PORTUGUESES ENTRAM A VENCER NO EUROPEU DE SUB-20

As duplas de Voleibol de Praia Tomás Sousa/Tomás Teixeira e Ana Monteiro/Margarida Santos representam o nosso País no Campeonato da Europa de Sub-20, a decorrer em Riga, capital da Letónia.
As duplas são acompanhadas pelo treinador Pedro Carvalho e Michelle Ferreira integra a equipa de arbitragem do Europeu Sub-20.

Inseridos na Fase de Qualificação, Teixeira e Sousa começaram por vencer hoje os escoceses Ewan Ramsay e Cole Turnbull (2-0: 21-17 e 21-16) e, seguidamente, a dupla de Andorra Marc Garcia Calello/Nahuel Tagliaferro, por 2-0 (21-10 e 21-8), para alcançarem o Quadro Principal, que começaram a disputar amanhã, à semelhança de Ana e Margarida.

Pese embora a sua juventude, os atletas lusitanos têm já experiência a nível internacional.

Tomás Teixeira e Tomás Sousa (vice-campeão nacional em 2023) foram 17.º classificados no Europeu de Sub-18 (Eslovénia, 2021). Tomás Teixeira e Francisco Mendes foram 13.ºs classificados no Europeu de Sub-18 (Grécia, 2022).
Em femininos, e apesar de repartirem o seu percurso desportivo pela praia e pelo indoor, Ana Monteiro e Margarida Santos – vice-campeãs nacionais de Voleibol de Praia em 2022 – também apresentam já resultados de relevo: foram 3.ªs classificadas na Pool E da Taça das Nações (Grécia, 2023) e 13.ª classificadas no Europeu de Sub-18 (Grécia, 2022), no Beach Pro Tour Challenge de Cortegaça (Portugal, 2022) e no Campeonato da Europa de Sub-20 (Turquia, 2022).

Este ano, a dupla Tomás Teixeira/Ricardo Pedrosa conquistou a medalha de bronze no Torneio Internacional de Sub-19 da WEVZA, disputado em Bilthoven, nos Países Baixos, enquanto Guilherme Maia e Filipe Leite foram 17.ºs classificados no Europeu de Sub-22 masculinos, disputado nos finais de Julho na cidade romena de Timisoara.
No Campeonato da Europa de Sub-18, a realizar no Parque Deportivo Puerta de Hierro, em Espanha, Ricardo Pedrosa (3.º lugar na WEVZA)/Gustavo Reis (masculinos) e Ema Torres/Beatriz Cerveira serão as duplas que representarão Portugal na competição.

As duplas lusitanas estão cientes da força dos adversários que irão enfrentar, mas igualmente conscientes do seu próprio valor:

Ana Monteiro:
Desde que começou o Verão que temos este Europeu em mente. Apesar de não termos tido muito tempo para nos prepararmos, pois temos de conciliar o Voleibol de Praia com o Voleibol de pavilhão, sentimo-nos preparadas para enfrentar as selecções adversárias. Sabemos também que o nível que vamos encontrar é muito forte, com duplas que treinam o ano inteiro para este tipo de competições, mas estamos confiantes em conseguir um bom resultado na Letónia e trazer alegrias para Portugal, que é aquilo que todos nós queremos“.

Margarida Santos:
Estamos muito contentes por voltar a representar Portugal num Campeonato da Europa. Nesta semana, treinámos com um só objectivo: fazer uma boa competição e trazer o melhor resultado possível. Vamos com tudo e agradecemos todo o apoio que nos tem sido dispensado. Continuaremos a contar com os portugueses mesmo que estejam longe de nós“.

Tomás Teixeira:
As expectativas para este Campeonato da Europa são boas. Temos vindo a trabalhar durante o Verão todo e os resultados têm aparecido, tanto a nível nacional como internacional. Assim, esperamos conseguir dar o nosso melhor e levar para Portugal uma boa classificação.”

Tomás Sousa:
Sabemos o nosso valor, mas também temos consciência das excelentes duplas que vamos defrontar. Pesando os prós e os contras, creio que as expectativas para este Campeonato da Europa são boas. Vamos deixar tudo em campo, com o objectivo de irmos o mais longe possível na competição“.

Mais informações sobre o Europeu de Sub-20 AQUI

Partilhar: