SUB-18 MASCULINOS RUMAM A ISRAEL

A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, viaja hoje para Tel Aviv, em Israel, país onde vai disputar a Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

Na Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-18, que se realiza de 21 a 23 de Abril de 2022 na localidade israelita de Netanya (Wingate Institute), Portugal vai defrontar as selecções da República Checa, de Israel e da Roménia. Ver resultados AQUI

O derradeiro estágio, realizado na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, foi considerado pelo Seleccionador Nacional como “muito positivo, porque melhoramos muito na organização do nosso side-out e no serviço. Para além disso, foi um momento que serviu para consolidar o espírito de grupo. Na competição apresentar-nos-emos como um grupo forte e coeso“.

«Hard work beats talent if talent doesn’t work hard», é o lema escolhido por este grupo de jovens ambiciosos e trabalhadores, como salienta Nuno Pereira:
As expectativas da Selecção Nacional de Sub-18 relativamente à participação na Pool são altas, porque temos trabalhado muito e bem. O grupo está motivado para encarar mais este desafio. É verdade que com o recente apuramento da Selecção de Sub-20 para o Campeonato da Europa [rubricado em Viana do Castelo] os atletas ficaram muito mais motivados e isso notou-se ao longo do estágio de preparação.
Agora, em relação aos adversários que iremos encontrar, estes são muito fortes, mas nós também teremos uma palavra a dizer neste apuramento. No que diz respeito à República Checa, sendo este o nosso primeiro adversário, aquilo que já fomos observando permite-nos perceber que esta selecção é muito forte fisicamente, apresenta um serviço agressivo e consistente e uma excelente  organização do bloco/defesa.
Israel é uma selecção que se vale pelo seu todo e, a jogar em casa, tem grandes aspirações à qualificação. Recentemente, no apuramento dos Sub-20, em Viana do Castelo, Israel apresentou quatro atletas desta geração, dos quais dois eram titulares indiscutíveis.
No que concerne à Roménia, é uma selecção muito forte fisicamente, no entanto, parece-me que é um pouco menos organizada que Israel e República Checa“.

Comitiva para Netanya

AA Espinho
Jorge Marques

AA S. Mamede
Manuel Catarino
Miguel Morais Pereira

Esmoriz GC
Gustavo Sousa
Pedro Morais Santos
Rafael Pinto

GC S. Tirso
Diogo Fevereiro

GC Vilacondense
Miguel Marques

Leixões SC
Tiago Graça

SC Espinho
Miguel Pedrosa

VC Viana
João Salgueiro
José Rafael Oliveira

Team Manager: Manuel Silva.
Treinador Principal: Nuno Pereira.
Treinador Adjunto: Leandro Antunes.
Scouter: Diogo Rosa.
Fisioterapeuta: Fábio Goncalves.

Itinerário da viagem (horas locais)
19.abril.2022
Voo Iberia IB3093: Porto/Madrid (Espanha) – 12h30/14h50
Voo Iberia IB3316: Madrid/Tel Aviv (Israel) – 16h55/22h45
Regresso (horas locais)
24.abril.2022
Voo Iberia IB3317: Tel Aviv/Madrid – 5h30/9h55
Voo Iberia IB3092: Madrid/Porto – 11h35/11h50

Estão já apuradas para a Final do Europeu de Sub-18 Masculinos: Bulgária (BVA), Polónia (EEVZA), Eslovénia (MEVZA), Finlândia (NEVZA) e Bélgica (WEVZA*).

Apurados para a 2.ª Ronda (20): Turquia, Sérvia, Grécia e Roménia (BVA), Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Letónia e Estónia (EEVZA), Áustria, República Checa, Israel, Croácia e Eslováquia (MEVZA), Dinamarca (NEVZA) e França, Alemanha, Itália, PORTUGAL e Espanha (WEVZA).

* Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações na CEV e WEVZA

Partilhar: