A Praia da Baía, em Espinho, prepara-se para acolher, a partir de amanhã as Finais da Taça das Nações de Voleibol de Praia (CEV Beach Nations Cup). Com a competição de “país contra país” no centro das atenções, o sorteio ditou um percurso exigente para as duplas portuguesas, que terão de enfrentar adversários de renome logo desde o arranque. A entrada é gratuita e espera-se uma moldura humana expressiva para apoiar as equipas nacionais neste prestigiado evento.
Na Pool B de masculinos, o sorteio colocou as duplas portuguesas diante de adversários de peso, prometendo duelos de alto nível. Os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa e os tricampeões nacionais João Pedrosa e Hugo Campos terão de se superar para garantir um lugar nas fases seguintes.
Amanhã, quinta-feira, a jornada começa com o confronto frente à Dinamarca. Às 13h30, Gonçalo e Tomás Sousa medem forças com Nicolai Hovmann e Christian Andersen, seguindo-se, às 14h15, o embate entre João Pedrosa/Hugo Campos e Mads Møllgaard/Kristoffer Abell.
A sexta-feira trará novos desafios: os irmãos Sousa defrontam os austríacos Julian Hörl e Philipp Waller (9h45), enquanto Pedrosa e Campos terão pela frente (10h30) os experientes Timo Hammarberg e Tim Berger.
O final de sexta-feira reserva um dos momentos mais aguardados para a dupla Pedrosa/Campos, que irá defrontar (14h00) os poderosos vikings Anders Mol e Christian Sandlie Sorum. Esta é a dupla mais conceituada presente em Espinho, número um do mundo, com duas medalhas olímpicas (ouro em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024), um título mundial e quatro títulos do EuroBeachVolley. Os compatriotas noruegueses Hendrik Mol e Mathias Berntsen serão os adversários de Gonçalo e Tomás Sousa (13h15), encerrando um dia que promete ser de grande intensidade para as cores nacionais.
Também no sector feminino, as duplas portuguesas de Gabriela Coelho/Mariana Maia e Vanessa Paquete/Raquel Lacerda terão de demonstrar todo o seu valor perante adversárias internacionais de mérito, na Pool B.
Amanhã, Portugal inicia a sua participação defrontando a Estónia. Gabriela Coelho e Mariana Maia serão as primeiras a entrar em campo, às 11h45, para defrontar Heleene Hollas e Keira Liina Lukas. Segue-se, às 12h30, o confronto entre Vanessa Paquete/Raquel Lacerda e Eva Liisa Kuivonen/Liisa-Lotta Jürgenson.
Seguem-se as duplas espanholas. Às 17h00, Gabriela Coelho e Mariana Maia terão pela frente Sofía González Racero e Ana Vergara, e às 18h00, Vanessa Paquete e Raquel Lacerda jogarão com as medalhistas de prata do EuroBeachVolley 2023, Daniela Álvarez e Tania Moreno, que também competiram em Paris.
Sexta-feira com os encontros frente à Ucrânia: Vanessa Paquete/Raquel Lacerda defrontam Maryna Hladun/Tetiana Lazarenko, e Gabriela Coelho/Mariana Maia jogam com Valentyna Davidova/Anhelina Khmil, uma força em ascensão no continente.
De referir que, e para além do contingente estrangeiro, a equipa de arbitragem contará com seis árbitros portugueses: Rui Carvalho, Sandra Deveza, Sérgio Pereira, Maria Michelle Ferreira, Daniel Fernandes e Joana Brito.
O torneio masculino em Espinho conta com um elenco de luxo, incluindo nove atletas olímpicos e três medalhados olímpicos e campeões mundiais.
Calendário da competição: As oito nações qualificadas foram divididas em dois grupos de quatro. As três melhores duplas de cada grupo avançam para as eliminatórias: os vencedores dos grupos qualificam-se directamente para as meias-finais, enquanto as duplas classificadas em segundo e terceiro lugar disputam os quartos-de-final.
A fase de grupos feminina decorre de quinta a sexta-feira, sendo os quartos-de-final realizados na sexta-feira. As meias-finais estão agendadas para sábado e o tão aguardado jogo da medalha de ouro terá lugar no domingo, prometendo um encerramento emocionante para este prestigiado torneio.
Mais informações AQUI
Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia
Rui Carvalho
BPT Elite16 Hamburg (Alemanha), de 27 a 31 de Agosto.
Beach Pro Tour Challenge do México, de 1 a 5 de Outubro.
Beach Pro Tour Elite16 Cape Town (África do Sul), de 22 a 26 de Outubro.
Campeonato do Mundo de Seniores, em Adelaide, na Austrália, de 14 a 23 de Novembro.