A tão aguardada temporada da Liga dos Campeões – masculinos (CEV Champions League) está prestes a começar, e o sorteio realizado hoje no Luxemburgo ditou um desafio de peso para o Sporting Clube de Portugal. Os leões de Alvalade, campeões nacionais em título, foram colocados no Grupo D, um verdadeiro grupo da morte, que promete emoções fortes e um reencontro especial para o Voleibol português.
O Sporting CP terá pela frente adversários de alto calibre. Um dos destaques é o Aluron CMC Warta Zawiercie, finalista da última edição da competição e equipa onde actua o distribuidor da Selecção Portuguesa, Miguel Tavares Rodrigues. Este confronto promete ser um dos pontos altos da fase de grupos, colocando frente a frente o Voleibol nacional e uma das grandes potências europeias.
Além do Aluron CMC Warta Zawiercie, o Grupo D conta ainda com o Asseco Resovia Rzeszów, num escaldante dérbi polaco, e a equipa alemã do SVG Luneburg. A presença de três equipas de topo, incluindo o vice-campeão em título, eleva a fasquia para os sportinguistas, que terão de apresentar o seu melhor Voleibol para passarem à fase seguinte.
A competição, que já tem 17 das 20 equipas definidas, promete ser feroz. Os vencedores de cada grupo avançam directamente para os quartos-de-final, enquanto os segundos classificados e o melhor terceiro classificado seguirão para os play-offs.
Grupo A: Trentino Itas (ITA), Ziraat Bankkart Ankara (TUR), Tours VB (FRA), Vencedor dos Jogos 3.ª Eliminatória 25/26.
Grupo B: Bogdanka LUK Lublin (POL), Galatasaray Istanbul (TUR), Knack Roeselare (BEL), Halkbank Ankara (TUR).
Grupo C: Berlin Recycling Volleys (ALE), Sir Sicoma Monini Perugia (ITA), VK Lvi Praha (CZE), Vencedor dos Jogos 3.ª Eliminatória 27/28.
Grupo D: Aluron CMC Warta Zawiercie (POL), SVG Luneburg (ALE), Sporting CP Lisboa (POR), Asseco Resovia Rzeszów (POL).
Grupo E: Cucine Lube Civitanova (ITA), PGE Projekt Warszawa (POL), Volley Haasrode Leuven (BEL), Montpellier HSC VB (FRA).
Desafio e oportunidade de ouro
Para o Sporting CP, a fase de grupos da Liga dos Campeões será um teste exigente e uma oportunidade de ouro para medir forças com a elite do Voleibol europeu. O reencontro com Miguel Tavares Rodrigues, um dos grandes nomes do Voleibol português, acrescenta um toque especial a esta jornada europeia dos leões. Conseguirá o Sporting surpreender neste grupo tão competitivo?
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional de seniores masculinos pela 7.ª vez ao vencer na Luz, no dia 7 de Maio, o pentacampeão Sport Lisboa e Benfica por 3-1 (21-25, 26-24, 25-23 e 25-20), no quinto e último jogo do Play-off do Apuramento do Campeão Nacional – 2.ª Fase da Liga Una Seguros.
Após perder os dois primeiros jogos da final, o Sporting conseguiu uma reviravolta, vencendo os três jogos seguintes. Este foi o primeiro título do Sporting desde 2017/18. O Sporting de Espinho lidera o ranking de títulos com 18, seguido pelo Técnico (13) e pelo Benfica (12). O Play-off do Título da Liga Una Seguros foi uma espécie de tira-teimas final, já que os rivais lisboetas tinham repartido as vitórias na fase regular e nas últimas competições que disputaram.
Na Challenge Cup, o SL Benfica vai defrontar os croatas do Medimurje Centrometal na 1.ª Eliminatória, agendada para Novembro, com o vencedor a encontrar nos 16 avos-de-final o Arcada Galati (Roménia) ou o Levoranta Sastamala (Finlândia).