ARBITRAGEM PORTUGUESA EM DESTAQUE

Pedro Pinto, árbitro de Voleibol da AV Porto, encontra-se desde o dia 15 de Agosto em Bruxelas a dirigir jogos da Fase Final do Campeonato da Europa 2023 de Seniores Femininos.
Num dos dias de descanso, o internacional lusitano foi um dos três convidados para o Referee Day (Dia do Árbitro), um evento aberto a árbitros internacionais e nacionais que estão a acompanhar este Europeu e uma oportunidade para a Comissão de Arbitragem da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) apresentar a sua visão do jogo, como noticiou AQUI

Quase uma centena de juízes ouviram os três prelectores convidados:  Cor van Gompel (Países Baixos) – membro da Comissão de Arbitragem da CEV -, que abordou o papel e deveres de um Treinador de Árbitros, Vladimir Simonovic (Sérvia) – árbitro de Vídeoarbitragem –, que explicou as principais tarefas do segundo árbitro, e o português Pedro Lopes Pinto, cujo discurso se concentrou naquilo que se pode fazer para chegar ao mais alto nível na arbitragem de Voleibol internacional.

Pedro Pinto tem estado em destaque nesta fase final do Campeonato da Europa e é um dos 5 árbitros nomeados para os jogos decisivos deste fim-de-semana. Ontem, esteve, como 1.º árbitro do jogo dos quartos-de-final Sérvia x Chéquia, ganho (3-1) pelas sérvias.

Como também tem sido noticiado, para além da Selecção Nacional comandada por João José, em Israel, outro representante português da arbitragem começa hoje a fase final do Europeu masculino. Ricardo Ferreira, internacional do Porto, está em Skopje, na Pool da Macedónia e vai dirigir o Polónia x Chéquia como 2.º árbitro. Lembremos que Ricardo Ferreira chegou a Skopje diretamente do México, mais concretamente de Aguas Calientes, onde esteve a dirigir vários jogos do Mundial de Sub-21 Femininos, com excelentes prestações, como mostraram as nomeações obtidas.

Portugueses arbitram finais
no Voleibol de Praia

No Voleibol de Praia, os árbitros portugueses tem estado igualmente em destaque.
Rui Carvalho (AV Porto) dirigiu a final feminina do BPT Elite 16 de Hamburgo, onde Ana Patrícia e Eduarda Lisboa (Duda), do Brasil, venceram a dupla norte-americana Nuss/Kloth por 2-0, com parciais de 21-16 e 21-17.

Por sua vez, Michelle Ferreira (AV Lisboa) dirigiu o jogo decisivo de atribuição do título europeu feminino de Sub-20, disputado em Riga (Letónia) e que terminou com o triunfo das polacas Ciezkowska e Lunio sobre a dupla suíça Bossart/Kernen, por 2-1 (21-17, 13-21, 15-11).

A arbitragem portuguesa continua em acção ao mais alto nível, e com boas prestações, como mostram as seguintes nomeações em 2023:

Voleibol

José Caramez
Fase Final do Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos, entre 19 e 30 de Julho, em Podgorica, Montenegro.

Nuno Maia
Pool B da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, em Sub-22 Masculinos, entre 20 e 22 de Julho, na Áustria.

Raquel Portela
Campeonato do Mundo de Sub-19 Femininos, na Croácia/Hungria, de 1 a 11 de Agosto.

Vítor Gonçalves
Campeonato do Mundo de Sub-19 Masculinos, na Argentina, de 1 a 11 de Agosto.

Pedro Pinto
Fase final do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, a decorrer de 15 de Agosto a 3 de Setembro, na Bélgica, Estónia, Alemanha e Itália.

Ricardo Ferreira
Fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, a decorrer de 28 de Agosto a 16 de Setembro, na Itália, Bulgária, Macedónia e Israel.

Voleibol de Praia

Rui Carvalho
Campeonato do Mundo – Tlaxcala (México), de 6 a 15 de Outubro.
Finais Beach Pro Tour 2023 – Doha (Catar), de 6 a 9 de Dezembro.

Sandra Deveza
BPT Elite 16 Austrália, de 21 a 26 de Novembro.

José Casanova (Delegado de Arbitragem)
BPT Elite 16 Paris (França), de 21 a 26 de Novembro.
Campeonato do Mundo – Tlaxcala (México), de 6 a 15 de Outubro.
BPT Challenge Chiang Mai (Tailândia), de 16 a 19 de Novembro.

Partilhar: