O CV Tenerife Libby’s La Laguna venceu hoje, pela margem mínima, o Leixões Sport Club, em jogo arbitrado por Nuno Teixeira e José Caramez, e arrebatou a medalha de bronze na final da 1.ª Taça Ibérica, organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo no Centro Cultural de Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023.
Leixões SC x CV Tenerife Libby’s La Laguna, 2-3 (25-20, 17-25, 27-25, 17-25 e 13-15)
Equilíbrio nos momentos iniciais, com o Leixões SC a passar para a frente pela primeira vez aos 4-3, resultado que rapidamente transformou em 7-3.
O ímpeto das matosinhenses impressionou as insulares, que começaram a cometer erros quer no serviço quer no ataque (10-5).
Acalmando o seu jogo e fazendo valer o seu alto bloco e o poder de fogo de jogadoras como a capitã Lisbet Arredondo Reys, as espanholas aproximaram-se perigosamente (12-11) e igualaram pouco depois (14-14), com um bloco de Shealyn McNamara/Lisbet Arredondo.
Dois pontos consecutivos de Juliana Antunes no ataque e um bloco de Carina Moura deram novamente a liderança ao Leixões SC (21-19).
Miguel Rivera pediu tempo para tentar travar a marcha triunfante das leixonenses, mas acabaria por ser a equipa de Tenerife a fazer o ponto da vitória (25-20) da formação portuguesa ao desperdiçar um serviço.
O Leixões SC entrou bem no segundo parcial, com a capitã Juliana Antunes a fazer, com um serviço directo, o 3-1, mas as espanholas igualaram com um erro das matosinhenses (4-4).
O CV Tenerife Libby’s La Laguna foi ganhando confiança e vantagem, com um bloco de Jéssica Costa, ataques de Shealyn McNamara e Lisbet Arredondo e um bloco da distribuidora Ariadna Frances (14-8).
Comandando sempre o ritmo do jogo, sobretudo nas acções junto à rede, a equipa insular foi amealhando uma valiosa vantagem (19-11, 23-14).
Com tal distância a separar as duas equipas, o resultado não podia ser outro e o CV Tenerife venceu por 25-17, com um ataque de Lisbet Arredondo.
O Leixões SC entrou de rompante no terceiro set, com Carina Moura a somar pontos no bloco, Fabiola Gomes e Thayna Soares no ataque e Juliana Antunes no serviço (2-0, 6-1).
Três pontos concretizados no ataque por Denia Culebras e Belly Meñana aproximaram as espanholas (6-8).
A igualdade aos 13 pontos prometia emoções ainda mais fortes para a segunda parte do set.
O braço-de-ferro mantinha-se à entrada para a recta final do set (20-20), igualdade desfeita com um potente ataque de Lisbet Arredondo, mas seria o Leixões SC colocar-se em vantagem no jogo ao conseguir fixar o resultado em 27-25.
Boa reacção por parte da equipa de Tenerife no quarto set (5-2, 9-4), com Lisbet Arredondo e Belly Meñana a fazerem as despesas no ataque.
Um ataque de Marlene Pereira aproximou as portuguesas (6-9). Quatro ataques de Denia Culebras e um bloco de Jéssica Costa afastaram novamente as espanholas (15-9).
O CV Tenerife conseguiu prolongar o domínio pontual por mais algum tempo (18-13), mas o Leixões SC reagiu (17-19), mas um serviço directo de Belly Meñana e um ataque de Denia Culebras impediram a perseguição (22-16) e as insulares selaram o resultado em 25-17 com um serviço falhado pelas matosinhenses.
O Leixões SC ganhou vantagem no quinto set com um ataque e um bloco de Thayna Soares (4-2), mas o CV Tenerife aproximou-se com um serviço directo de Belly Meñana (6-7).
O equilíbrio manteve-se até final, mas o triunfo acabou por sorrir para o lado do CV Tenerife pela diferença mínima (15-13) traduzindo a competitividade e o equilíbrio revelados ao longo de todo o jogo.
Belly Meñana, com 24 pontos, e Lisbet Arredondo Reys, com 19, foram as melhores pontuadoras do CV Tenerife, enquanto Thayna Soares, com 22 pontos, foi a jogadora mais concretizadora no Leixões SC. Ver estatística AQUI
Hugo Silva, Treinador do Leixões SC:
“Este resultado não era aquilo que estávamos à espera, pese embora ainda estarmos na pré-época. Para este jogo no segundo dia de prova apresentámo-nos bem, competitivos, a procurar fazer bem o nosso jogo. Nem sempre o conseguimos, por causa de uma falta de consistência inicial que está a fazer com que oscilemos muito no resultado.
A organização está irrepreensível e é uma excelente representação do Voleibol nacional. Portugal sempre foi um país que sabe receber e mais uma vez a organização de um evento internacional esteve a um nível muito alto.”
Centro Cultural de Viana do Castelo
(23 e 24 de Setembro)
23.09.2023
CV Hidramar Gran Canaria x Leixões SC, 3-1
Sporting CP x CV Tenerife Libby’s La Laguna, 3-2
24.09.2023
15h00 – Jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar:
Leixões SC x CV Tenerife Libby’s La Laguna, 2-3
18h00 – Final:
CV Hidramar Gran Canaria x Sporting CP
Todos os jogos são transmitidos em directo pela Volei TV.
Ver todas as informações em Taça Ibérica 2023 (fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/taca-iberica-2023)
A Taça Ibérica de Voleibol estreia-se este ano, com a competição feminina a realizar-se em Portugal e a masculina em Espanha (ver notícia AQUI).