Fotos: Américo Dias / FPV / CEV
A selecção da Bielorrússia venceu hoje, por 3-1 (25-23, 19-25, 25-20 e 25-18), a Hungria e assegurou o 2.º lugar na Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, cujo 2.º Torneio termina amanhã no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos*. A pouca eficácia no serviço evidenciada no início pelas duas selecções, bem como alguma lentidão no ataque da Bielorrússia, tornaram o jogo mais equilibrado do que seria previsível. Quando os bielorrussos se tornaram mais agressivos nas acções ofensivas e pressionaram mais no serviço, tudo se tornou mais fácil. Amanhã, os húngaros defrontam os portugueses (18h00) e os bielorrussos os noruegueses (15h00). Todos os jogos podem ser seguidos através da Sport TV.
Início de jogo prometedor, com a Bielorrússia a fazer 3-0 e a Hungria a igualar, e Kristóf Horvath a alertar o adversário para o facto de o favoritismo, por si só, não bastar para vencer jogos. Com os magiares na frente do marcador (13-12), Viktar Bershka achou que era tempo de reunir os seus jogadores. Dois serviços de Radzivon Miskevich deram a volta ao jogo (19-17). A perder por 21-24, a Hungria reagiu, valendo à Bielorrússia a acção no ataque de Miskevich, autor de 7 pontos individuais neste parcial : 25-23.
Dois pontos de Horvath, no ataque e no bloco, deram ainda mais ânimo aos húngaros (16-13). Outros dois pontos, no serviço e ataque, de Marcell Pesti aproximaram ainda mais os húngaros da vitória (20-14), que acabaria por aparecer num ataque ao segundo toque de Cameron Keen: 25-19.
No terceiro set, e com Kanstantsi Panasenka no serviço, a Bielorrússia chegou aos 5-2 com facilidade, mas a Hungria reagiu e igualou (6-6) com um bloco de Daniel Gacs. Com uma igualdade a 20 pontos, a Bielorrússia tornou-se mais agressiva no serviço e fechou o triunfo com dois blocos de Maksim Shkredau: 25-20.
A Bielorrússia iniciou o quarto set determinada a confirmar a vitória no jogo, tendo construído uma vantagem que se chegou a cifrar em seis pontos, mas que os húngaros reduziram para metade com um serviço de Cameron Keen. Não obstante, os bielorrusos tiveram sempre o jogo controlado e selaram o triunfo com o resultado de 25-18.
O húngaro Kristóf Horvath , com 16 pontos, e o bielorrusso Uladzislau Babkevich, com 15, foram os melhores pontuadores. Ver estatística aqui
Viktar Beksha, Treinador da Bielorrússia: “Hoje não nos apresentámos na nossa melhor forma, estávamos talvez cansados do jogo com Portugal e acabámos por cometer muitos erros na recepção e no ataque. A nossa atitude em campo não foi a melhor, faltou-nos determinação e agressividade nas acções ofensivas. Amanhã vamos procurar jogar melhor“.
Robert Koch, Treinador da Hungria:
“Os nossos jogadores são todos jovens e a Bielorrússia tem jogadores fortes, rápidos e grandes, mas creio que a chave do triunfo deles é que fizeram um jogo mais inteligente.
Hoje jogámos melhor porque estávamos mais frescos, mas temos de melhorar muito na recepção, que é o nosso ponto mais fraco.
Amanhã, Portugal é naturalmente favorito e tem um jogo muito rápido pelo que o nosso bloco e serviço têm de prevalecer“.