As campeãs nacionais bateram as espanholas do CD Heidelberg Las Palmas por 3-1 na 1.ª mão da 2.ª Ronda de qualificação, 50 anos depois da última presença na prova europeia de clubes.
O SL Benfica, campeão nacional de Voleibol feminino da época 2024/25, regressou esta quinta-feira à principal competição europeia de clubes de voleibol feminino – a Liga dos Campeões (CEV Zeren Group Champions League Volley) –, 50 anos após a última participação, e fê-lo com uma importante vitória sobre as campeãs espanholas, o CD Heidelberg Las Palmas, por 3-1, no Pavilhão Fidelidade.
O triunfo caseiro na primeira mão da segunda ronda de qualificação é crucial nas ambições das encarnadas em alcançar a fase de grupos. A equipa lisboeta, liderada pelo brasileiro Henrique Furtado, começou por perder o primeiro set (21-25), mas demonstrou poder de reacção e consistência para virar o jogo com parciais de 25-15, 25-15 e 25-22, num duelo que durou 110 minutos.
A central sérvia Veronika Djokic, eleita MVP do encontro e máxima pontuadora com 19 pontos (12 ataques, 5 blocos e 2 serviços), foi a grande figura da partida. Pelo lado do Las Palmas, a chilena Beatriz Novoa Valencia atingiu os 17 pontos. Ver estatística aqui
Com este resultado, o Benfica ganha vantagem na eliminatória. No jogo da segunda mão, marcado para o dia 29 de Outubro, em Espanha, as águias precisam apenas de vencer dois sets para garantir o apuramento para a terceira e decisiva ronda, onde o adversário será o Banka Branik Maribor, da Eslovénia. O vencedor dessa ronda final de qualificação assegura um lugar na exigente Pool B da 4.ª Ronda (Fase de Grupos), juntamente com o Fenerbahçe (Turquia), o Lódz (Polónia) e o Novara (Itália).
Em declarações ao site oficial do clube, o treinador do Benfica, Henrique Furtado, salientou que a equipa nunca desistiu de lutar, apesar das oscilações no jogo. Afirmou que a vontade de vencer se manteve forte e que o ataque conseguiu evoluir progressivamente ao longo da partida. Considerou ainda que o sistema defensivo funcionou bem, mesmo reconhecendo a qualidade e experiência das adversárias.
Furtado destacou a força do grupo e a felicidade por ter um plantel que lhe oferece diversas opções tácticas, considerando que todo o mérito das conquistas deve ser atribuído à dedicação das jogadoras. Embora satisfeito com a vitória, que classificou como “um passo importante“, o técnico lembrou que “está tudo em aberto” para a segunda mão, mas mostrou-se convicto de que os adeptos ficaram orgulhosos da luta e da entrega demonstrada.
Por sua vez, Veronika Djokic, central e Most Valuable Player (Jogador Mais Valioso) do jogo, admitiu que a equipa não começou o encontro da melhor forma, devido a “coisas simples” que não foram feitas como habitualmente, mas frisou que isso mudou a partir do segundo set. A jogadora sérvia manifestou satisfação pelo facto de a equipa ter conseguido recuperar em conjunto. Djokic sublinhou a necessidade de manter o foco e o nível de jogo que as levou àquele patamar, sendo a vitória um “bom passo” para a semana seguinte. Por fim, agradeceu o prémio de MVP, que considerou não ser possível sem o apoio das colegas de equipa, e elogiou o “bom apoio dos adeptos” presentes.
Antes de mais um desafio europeu, as campeãs nacionais defrontam o FC Porto, no domingo, às 18h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo a contar para a Liga Solverde.pt
Outras equipas portuguesas de voleibol feminino vão ter igualmente desafios de grande nível nas competições europeias, com a Taça CEV a apresentar confrontos particularmente difíceis.
O Sporting Clube de Portugal irá disputar a Taça CEV, defrontando o Vandoeuvre Nancy, uma equipa francesa anteriormente treinada pelo português André Sá, nos 16 avos-de-final. A primeira mão terá lugar em França, no dia 26 de Novembro (19h30 locais), seguindo-se o jogo de todas as decisões, a segunda mão, no Pavilhão João Rocha, Alvalade, no dia 3 de Dezembro (19h30).
Por sua vez, o Futebol Clube do Porto terá pela frente um colosso do Voleibol europeu, as turcas do Galatasaray, naquele que é um dos embates mais aliciantes desta fase da competição. As azuis e brancas jogarão o primeiro encontro em casa, na Dragão Arena, a 26 de Novembro (20h00), com a segunda mão a disputar-se no dia 3 de Dezembro (19h30 locais) na Turquia, onde a atmosfera costuma ser de grande intensidade.
Em 2024/2025, a equipa de seniores femininos do FC Porto perdeu (1-3: 13-25, 25-23, 9-25 e 22-25) com o CS Volei Alba Blaj no jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Taça CEV e terminou a competição no 5.º posto da tabela classificativa.
As azuis e brancas tinham começado a competir na Liga dos Campeões, onde integraram um grupo muito forte (Pool C) da principal competição de clubes: o FC Porto defrontou (0-3 e 0-3) as italianas do Vero Volley Milano, equipa de Paola Egonu (MVP em Paris 2024) – considerada por muitos a melhor oposta da actualidade –, as turcas do VakifBank Istanbul (0-3 e 0-3) e as eslovenas do Calcit Kamnik (3-0 e 3-2). As portistas atingiram a fase de grupos após eliminarem as campeãs espanholas do Hidramar Gran Canaria na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, com vitórias por 3-0 (casa) e 3-2 (fora).
O Voleibol feminino voltava assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – seguido do CDUL e do SL Benfica, que foi o primeiro a atingir os quartos-de-final (1968, 1970 e 1973) –, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
Na Challenge Cup, o Sporting Clube de Braga, que conquistou o segundo lugar na Liga Solverde.pt 2024/2025, aguarda a definição do seu adversário nos 16 avos-de-final. As Guerreiras do Minho medirão forças com as vencedoras do embate entre as espanholas do Ocisa Haro Rioja e as montenegrinas do Buducnost Podgorica, beneficiando de jogar a segunda mão da eliminatória em casa, perante o seu público, no dia 3 de Dezembro (21h00). Este facto poderá ser uma importante vantagem no esforço para garantir o apuramento para a fase seguinte da competição.
A presença destas três equipas portuguesas nas competições europeias de Voleibol feminino sublinha a qualidade e o crescimento da modalidade em Portugal.
Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Sofia Costa
Árbitro de Reserva no jogo SL Benfica x CD Heidelberg Las Palmas (Espanha), da Liga dos Campeões femininos, no dia 23 Outubro.
Ocisa Haro Rioja (Espanha) x Buducnost Podgorica (Montenegro), da Challenge Cup femininos – 32 avos-de-final, no dia 30 de Outubro.
Pamesa Teruel (Espanha) x Maccabi Tel-Aviv (Israel), da Challenge Cup masculinos – 32 avos-de-final, no dia 11 de Novembro.
Maccabi Tel-Aviv (Israel) x Pamesa Teruel (Espanha), da Challenge Cup masculinos – 32 avos-de-final, no dia 12 de Novembro.
Vítor Gonçalves
Guaguas Las Palmas (Espanha) x MAV Foxconn Szekesfehervar (Hungria), da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões masculinos, no dia 30 de Outubro.
PGE Projekt Warszawa (Polónia) x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões masculinos, no dia 21 de Janeiro de 2026.
Eczacibasi Istanbul (Turquia) x Numia Vero Volley Milano (Itália), da Pool C da Liga dos Campeões femininos, no dia 7 de Janeiro de 2026.
Ricardo Ferreira
Trentino Itas (Itália) x Tours (França), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2026.
Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no 13 de Janeiro de 2026.
Levallois Paris Saint-Cloud (França) x KS Developres Rzeszow (Polónia), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Dezembro.
Pedro Pinto
PGE Budowlani Lodz (Polónia) x Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no dia 6 de Janeiro de 2026.
Ankara Zeren Spor Kulübü (Turquia) x A. Carraro Prosecco DOC Conegliano (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 27 de Janeiro de 2026.
Nuno Maia
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Volley Schonenwerd (Suíça), da Taça CEV masculinos 32 avos-de-final, em data a definir.
Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, da Taça CEV femininos – 16 avos-de-final, no dia 3 de Dezembro.
Tourcoing Lille Métropole (França) x Equipa apurada na fase anterior, da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, no dia 6 de Janeiro de 2026.
José Caramez
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Draisma Dynamo Apeldoorn (Países Baixos), da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, em data a definir.
R
O Sport Lisboa e Benfica está de regresso à CEV Champions League de Voleibol feminino, 50 anos após a sua última participação na principal competição europeia de clubes. E enfrenta o seu primeiro desafio já amanhã (19h30) no Pavilhão Fidelidade: a recepção ao CD Heidelberg Las Palmas, campeão espanhol, na 1.ª mão da 2.ª Ronda de qualificação.
O SL Benfica, campeão nacional de Voleibol feminino da época 2024/25, começa amanhã a sua caminhada na mais prestigiada competição de clubes europeus: a Liga dos Campeões 2025/2026 (CEV Zeren Group Champions League Volley), onde foi a primeira equipa portuguesa feminina (as Marias) a atingir os quartos-de-final da então designada Taça dos Campeões Europeus (1968, 1970 e 1973).
A nova aventura das águias da Luz começa em casa, no Pavilhão Fidelidade, e o primeiro obstáculo no caminho para a fase de grupos é o CD Heidelberg Las Palmas, actual campeão espanhol da Liga Iberdrola. O jogo da 1.ª mão da 2.ª Ronda de qualificação está agendado para as 19h30 de quinta-feira e a arbitragem estará a cargo de Olivier Guillet (França) e Ilaria Vagni (Itália). Sofia Costa será o Árbitro de Reserva. Mais informações aqui
Este embate marca o ponto de partida do sonho europeu da equipa encarnada, que se sagrou campeã portuguesa em 2024/2025, 50 anos após o seu último título nacional.
A formação lisboeta, agora liderada pelo brasileiro Henrique Furtado, procurará vincar o seu valor, que lhe valeu o campeonato anterior e a Supertaça em 2024 e 2025, enfrentando uma equipa espanhola que se apresenta com o estatuto de campeã da sua liga e que possui jogadoras experientes no seu plantel.
O CD Heidelberg, sediado em Las Palmas de Gran Canária, chega a Lisboa com a ambição de garantir um bom resultado para a segunda mão, apesar de na pré-temporada (Setembro de 2025), no Torneio Internacional de Voleibol da Gran Canária, em Las Palmas, ter perdido (0-3: 24-26, 21-25 e 23-25) com o FC Porto.
Após o encontro na capital portuguesa, o Benfica viaja para Espanha para disputar a decisiva 2.ª mão, agendada para o dia 29 de Outubro. Mais informações aqui
Caso consiga superar o CD Heidelberg Las Palmas, o SL Benfica terá pela frente um adversário de peso na derradeira ronda de qualificação: as eslovenas do Banka Branik Maribor. O vencedor desse último play-off garantirá o seu lugar na prestigiada Pool B da 4.ª Ronda (Fase de Grupos), juntando-se a gigantes europeus como o Fenerbahçe (Turquia), Lódz (Polónia) e Novara (Itália).
O sonho europeu do Benfica está lançado e com a promessa de emoções fortes.
Em declarações ao site do SL Benfica, o treinador brasileiro Henrique Furtado partilhou o seu entusiasmo:
“Vestir a camisola do Benfica numa competição tão importante como a Champions League é realmente um motivo de muita alegria para todos nós” e “ter a possibilidade de viver isso a representar o Benfica é uma honra muito grande para todos nós.”
Sobre o adversário, Henrique Furtado antecipa um jogo difícil. O CD Heidelberg Las Palmas “é uma equipa de muita qualidade, campeã também, e que tem uma experiente distribuidora, que joga com muita velocidade“. O técnico espera “um jogo sem favoritos, mas que, com certeza, vai exigir muito da nossa equipa“, reforçando a importância dos adeptos para levar “uma vantagem para o 2.º jogo“, já que a decisão não será conhecida em casa.
A central norte-americana Claudia Dillon também destacou a relevância da competição para si e para o clube:
“Significa muito, poder jogar [na Champions League] é uma grande oportunidade. Para mim, vinda do Brasil, isto era algo pelo qual estava muito entusiasmada, por poder jogar não só em Portugal, mas também contra todas estas outras equipas, por isso significa muito para mim.”
Dillon sublinhou as ambições da equipa, frisando que as “expectativas são muito altas” e que a mentalidade passa por “entrar com tudo no jogo, tentar ganhar os pontos, tentar animar o público e ter boa energia.” O objectivo principal, “obviamente, é vencer“, de modo a garantir o apuramento para a próxima fase da Champions e continuar a crescer na Liga Solverde.pt.
Para além do duelo ibérico, o arranque da Liga dos Campeões apresenta outros jogos dignos de interesse.
O Olympiacos Piraeus, campeão grego, defronta a equipa belga Asterix Avo Beveren numa eliminatória de duas mãos com pouca margem para erro. O vencedor deste embate terá pela frente o Vasas Óbuda Budapest, da Hungria. O Beveren, embora tenha tido um percurso difícil na época passada (eliminado no grupo que tinha o eventual campeão, Conegliano), possui tradição europeia, mas o Olympiacos tem um registo favorável frente às belgas (venceu-as em dois sets directos na fase de qualificação de 2021/22).
A competição marca também a estreia do Janta Volej Kisela Voda, da Macedónia do Norte, que procura aumentar a sua visibilidade internacional. A equipa defrontará o ZOK Gacko RD Swisslion, da Bósnia e Herzegovina. Para ambos os clubes, esta eliminatória é uma oportunidade marcante de avançar na principal competição europeia de clubes. O vencedor deste confronto seguirá para a próxima ronda para medir forças com as francesas do Volero Le Cannet.
Equipas como o OK Dinamo Zagreb e o Maritza Plovdiv juntar-se-ão à competição na fase seguinte.
Outras equipas portuguesas de voleibol feminino vão ter igualmente desafios de grande nível nas competições europeias, com a Taça CEV a apresentar confrontos particularmente difíceis.
O Sporting Clube de Portugal irá disputar a Taça CEV, defrontando o Vandoeuvre Nancy, uma equipa francesa anteriormente treinada pelo português André Sá, nos 16 avos-de-final. A primeira mão terá lugar em França, no dia 26 de Novembro (19h30 locais), seguindo-se o jogo de todas as decisões, a segunda mão, no Pavilhão João Rocha, Alvalade, no dia 3 de Dezembro (19h30).
Por sua vez, o Futebol Clube do Porto terá pela frente um colosso do Voleibol europeu, as turcas do Galatasaray, naquele que é um dos embates mais aliciantes desta fase da competição. As azuis e brancas jogarão o primeiro encontro em casa, na Dragão Arena, a 26 de Novembro (20h00), com a segunda mão a disputar-se no dia 3 de Dezembro (19h30 locais) na Turquia, onde a atmosfera costuma ser de grande intensidade.
Em 2024/2025, a equipa de seniores femininos do FC Porto perdeu (1-3: 13-25, 25-23, 9-25 e 22-25) com o CS Volei Alba Blaj no jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Taça CEV e terminou a competição no 5.º posto da tabela classificativa.
As azuis e brancas tinham começado a competir na Liga dos Campeões, onde integraram um grupo muito forte (Pool C) da principal competição de clubes: o FC Porto defrontou (0-3 e 0-3) as italianas do Vero Volley Milano, equipa de Paola Egonu (MVP em Paris 2024) – considerada por muitos a melhor oposta da actualidade –, as turcas do VakifBank Istanbul (0-3 e 0-3) e as eslovenas do Calcit Kamnik (3-0 e 3-2). As portistas atingiram a fase de grupos após eliminarem as campeãs espanholas do Hidramar Gran Canaria na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, com vitórias por 3-0 (casa) e 3-2 (fora).
O Voleibol feminino voltava assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – seguido do CDUL e do SL Benfica, que foi o primeiro a atingir os quartos-de-final (1968, 1970 e 1973) –, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
Na Challenge Cup, o Sporting Clube de Braga, que conquistou o segundo lugar na Liga Solverde.pt 2024/2025, aguarda a definição do seu adversário nos 16 avos-de-final. As Guerreiras do Minho medirão forças com as vencedoras do embate entre as espanholas do Ocisa Haro Rioja e as montenegrinas do Buducnost Podgorica, beneficiando de jogar a segunda mão da eliminatória em casa, perante o seu público, no dia 3 de Dezembro (21h00). Este facto poderá ser uma importante vantagem no esforço para garantir o apuramento para a fase seguinte da competição.
A presença destas três equipas portuguesas nas competições europeias de Voleibol feminino sublinha a qualidade e o crescimento da modalidade em Portugal.
Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Sofia Costa
Árbitro de Reserva no jogo SL Benfica x CD Heidelberg Las Palmas (Espanha), da Liga dos Campeões femininos, no dia 23 Outubro.
Ocisa Haro Rioja (Espanha) x Buducnost Podgorica (Montenegro), da Challenge Cup femininos – 32 avos-de-final, no dia 30 de Outubro.
Pamesa Teruel (Espanha) x Maccabi Tel-Aviv (Israel), da Challenge Cup masculinos – 32 avos-de-final, no dia 11 de Novembro.
Maccabi Tel-Aviv (Israel) x Pamesa Teruel (Espanha), da Challenge Cup masculinos – 32 avos-de-final, no dia 12 de Novembro.
Vítor Gonçalves
Guaguas Las Palmas (Espanha) x MAV Foxconn Szekesfehervar (Hungria), da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões masculinos, no dia 30 de Outubro.
PGE Projekt Warszawa (Polónia) x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões masculinos, no dia 21 de Janeiro de 2026.
Eczacibasi Istanbul (Turquia) x Numia Vero Volley Milano (Itália), da Pool C da Liga dos Campeões femininos, no dia 7 de Janeiro de 2026.
Ricardo Ferreira
Trentino Itas (Itália) x Tours (França), da Pool A da Liga dos Campeões masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2026.
Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no 13 de Janeiro de 2026.
Levallois Paris Saint-Cloud (França) x KS Developres Rzeszow (Polónia), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 4 de Dezembro.
Pedro Pinto
PGE Budowlani Lodz (Polónia) x Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões femininos, no dia 6 de Janeiro de 2026.
Ankara Zeren Spor Kulübü (Turquia) x A. Carraro Prosecco DOC Conegliano (Itália), da Pool D da Liga dos Campeões femininos, no dia 27 de Janeiro de 2026.
Nuno Maia
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Volley Schonenwerd (Suíça), da Taça CEV masculinos 32 avos-de-final, em data a definir.
Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, da Taça CEV femininos – 16 avos-de-final, no dia 3 de Dezembro.
Tourcoing Lille Métropole (França) x Equipa apurada na fase anterior, da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, no dia 6 de Janeiro de 2026.
José Caramez
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Draisma Dynamo Apeldoorn (Países Baixos), da Taça CEV masculinos – 16 avos-de-final, em data a definir.
Raquel Portela
Avarca de Menorca (Espanha) x THY Istanbul (Turquia), da Taça CEV femininos – 16 avos-de-final, no dia 3 de Dezembro.
Voleibol de Praia
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Elite16 Cape Town (África do Sul), de 22 a 26 de Outubro.
Campeonato do Mundo de Seniores, em Adelaide, na Austrália, de 14 a 23 de Novembro.
Mais informações em cev.eu