EUROPEAN GOLDEN LEAGUE – FEMININOS

A Selecção Nacional de Seniores Femininos já está em campo, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, a ultimar os preparativos para a tão aguardada European Golden League 2025. Após a memorável vitória na European Silver League em 2024, as portuguesas, sob a liderança do Seleccionador Hugo Silva, encaram agora o desafio de consolidar a sua posição na elite do Voleibol europeu.

Formado por 15 atletas, o grupo de trabalho foca-se na estreia na competição, que acontece entre 29 e 31 de Maio, na Suécia. Portugal integrará o Torneio 4 da Golden League, defrontando as seleções anfitriã e da Roménia.
O regresso a casa está marcado para 6 a 8 de Junho, no Torneio 5, em Vila do Conde, onde as portuguesas medirão forças com a Ucrânia e a Eslovénia. Todos os jogos serão transmitidos pela Sport TV e a equipa de arbitragem para os jogos em Vila do Conde será composta por Pedro Pinto (Portugal), Helena Geldof (Países Baixos) e David Fernandez (Espanha). Todas as informações em fpvoleibol.pt/goldenleague2025w

Os jornalistas interessados em cobrir o Torneio 5 em Vila do Conde devem efectuar o pedido de acreditação através do portal da Federação Portuguesa de Voleibol AQUI

A fase de grupos culminará entre 13 e 15 de Junho, no Torneio 9, na Hungria, com Portugal a defrontar Montenegro e a seleção anfitriã.
As quatro melhores classificadas da fase de grupos garantirão um lugar na Final Four, agendada para 28 e 29 de Junho em Angelholm, na Suécia.

Apesar de antever uma jornada exigente, o Seleccionador Nacional, Hugo Silva, mostra-se confiante:
O verdadeiro desafio começa agora: consolidar esta equipa jovem para assegurar a permanência na Golden League a longo prazo e competir em provas que elevem o seu prestígio. Será uma jornada exigente, com muitos sacrifícios e desafios, mas cada esforço valerá a pena.”

O técnico sublinha a mentalidade necessária para este nível de competição:
Quem está ao serviço de uma Selecção tem de pensar sempre em objectivos ambiciosos. Mas temos de ter consciência de que é uma competição na qual já não estávamos há muito tempo. Tivemos uma presença [em 2018], que não foi feliz, e o que queremos acima de tudo é continuarmos a competir a este nível. Sabemos que vão ser embates difíceis, mas estamos a preparar-nos para isso e estes treinos vão servir também para consolidar uma mentalidade ganhadora.”

Sonhos concretizados e ambição colectiva

A chamada para a Selecção Nacional é um momento único para qualquer atleta, e a jovem Sofia Gouveia, zona 4 do Castêlo da Maia GC, que faz a sua primeira aparição na equipa sénior, partilha a sua emoção:
Eu recebi a notícia através de chamadas e mensagens das minhas amigas e então foi tipo um choque gigantesco. Foi mesmo muito bom. Fiquei mesmo muito feliz e orgulhosa por ter esta oportunidade. Desde pequenina que tenho este bichinho do Voleibol e sempre tive este sonho de poder vir a integrar a Seleção Sénior… Nunca desisti, trabalhei muito e o que posso dizer é: não desistam dos sonhos, porque se trabalharem vão conseguir concretizá-los.”

Matilde Rodrigues, libero do SC Braga, vice-campeão nacional, destaca a importância do ritmo competitivo e da união do grupo:
Por um lado, foi uma época longa, muito competitiva, e de facto tivemos pouco tempo para descansar, mas, pronto, agora temos que fazer valer a parte positiva disso, porque estamos com um ritmo muito elevado e acho que temos de trazer isso para os treinos da Selecção. Colectivamente, damo-nos todas bem, temos muito em comum com o ano passado, há uma ou outra cara nova, mas que recebemos de braços abertos e que nos têm ajudado bastante. Acho que isso é o mais importante: temos de fazer valer o colectivo, pois temos todas o mesmo objectivo.”

Do estrangeiro, a oposta Júlia Kavalenka, que atua em Itália, reflete sobre o impacto da vitória na Silver League:
Eu acho que o facto de nós termos ganho a Silver League demonstrou que o Voleibol feminino português está a crescer e muito. E acho que ajudou também um bocado as equipas portuguesas a pensarem em investir mais, se calhar a não irem só buscar estrangeiras para o campeonato português, mas apostar mais nas portuguesas.”

Ana Figueiras realça o desafio e a responsabilidade acrescida:
Sabemos que vamos encontrar equipas de um nível superior ao da Silver League, vai ser um grande desafio para nós, mas isso também acarreta uma responsabilidade e um crescimento que eu acredito que vai haver da nossa parte este ano. Enfrentarmos selecções melhores faz com que o nosso nível também suba.”
A distribuidora do SC Braga mostra-se confiante na coesão do grupo:
No ano passado não traziamos a responsabilidade de termos ganho uma competição, mas a nossa equipa está bem e se tivermos confiança e todas unidas, sabemos que podemos ganhar jogos. E o grupo está cada vez mais cimentado, já nos conhecemos melhor, já temos mais brincadeiras entre nós e isso é muito bom para o espírito do grupo.”

Qualificação para o Europeu 2026 no horizonte

Para além da European Golden League, a Seleção Nacional mantém o foco na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2026. Após uma vitória por 3-0 na Geórgia e uma derrota em casa frente à Espanha no ano passado, Portugal tem dois jogos decisivos agendados para 2025: frente à Espanha, em Lugo, a 6 de Agosto, e com a Geórgia, em Santo Tirso, a 10 de Agosto.

Com um calendário recheado de desafios e a motivação em alta, a expectativa é que esta temporada marque um novo capítulo de sucesso para o Voleibol feminino português.

CONVOCADAS

DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (SC Braga) e Mariana Garcez (SL Benfica)

LIBEROS
Raquel Moreno (Vitória SC) e Matilde Calado Rodrigues (SC Braga)

OPOSTAS
Maria Reis Lopes (SC Braga) e Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA)

ZONAS 4
Alice Clemente (SL Benfica), Ana Rui Monteiro (FC Porto), Margarida Maia (SC Braga), Leonor Coelho (SC Braga) e Sofia Gouveia (Castêlo da Maia GC)

CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP), Joana Garcez (SL Benfica), Raissa Cassamá (Vitória SC) e Marlene Pereira (Leixões SC)

Árbitros portugueses em acção
na Golden League – femininos

Pedro Pinto
Eslovénia x Ucrânia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Vila do Conde.
Portugal x Eslovénia, da European Golden League – Femininos, no dia 8 de Junho, em Vila do Conde.

Ricardo Ferreira
Croácia x Espanha, da European Golden League – Femininos, no dia 6 de Junho, em Espanha.
Suécia x Croácia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Espanha.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: