O Beach Pro Tour – Cortegaça Futures arranca amanhã no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da FPV, em Cortegaça, Ovar, já com uma dupla portuguesa em acção: Daniel Pedro/Pedro Lagoá, que enfrenta, pelas 13h30, os alemães Lui Wust e Momme Lorenz na Fase de Qualificação. Ver todas as informações AQUI
As outras oito duplas portuguesas conhecem amanhã os seus adversários no Quadro Principal: João Pedrosa/Hugo Campos, Roberto Reis/Sebastião Leão, Guilherme Maia/Filipe Leite e Guilherme Costa/André Sapina, em masculinos, e Beatriz Pinheiro/Inês Castro, Juliana Antunes/Tânia Oliveira, Raquel Lacerda/Daniela Loureiro e Ana Monteiro/Margarida Santos, em femininos.
De amanhã e até sábado, inclusive, os jogos do Beach Pro Tour – Cortegaça Futures poderão ser seguidos em directo através da Volei TV, enquanto os jogos de domingo serão transmitidos no youtube da CEV – Confederação Europeia de Voleibol.
João Pedrosa/Hugo Campos e Beatriz Pinheiro/Inês Castro são duas jovens e promissoras duplas apoiadas pela FPV que se sagraram recentemente campeãs nacionais no CARVP.
O (primeiro) título agora conquistado dá-lhes mais responsabilidade mas igual dose de confiança para encararem com outra ambição as competições internacionais, a começar pelo Beach Pro Tour – Cortegaça Futures.
“Espero que nos venham apoiar em Cortegaça, como fizeram no Campeonato Lidl, pois vamos continuar a lutar por vencer jogos e atingir os lugares cimeiros“, salientam Beatriz e Inês, para quem “o título de campeãs nacionais demonstra o trabalho que temos desenvolvido ao longo do ano. Trabalhámos para este momento e é muito bom saber que a recompensa foi aquilo que mais desejávamos“.
“Em todas as provas em que entramos vamos para ganhar e é isso que nós pretendemos fazer em Cortegaça. O nosso objectivo continua a ser crescer sempre mais um pouco para atingirmos o nível que pretendemos. No Campeonato Nacional conseguimos manter um bom nível em todos os sets e é isso que se procura nos torneios, pois quem não for consistente nunca vai ganhar.
Nos últimos dois anos ficámos mesmo perto do título nacional, fomos duas vezes vice-campeões, e conseguir agora o nosso primeiro título foi bom para nós e para a nossa confiança, pois já perseguíamos este objectivo há algum tempo“, reforçam João e Hugo, que foram medalhados com a prata no Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça em 2021.
O Beach Pro Tour – Cortegaça Futures trará até ao nosso País duas dezenas e meia de países e mais de meia centena de duplas**, sendo que o maior contingente de atletas é oriundo de Portugal (9 duplas), França (5), Canadá e Alemanha (4), Chéquia, Espanha e Inglaterra (3). Ver mais informações AQUI
Entre os ingleses sobressai a dupla formada pelos gémeos de origem espanhola Javier e Joaquin Bello, que conquistou o primeiro ouro para o seu país de adopção no Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça em 2021 e que assim defende o seu título no sector masculino.
Ainda em relação aos favoritos nos homens, destaque também para as duplas portuguesas João Pedrosa/Hugo Campos e Roberto Reis/Sebastião Alves, respectivamente 2.ª e 3.ª classificadas em 2021, e para a presença dos moçambicanos Ainadino Martinho, vice-campeão africano, e José Mondlane, medalha de bronze nos Campeonatos Africanos.
Em femininos, e para além das duplas lusitanas, o destaque vai para as espanholas Nazaret Florian e Núria Bouza, medalhadas com o bronze no CARVP em 2021, e para as moçambicanas Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga, que se classificaram recentemente em 3.º lugar nos Campeonatos Africanos, ou as chinesas Lingdi Zhu e Fan Wang, que vêm de vencer o Ljubljana Futures, na Eslovénia.
Duplas lusitanas
na luta pelo pódio
Portugal estará representado por 9 duplas, 4 no Quadro Principal (masculinos e femininos) e 1 no Qualifying de masculinos, destacando-se as duplas João Pedrosa/Hugo Campos e Roberto Reis/Sebastião Alves, em masculinos, e Beatriz Pinheiro/Inês Castro e Juliana Antunes/Tânia Oliveira, em femininos.
Duplas de masculinos – João Pedrosa/Hugo Campos, Roberto Reis/Sebastião Leão, Guilherme Maia/Filipe Leite e Guilherme Costa/André Sapina (Quadro Principal) e Daniel Pedro/Pedro Lagoa (Qualificação).
Duplas de femininos – Beatriz Pinheiro/Inês Castro, Juliana Antunes/Tânia Oliveira, Raquel Lacerda/Daniela Loureiro e Ana Monteiro/Margarida Santos (Quadro Principal).
O Beach Pro Tour – Cortegaça Futures é organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Cortegaça e sob a égide da Federação Internacional de Volebol (FIVB) e da Confederação Europeia de Voleibol (CEV). Mais informações AQUI
**As duplas e o número de países poderão sofrer alterações até ao arranque da competição (números actualizados em 10.08.2022)
Prata e bronze
para Portugal em 2021
Em 2021, as duplas Javier Bello/Joaquin Bello (Inglaterra) e Alice Zeimann/Shaunna Marie Polley (Nova Zelândia) venceram respectivamente o torneio masculino e o torneio feminino do Circuito Mundial de Voleibol de Praia – Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça, realizado no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, Ovar.
Javier Bello e Joaquin Bello superaram (2-1: 17-21, 21-15 e 15-7), na final, os portugueses João Pedrosa e Hugo Campos.
No jogo que atribuiu a medalha de bronze, Roberto Reis e Sebastião Leão mostraram-se mais fortes do que os austríacos Jakob Reiter e Michael Murauer: 2-1, com os parciais de 16-21, 21-16 e 15-9.
Os jogos da Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça foram todos transmitidos pela Volei TV, sendo que as finais tiveram transmissão em directo também no canal A Bola TV e no canal multimédia da CEV: CEV EuroVolley TV.
Na final de femininos, a dupla neozelandesa Alice Zeimann/Shaunna Marie Polley, proveniente da fase de qualificação, conseguiu contrariar o favoritismo atribuído a Brecht Piersma e Emma Piersma e arrebatar a medalha de ouro: 2-1 (19-21, 21-15 e 15-7).
No jogo de atribuição do 3.º lugar, as espanholas Nazaret Florian e Nuria Bouza superiorizaram-se (2-0: 21-17 e 22-20) às holandesas Wies Bekhuis e Nadine Everaert.
Mais informações e fotos aqui