A Itália venceu (3-1) o Japão na final da VNL 2024
A sétima edição da Liga das Nações de Voleibol (VNL) – Femininos tem o seu início marcado para quarta-feira (4 de Junho), com as finais a decorrerem em Lódz, na Polónia, com início a 27 de Julho. O torneio, organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), apresenta este ano um formato renovado e expandido.
Uma das principais novidades para esta edição é o alargamento do número de selecções participantes, de 16 para 18. Esta alteração surge no âmbito de uma reformulação mais vasta do calendário do Voleibol mundial, que extinguiu a Challenger Cup. A partir de agora, todas as equipas integram o torneio, e a qualificação é baseada no ranking mundial, com a equipa de pior desempenho a ser substituída pela mais bem classificada.
A Chéquia faz a sua estreia na competição como vencedora da última Challenger Cup, enquanto a Bélgica, após a sua última presença em 2022, regressa ao torneio por ser a equipa mais bem ranqueada.
A fase preliminar da VNL Feminina decorrerá em três semanas intensas, com as 18 equipas a disputarem um total de 12 partidas. A primeira semana (4-8 de Junho) terá jogos em cidades como Otava (Canadá), Rio de Janeiro (Brasil) e Pequim (China). As sete melhores equipas da fase classificatória, juntamente com a Polónia (país anfitrião), avançarão para a fase final eliminatória.
De realçar que a Liga das Nações de Voleibol – Masculinos de 2025 terá o seu início no dia 11 de Junho, com as finais agendadas para 3 de Agosto em Ningbo, na China.
À semelhança do torneio feminino, a competição masculina também contará com 18 selecções, assinalando o regresso da China e a estreia da Ucrânia.
Mais informações AQUI
Árbitros portugueses na VNL
Ricardo Ferreira
Liga das Nações de Voleibol (VNL) – masculinos, em Chicago, nos Estados Unidos da América, de 25 a 29 de Junho.