TAÇA DE PORTUGAL – FEMININOS

Tudo sobre a Final 4 da Taça de Portugal AQUI

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) apresentaram hoje, em Conferência de Imprensa realizada no Salão Nobre da autarquia, a Final Four da Taça de Portugal de seniores femininos.

A Conferência de Imprensa contou com a presença dos treinadores e das capitãs das equipas de seniores femininos das equipas que, a partir de amanhã, disputarão o direito a erguer o troféu da prova-rainha do Voleibol nacional.

O que os principais intervenientes disseram (destaques*):

Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, anfitriã da Taça de Portugal:
Sejam bem-vindos. Estas competições de Voleibol são momentos importantes para promover a cidade, o desenvolvimento do desporto, sobretudo do Voleibol, num concelho que conta com 50 modalidades e para dar ainda mais visibilidade ao grande crescimento do Voleibol feminino num evento que tem muito potencial para mobilizar os concidadãos, sobretudo os mais jovens, para a prática desportiva saudável. No Município, o desporto é visto como um factor de união, de partilha, de construção de melhores cidadãos. É um espaço de aprendizagem de competências sociais que são fundamentais nos dias de hoje. Agradeço à Federação, na pessoa do Leonel Salgueiro, alguém que muito tem contribuído para o crescimento do Voleibol em Viana do Castelo, por continuar a acreditar em Viana para promover a modalidade através de competições de tal magnitude.
Vai ser um fim-de-semana excelente em termos desportivos e desejamos que todos regressem a casa com a sensação de que foi uma experiência positiva e pensem em voltar a Viana“.

Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional:
Em nome da Federação, gostaria de agradecer a parceria de muitos anos que a autarquia mantém connosco, recordando que são já três os anos em que realizamos as Finais 4 com este formato, envolvendo femininos e masculinos.
Para além de ter cinco clubes com expressão no Voleibol, que movimentam centenas de jovens, Viana do Castelo tem infraestruturas desportivas e hoteleiras com condições ideais para a organização de competições de enorme importância como as finais da Taça de Portugal.
Aproveito para anunciar que vamos ter jogos das selecções nacionais em Santo Tirso, Barcelos e Loulé, pois queremos que os municípios, à semelhança de Viana, invistam mais um pouco e ajudem a promover a prática do Voleibol e do desporto.
Às equipas, gostaria de dar os parabéns por terem chegado a esta Final; pela nossa parte, fizemos tudo para que possam usufruir das melhores condições.
Vamos utilizar o Video Challenger, para auxiliar os árbitros e para dar às equipas em momentos mais expressivos mais conforto e segurança na verdade desportiva. Boa sorte a todos“.

Todos os elementos das equipas presentes agradeceram à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela forma como sempre são recebidos na cidade.

Hélder Andrade, Treinador do Vitória SC:
Estou muito contente por estar em Viana. É uma cidade que me diz muito. passei aqui em Verão muito importante para a minha carreira.
Estamos ansiosos por começar a competir e completamente focados no jogo com o Benfica, que têm sido sempre difíceis e exigentes esta época. São jogos de mata-mata e a nossa preparação foi feita nesse sentido. Este momento é muito importante para o clube e espero que os adeptos encham o pavilhão para verem o que há de melhor no Voleibol feminino e como este tem crescido“.

Maria Carlos Marques, capitã do Vitória SC:
Há dois anos éramos o outsider, mas agora estamos apurados para a Final 4 da Taça e do Campeonato. Podem contar connosco para lutar pela Taça, um troféu que o clube deseja e que os nossos adeptos merecem.
O Benfica tem uma equipa alta, com um ataque potente e um serviço muito bom e táctico. A nossa equipa é inteligente a jogar e um Voleibol fluído e com muita rapidez. Vai ser um bom espectáculo“.

Rui Moreira, Treinador do SL Benfica:
É muito importante para o clube estarmos pela primeira vez numa fase final da Taça de Portugal disputada neste formato, que promove o Voleibol feminino e masculino.
Em femininos, o Benfica já não estava numa final há muitos anos [perdeu, em 1990, com o CR Estrelas da Avenida] e existe uma enorme vontade de erguer o troféu. Temos de defrontar amanhã um adversário muito difícil, mas apesar de os últimos resultados não terem sido muito positivos, estamos bem preparados para disputar esta Final 4″.

Fernanda Silva, Capitã do SL Benfica:
Estamos muito contentes, pois há muitos anos que o clube não estava numa fase final da Taça.
É uma competição muito importante e estamos focadas no jogo de amanhã e confiantes num bom resultado.
O Vitória é uma equipa que defende bem e joga de forma inteligente. Para contrariar esses argumentos, temos de desenvolver ataques mais fortes e sermos consistentes até final“.

Rui Costa, Treinador do Sporting CP:
A realidade do Voleibol feminino atrai cada vez mais pessoas aos pavilhões, mas, infelizmente, nem todos os municípios do País tem a visão de Viana.
Não estamos no nosso melhor ano e vamos defrontar uma equipa muito sólida e que já nos venceu, mas estamos conscientes dos nossos objectivos. Há quatro anos que estamos presentes nestes momentos decisivos e vamos fazer tudo para conquistar novamente o troféu“.
Esta é uma prova diferente, a eliminar, que todos gostam de disputar e vamos encontrar amanhã um adversário com quem tivemos bons duelos esta época. O campeonato nacional de Voleibol feminino é o mais competitivo do País“.

Daniela Loureiro, Capitã do Sporting CP:
Vai ser um jogo super-disputado. Se há pontos fortes e fracos eles só serão visíveis durante o jogo. O Porto Volei tem uma equipa muito consistente e vai ser certamente um jogo muito equilibrado.
Vamos tentar tirá-las da sua zona de conforto, através de um bom serviço e de uma boa recepção.
Estamos completamente focadas nesta meia-final. Vamos tentar chegar à final, mas o que queremos é que os jogos tenham qualidade, que as pessoas venham ver Voleibol e que a modalidade e o Voleibol feminino cresçam, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Mário Martins, Treinador do PV2014/C. Efanor:
Para nós, técnicos e atletas, é um privilégio jogar estes momentos de decisão, que são sempre factores grandes de crescimento. É ainda mais importante porque somos um projecto desportivo inserido num colégio e a mensagem que passamos para a comunidade de estudantes é que o desporto é uma parte importante do crescimento dos jovens.
Esta Final 4 não vai ter surpresas, simplesmente porque qualquer equipa pode erguer o troféu. Vamos todos tentar ganhar, pois todos mostrámos competência para estar aqui“.

Ana Couto, Capitã do PV2014/C. Efanor:
Queremos fazer um resultado diferente da última vez que disputámos a Final 4, quando perdemos com o Sporting, e vencer esta edição da Taça de Portugal.
O Sporting tem uma equipa parecida com a nossa, serve bem e tem uma boa defesa e uma boa distribuidora, pelo que o jogo vai ser marcado pelo equilíbrio.
Vamos ter de realizar um bom primeiro toque e servir muito bem. O nosso objectivo é o mesmo de todas as equipas. Queremos estar na final, mas para isso temos de ganhar a meia-final, frente a um adversário complicado, com quem já travámos jogos empolgantes“.

*A Conferência de Imprensa está disponível, na íntegra, AQUI

A Conferência de Imprensa de masculinos poderá ser seguida em directo em https://www.youtube.com/watch?v=DORxtVLzUD4

Organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Associação de Voleibol de V. Castelo, a fase final da Taça de Portugal de femininos disputa-se nos dias 22 e 23 de Março – em simultâneo com a Final 4 de masculinos, nos dias 23 e 24 de Março – no Centro Cultural de Viana do Castelo. Todos os jogos têm transmissão televisiva em directo na Sport TV.

Final 4 da Taça de Portugal – femininos

22.03.2024
18h00 – Vitória SC x SL Benfica
Árbitros: 1.º Rui Reis (AVL) e 2.º Nuno Teixeira (AVB)
….
21h00 – PV 2014/Colégio Efanor x Sporting CP
Árbitros: 1.º Sofia Costa (AVL) e 2.º Ricardo Ferreira (AVP)

23.03.2024
21h00 – Final
Árbitros: 1.º Luís Meireles (AVP) e 2.º José Caramez (AVP)

Na época passada, as Finais 4 da Taça de Portugal de masculinos e de femininos também foram disputadas em simultâneo, em Março, e tendo por palco Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023.
A equipa do Sporting Clube de Portugal ergueu o troféu da Taça de Portugal – Femininos, repetindo um gesto a que já não estava habituada desde 1986, e somou o seu terceiro triunfo na prova-rainha do Voleibol nacional.
Na final, as leoas de Alvalade superaram a AJM/FC Porto, bicampeã nacional em título, pela margem mínima (3-2: 25-22, 23-25, 23-25, 25-17 e 15-13).
O Leixões SC é o clube com mais troféus em femininos, dez, mais dois que o Castêlo da Maia GC.
Vencedores das 51 edições: Leixões SC (10); Castêlo da Maia GC (8); Boavista FC (7); CD Ribeirense e CA Trofa (4); Atlético CP e Sporting CP (3); Porto Vólei, AVC Famalicão, SL Benfica e AJM/FC Porto (2), Rosário Vólei, CS Madeira, CDUP e CR Estrelas da Avenida (1).

Os bilhetes têm o preço único de 5 euros e estão à venda na sede da FPV (horário de expediente) e no Centro Cultural, nos seguintes horários:
Dia 21 de Março (quinta-feira) – entre as 14h30 e as 18h30;
Dia 22 de Março (sexta-feira) – das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 22h00;
Dia 23 de Março (sábado) – das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 22h00;
Dia 24 de Março (domingo) – das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

A ACREDITAÇÃO dos jornalistas deve ser formalizada através do link https://fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/imprensa/

Partilhar: