EGL: PORTUGUESAS A CAMINHO DA SUÉCIA

A Selecção Nacional de Seniores Femininos viaja hoje para a Suécia, onde tem encontro marcado com as suas congéneres sueca e romena no Torneio 4 da European Golden League 2025.

O Suécia x Portugal de quinta-feira marca o arranque da Golden League 2025 feminina. O jogo, a disputar no Idrottshuset Orebro (15h00, em Portugal), será arbitrado por Kenneth Aro (Finlândia) e Marie-Catherine Boulanger (Bélgica). Mais informações AQUI

O jogo de Portugal com a Roménia está agendado para sexta-feira (17h00). Mais informações AQUI

Os últimos embates entre lusitanas e nórdicas aconteceram em 2022 na European Silver League. Portugal começou por vencer na Suécia (3-2: 25-22, 21-25, 25-18, 21-25 e 15-13), mas acabou por perder em Santo Tirso (2-3: 13-25, 25-21, 24-26, 32-30 e 19-21) e na final (0-3: 19-25, 21-25 e 16-25), disputada na localidade sueca de Lund.

Agora, e após a memorável vitória na European Silver League em 2024, as portuguesas, sob a liderança do Seleccionador Hugo Silva, encaram agora o desafio de consolidar a sua posição na elite do Voleibol europeu.

EGL 2025

Entre 29 e 31 de Maio, Portugal integra o Torneio 4 da Golden League, defrontando a anfitriã Suécia (quinta-feira, 15h00) e a Roménia (sexta-feira, 17h00).

A comitiva portuguesa partiu do Porto ao princípio da tarde de hoje, devendo chegar pelas 18h15 locais a Viena, capital da Áustria, de onde seguirá para Estocolmo, estando a chegada à capital sueca prevista para as 22h40 locais.

Todos os jogos de Portugal serão transmitidos em directo na Sport TV.

O regresso a casa está marcado para 6 a 8 de Junho, no Torneio 5, em Vila do Conde, onde as portuguesas medirão forças com a Ucrânia (sexta-feira, 21h00) e a Eslovénia (domingo, 15h00). Eslovénia e Ucrânia defrontam-se no sábado (17h00).
A equipa de arbitragem para os jogos em Vila do Conde será composta por Pedro Pinto (Portugal), Helena Geldof (Países Baixos) e David Fernandez (Espanha). Todas as informações em fpvoleibol.pt/goldenleague2025w

Os jornalistas interessados em cobrir o Torneio 5 em Vila do Conde devem efectuar o pedido de acreditação através do portal da Federação Portuguesa de Voleibol AQUI

A fase de grupos culminará entre 13 e 15 de Junho, no Torneio 9, na Hungria, com Portugal a defrontar Montenegro e a seleção anfitriã.
As quatro melhores classificadas da fase de grupos garantirão um lugar na Final Four, agendada para 28 e 29 de Junho em Angelholm, na Suécia. Todos os jogos AQUI

Apesar de antever uma jornada exigente, o Seleccionador Nacional, Hugo Silva, mostra-se confiante:
O verdadeiro desafio começa agora: consolidar esta equipa jovem para assegurar a permanência na Golden League a longo prazo e competir em provas que elevem o seu prestígio. Será uma jornada exigente, com muitos sacrifícios e desafios, mas cada esforço valerá a pena.”

O técnico sublinha a mentalidade necessária para este nível de competição:
Quem está ao serviço de uma Selecção tem de pensar sempre em objectivos ambiciosos. Mas temos de ter consciência de que é uma competição na qual já não estávamos há muito tempo. Tivemos uma presença [em 2018], que não foi feliz, e o que queremos acima de tudo é continuarmos a competir a este nível. Sabemos que vão ser embates difíceis, mas estamos a preparar-nos para isso e estes treinos vão servir também para consolidar uma mentalidade ganhadora.”

Sonhos concretizados e ambição colectiva

A chamada para a Selecção Nacional é um momento único para qualquer atleta, e a jovem Sofia Gouveia, zona 4 do Castêlo da Maia GC, que faz a sua primeira aparição na equipa sénior, partilha a sua emoção:
Eu recebi a notícia através de chamadas e mensagens das minhas amigas e então foi tipo um choque gigantesco. Foi mesmo muito bom. Fiquei mesmo muito feliz e orgulhosa por ter esta oportunidade. Desde pequenina que tenho este bichinho do Voleibol e sempre tive este sonho de poder vir a integrar a Seleção Sénior… Nunca desisti, trabalhei muito e o que posso dizer é: não desistam dos sonhos, porque se trabalharem vão conseguir concretizá-los.”

Qualificação para o Europeu 2026 no horizonte

Para além da European Golden League, a Seleção Nacional mantém o foco na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2026. Após uma vitória por 3-0 na Geórgia e uma derrota em casa frente à Espanha no ano passado, Portugal tem dois jogos decisivos agendados para 2025: frente à Espanha, em Lugo, a 6 de Agosto, e com a Geórgia, em Santo Tirso, a 10 de Agosto.

Com um calendário recheado de desafios e a motivação em alta, a expectativa é que esta temporada marque um novo capítulo de sucesso para o Voleibol feminino português.

COMITIVA

Team Manager: Arnaldo Rocha
Treinador Principal: Hugo Silva
Treinador Adjunto: Filipe Vitó
Scouter: João Campos
Fisioterapeuta: Rita Cardoso

ATLETAS

DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (SC Braga) e Mariana Garcez (SL Benfica)

LIBEROS
Raquel Moreno (Vitória SC) e Matilde Calado Rodrigues (SC Braga)

OPOSTAS
Maria Reis Lopes (SC Braga) e Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA)

ZONAS 4
Alice Clemente (SL Benfica), Ana Rui Monteiro (FC Porto), Margarida Maia (SC Braga) e Sofia Gouveia (Castêlo da Maia GC)

CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP), Joana Garcez (SL Benfica), Raissa Cassamá (Vitória SC) e Marlene Pereira (Leixões SC)

Árbitros portugueses em acção
na Golden League – femininos

Pedro Pinto
Eslovénia x Ucrânia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Vila do Conde.
Portugal x Eslovénia, da European Golden League – Femininos, no dia 8 de Junho, em Vila do Conde.

Ricardo Ferreira
Croácia x Espanha, da European Golden League – Femininos, no dia 6 de Junho, em Espanha.
Suécia x Croácia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Espanha.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: