EUROPEUS DE SUB-18 MASCULINOS E SUB-17 FEMININOS

O total das selecções apuradas para a 2.ª Fase de Qualificação e para a Fase Final dos Europeus de Sub-18 Masculinos e Sub-17 Femininos fica definido este fim-de-semana com a conclusão dos jogos da 1.ª Fase de Apuramento disputados sob a égide da Balkan Volleyball Association (BVA) – Associação de Voleibol dos Balcãs.

Nos Sub-18 masculinos, Bulgária e Sérvia estão bem posicionadas para conseguirem a qualificação directa para o Campeonato da Europa de 2022. Ver mais informações AQUI

Nos Sub-17 femininos, e pelos jogos que faltam disputar, Turquia e Sérvia devem levar a definição do vencedor da Pool da BVA até à última jornada, quando se defrontarem. Ver mais informações AQUI

A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, e a Selecção Nacional de Sub-17 Femininos, sob o comando de Rui Pedro Silva, conseguiram o passaporte para a 2.ª Fase de Apuramento, a disputar em Abril próximo, nos respectivos torneios da Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA)*.

Assim, estão já apurados para a Final do Europeu de Sub-18 Masculinos: Polónia (EEVZA), Eslovénia (MEVZA), Finlândia (NEVZA) e Bélgica (WEVZA). Falta: BVA.

Apurados para a 2.ª Ronda: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Letónia e Estónia (EEVZA), Áustria, República Checa, Israel, Croácia e Eslováquia (MEVZA), Dinamarca (NEVZA) e França, Alemanha, Itália, PORTUGAL e Espanha (WEVZA). Falta: BVA.

Apuradas para a Final do Europeu de Sub-17 Femininos: Rússia (EEVZA), Eslovénia (MEVZA), Finlândia (NEVZA) e Itália (WEVZA). Falta: BVA.

Apuradas para a 2.ª Ronda: Polónia, Ucrânia, Bielorrússia, Estónia e Letónia (EEVZA), Croácia, Hungria, Eslováquia e Israel (MEVZA), Noruega (NEVZA) e Países Baixos, Alemanha, Bélgica, Espanha e PORTUGAL (WEVZA). Falta: BVA.

* Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações na CEV e WEVZA

Partilhar: