O Relatório e Contas da Gerência do Ano de 2023 da Federação Portuguesa de Voleibol foi hoje aprovado por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária realizada no Auditório Fernando Jorge de Araújo Barros, na sede federativa, no Porto, que decorreu de forma presencial e através de videoconferência.
A AG federativa contou com a «presença» de representantes de todas as associações regionais de Voleibol, bem como da Associação Nacional de Árbitros de Voleibol (ANAVOL) e da Associação Nacional de Treinadores de Voleibol (ANTV).
Em 2023, o Voleibol indoor português esteve mais uma vez em destaque, com a Selecção Nacional de Seniores Masculinos a assegurar, pela terceira vez consecutiva, a presença na fase final de um Campeonato da Europa, onde Portugal alcançou o 10.º lugar, depois de ter atingido os oitavos-de-final, enquanto a Selecção Nacional de Seniores Femininos subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League 2023. De destacar igualmente o apuramento das selecções Sub-22 de femininos e masculinos para os respectivos Campeonatos da Europa de 2024. Ver mais informações AQUI
O Voleibol de Praia português também esteve em evidência, tanto a nível nacional como além-fronteiras.
O ponto mais alto foi protagonizado pela dupla João Pedrosa/Hugo Campos, que, no caminho para os Jogos Olímpicos Paris 2024, venceu o seu primeiro Beach Pro Tour Challenge e participou no Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Championships), disputado em Outubro na localidade mexicana de Tlaxcala. Os bicampeões nacionais classificaram-se no 33.º lugar, somando 320 pontos para o ranking internacional. A última participação lusitana em Mundiais datava de 2007.
João Pedrosa e Hugo Campos conquistaram ainda a sua primeira medalha de ouro no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton, etapa do Circuito Mundial realizada no dia 24 de Julho no Canadá, ao vencerem, pela margem máxima (2-0: 21-16 e 21-18), os noruegueses HendrikNikolai Mol e Mathias Berntsen na final da competição.
Ver mais informações AQUI