As duplas João Pedrosa/Hugo Campos e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa vão representar Portugal na fase final da Taça das Nações, competição que garante aos vencedores a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e que se realiza de 13 a 16 de Junho em Jurmala, na Letónia.
Os atletas, que são acompanhados pelo seu treinador, Ricardo Rocha, partiram hoje rumo à Letónia, levando na bagagem a esperança de todo um País.
João Nuno Pedrosa reconheceu:
“É sem dúvida um torneio muito importante para nós, pois pode dar-nos a qualificação olímpica. Vai ser muito difícil; todos os atletas estão altamente motivados, toda a gente vai dar o seu máximo em todos os pontos, porque ninguém quer perder esta oportunidade.
Como só há um lugar de apuramento para tantas equipas, e as duplas presentes têm muita qualidade, obviamente isso torna este torneio ainda mais competitivo.
Estamos muito contentes por estarmos a disputar a final da Taça das Nações. Estamos conscientes daquilo que podemos fazer e vamos aproveitar o facto de estarmos na fase final da prova pela primeira vez e tentar dar o nosso melhor. Se conseguirmos dar o nosso melhor, acreditamos que podemos discutir a vitória com qualquer equipa e, a partir daí, dentro do campo tudo pode acontecer.
É essa a nossa esperança e que o resultado final seja aquele que mais desejamos para o nosso País“.
Rui Carvalho é o árbitro português presente nas Finais da Taça das Nações.
Pedrosa e Campos estão a tentar entrar com força na nova época do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Pro Tour), tendo conseguido recentemente o 9.º lugar no Beach Pro Tour Challenge de Stare Jablonki, na Polónia, e o 13.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Espinho.
Com estes resultados, a dupla bicampeã nacional, orientada por Ricardo Rocha, somou 920 pontos (460 + 460) para o ranking mundial (FIVB).
O caminho da dupla lusa, que almeja uma presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tem sido recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
“Esta pode ser a última oportunidade que temos de nos classificarmos para os Jogos Olímpicos, portanto, sem dúvida que vamos dar o nosso melhor para tentarmos, quem sabe, garantir um lugar em Paris 2024“, afirmaram os campeões lusitanos.
Por seu turno, os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa são a nova aposta “forte” da Federação Portuguesa de Voleibol para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a disputar em 2028 nos Estados Unidos da América.
Os dois atletas, Gonçalo Sousa, de 23 anos, e Tomás Sousa, de 19, firmaram recentemente uma parceria com a FPV que tem como objectivo conseguir colocar a jovem dupla de irmãos na 34.ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão.
“Sabemos que esta é uma hipótese de termos a nossa bandeira representada nos Jogos Olímpicos e por isso entraremos em campo com muita vontade de vencer“, referiram.
Ver mais informações AQUI
A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar que promove batalhas entre países. Cada nação é representada por duas duplas e os duelos disputam-se à melhor de três, sendo a decisão, se necessário, encontrada através de um golden set (set de desempate) de 15 pontos.
Após ter acolhido as edições de 2017 e 2020 do Campeonato da Europa de Voleibol de Praia, Jurmala, na Letónia, vai receber a fase final da Taça das Nações, competição que garante aos vencedores (em masculinos e femininos) a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
De referir que foi precisamente na mais famosa estância balnear letã que, em 1996, a dupla portuguesa formada por Jorge Alves e João Silva, foi vice-campeã europeia de Sub-20.
Em 2023, as selecções portuguesas de Voleibol de Praia disputaram as Pools de qualificação, mas não conseguiram o apuramento para a fase final.
Em masculinos, João Pedrosa/Hugo Campos e Guilherme Maia/Filipe Leite classificaram-se no 3.º lugar da Pool G da Taça das Nações, disputada na cidade de Budapeste, capital da Hungria.
Nas meias-finais, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões nacionais em título, não conseguiram superar (0-2: 20-22 e 17-21) Attila Stréli/Artúr Hajós, o mesmo acontecendo (1-2: 21-16, 11-21 e 11-15) com Guilherme Maia e Filipe Leite, vice-campeões nacionais, relativamente a Csanád Petik/Domonkos Dóczi.
Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia
José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem nas fases finais dos Campeonatos da Europa de Seniores Masculinos e Femininos, de 13 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
Rui Carvalho
Finais da Taça das Nações, em Jurmala, na letónia, de 13 a 16 de Junho.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad, na Suíça, de 3 a 7 de Julho.
Finais do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
BPT Elite16 Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 25 de Agosto de 2024.
Mais informações: www.cev.eu