupos.

O Igor Gorgonzola Novara, que regressa à competição como detentor de um wildcard (convite), é outro antigo campeão (2019) e tem estado em grande forma nas competições europeias, vencendo a Challenge Cup em 2024 e a CEV Cup em 2025. A equipa italiana procura o feito inédito de conquistar as três competições continentais em três épocas consecutivas e conta com jogadoras de alto nível como a campeã mundial Carlotta Cambi, sendo treinada pela lenda do Voleibol italiano Lorenzo Bernardi.

A completar o grupo está o PGE Budowlani Lodz, da Polónia, uma equipa que, apesar de ter chegado aos quartos-de-final na época passada, tem registos de derrotas pesadas contra o Fenerbahçe e o Novara em edições anteriores.

Para o SL Benfica, apesar de ter jogadoras experientes como Cansu Cetin, a tarefa de competir neste grupo de powerhouses será extremamente exigente, exigindo o melhor das estreantes portuguesas.

Em masculinos, o Sporting CP, campeão nacional em título, enfrenta um desafio de peso ao integrar o Grupo D da Champions League, considerado um grupo da morte na competição.

  • Grupo D: Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia), SVG Luneburg (Alemanha) e Asseco Resovia Rzeszów (Polónia).
  • Destaque: O confronto com o Aluron CMC Warta Zawiercie, finalista da última edição, será especial pelo reencontro com o distribuidor da Selecção Portuguesa, Miguel Tavares Rodrigues.
  • Agenda: Os jogos arrancam em Dezembro e estendem-se até Fevereiro de 2026:
    • 10 de Dezembro (fora): vs. SVG Luneburg (ALE).
    • 6 de Janeiro de 2026 (casa): vs. Aluron CMC Warta Zawiercie (POL).
    • 21 de Janeiro de 2026 (fora): vs. Asseco Resovia Rzeszów (POL).

Taça CEV

Na Taça CEV – femininos, duas equipas portuguesas enfrentam desafios complicados nos 16 avos-de-final:
O FC Porto defronta o Galatasaray, da Turquia, um colosso europeu. O primeiro jogo é esta quarta-feira (20h00, em directo no Porto Canal) no Dragão Arena, com a 2.ª mão agendada para o dia 3 de Dezembro na atmosfera escaldante da Turquia. Raquel Portela será a árbitra de reserva no FC Porto x Galatasaray Istanbul.
O Sporting CP mede forças com o Vandoeuvre Nancy (França), ex-equipa do português André Sá. A 1.ª mão é em França (26 de Novembro) e o jogo decisivo no Pavilhão João Rocha (3 de Dezembro).

Challenge Cup

A equipa de seniores femininos do Sporting Clube de Braga, vice-campeã nacional, disputa a Challenge Cup. Nos 16 avos-de-final, as Guerreiras do Minho defrontam as espanholas do Ocisa Haro Rioja. Jogam esta quarta-feira a 1.ª mão em Espanha e a decisiva 2.ª mão em casa, a 3 de Dezembro (21h00).

Jogos desta semana

Competição Equipa Adversário Data (1.ª Mão) Local
Liga dos Campeões (F) SL Benfica Fenerbahçe Medicana Istanbul (TUR) 25 de Novembro (19h00 locais) Turquia
Taça CEV (F) Sporting CP Vandoeuvre Nancy (FRA) 26 de Novembro (19h30 locais) França
Taça CEV (F) FC Porto Galatasaray (TUR) 26 de Novembro (20h00) Dragão Arena (Casa)
Challenge Cup (F) SC Braga Ocisa Haro Rioja (ESP) 26 de Novembro (20h00 locais) Espanha (Fora)

Supervisores e árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais

Teodemiro Carvalho
Supervisor CEV no jogo VBC Cheseaux (Suíça) x CV Emalsa Gran Canaria (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 26 de Novembro.

Arnaldo Rocha
Supervisor CEV no jogo Charleroi Volley (Bélgica) x Olympiada Neapolis Nicosia (Chipre), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 3 de Dezembro.

Raquel Portela
Árbitro de reserva no FC Porto x Galatasaray Istanbul (Turquia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 26 de Novembro.
Avarca de Menorca (Espanha) x Thy Istanbul (Turquia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 3 de Dezembro.

Vítor Gonçalves
PGE Projekt Warszawa (Polónia) x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões masculinos, no dia 21 de Janeiro de 2026.
Eczacibasi Istanbul (Turquia) x Numia Vero Volley Milano (Itália), da Pool C da Liga dos Campeões femininos, no dia 7 de Janeiro de 2026.
KS Developres Rzeszow (Polónia) x SSC Palmberg Scherin (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Fevereiro de 2026.

Ricardo Ferreira
Levallois Paris Saint-Cloud (França) x KS Developres Rzeszow (Polónia), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Dezembro.
Trentino Itas (Itália) x Tours (França), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2026.
Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no 13 de Janeiro de 2026.
Volley Haasrode Leuven (Bélgica) x Montpellier (França), da Pool E da Liga dos Campeões masculinos, no dia 18 de Fevereiro de 2026.

Pedro Pinto
PGE Budowlani Lodz (Polónia) x Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no dia 6 de Janeiro de 2026.
Ankara Zeren Spor Kulübü (Turquia) x A. Carraro Prosecco DOC Conegliano (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 27 de Janeiro de 2026.
Tours (França) x Ziraat Bankkart Ankara (Turquia), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 11 de Fevereiro de 2026.

Nuno Maia
Árbitro de reserva no SL Benfica x PGE Budowlani (Polónia), da Pool B da Liga dos Campeões – femininos, no dia 3 de Dezembro.

Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, da Taça CEV femininos – 16 avos-de-final, no dia 3 de Dezembro.
Tourcoing Lille Métropole (França) x Equipa apurada na fase anterior, da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, no dia 6 de Janeiro de 2026.

José Caramez
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Draisma Dynamo Apeldoorn (Países Baixos), da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, em data a definir.

Mais informações em cev.eu

 

Partilhar: