A dupla portuguesa de Voleibol de Praia João Pedrosa/Hugo Campos começa a disputar amanhã o Quadro Principal do Sofia Beach Open 1, etapa de uma estrela do Circuito Mundial (Beach Volleyball World Tour) a decorrer na capital da Bulgária.
Nos dois jogos da fase de qualificação que disputaram hoje, Pedrosa e Campos desembaraçaram-se (2-0: 21-14 e 21-13) dos belgas Yorik Van Tigchelt e Arne Darras e, seguidamente, garantiram a passagem ao Quadro Principal com um suado triunfo (2-0: 21-17 e 29 -27) sobre a promissora dupla polaca formada por Mateusz Florczyk e Mariusz Prudel.
“Não tínhamos informações sobre a dupla belga, mas rapidamente, durante o jogo, percebemos que nós é que iríamos impor o nosso ritmo. Se mantivéssemos o nosso sideout estável, conseguiríamos com o nosso serviço e o nosso trabalho de bloco/defesa condicionar muito o sideout adversário. E foi o que aconteceu e acabámos por ganhar naturalmente.
Sabíamos que o segundo jogo seria diferente, pois a dupla polaca é um misto de experiência, sobretudo de um dos jogadores na defesa, e juventude, com jogadores fortes fisicamente e com um bloco muito alto. Por isso, tínhamos que servir muito bem para anularmos o jogo deles.
Mantivemos o nosso sideout estável, obrigámos o nosso adversário a cometer mais erros no serviço do que tinham feito no primeiro jogo que disputaram, e o nosso serviço condicionou muito o sideout deles. Conseguimos, no primeiro set, anular muito bem o jogador da entrada da rede. No segundo set, falhámos um pouco no serviço o que fez com que eles estivessem em vantagem na maior parte do tempo, mas mantivemos a calma e conseguimos voltar a exibir o nível que tínhamos apresentado no primeiro set e ganhámos nas vantagens.
O Quadro Principal apresenta duplas ainda mais fortes, mas a nossa dupla caracteriza-se por conseguir superar-se quando defronta adversários teoricamente mais poderosos. Vamos dar um passo de cada vez, jogo a jogo“, salientou, no final, o treinador Ricardo Rocha.
Na semana passada, a dupla lusitana classificou-se em 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-22, realizado na localidade austríaca de Baden, tendo amealhado 80 pontos para o Ranking da CEV.
Os portugueses foram afastados da prova nos oitavos-de-final pelos suecos Ahman e Hellvig, que se sagrariam depois campeões europeus.
Em finais de Setembro de 2020, João Pedrosa e Hugo Campos classificaram-se no 17.º lugar na última edição do Campeonato da Europa de Sub-22, realizada na cidade turca de Izmir, tendo somado 64 pontos no Ranking internacional.
Apesar da sua juventude, têm já um registo significativo nos últimos anos:
2020
Europeu Sub-22 (Izmir/Turquia) – 17.º lugar
World Tour 1* (Montpellier/França) – 9.º lugar
2019
Jogos do Mediterrâneo – 5.º lugar
World Tour 1* (Knokke-Heist/Bélgica) – 21.º lugar
World Tour 4* (Espinho/Portugal) – 25.º lugar
Europeu Sub-20 (Gotemburgo/Suécia) – 17.º lugar
2018
Torneio WEVZA (Quarteira/Portugal) – 4.º lugar
Europeu Sub-20 (Anapa/Rússia) – 25.º lugar
Europeu Sub-18 (Kazan/Rússia) – 17.º lugar
2017
CEV Youth Continental Cup – 3.º lugar
Mais informações aqui