Em França, o Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, perdeu (1-3: 25-18, 17-25, 18-25 e 20-25) na deslocação a Montpellier e ocupa o 12.º e penúltimo lugar da Marmara SpikeLigue, o principal campeonato gaulês. O zona 4 da Selecção Nacional, que foi eleito o melhor jogador do mês de Janeiro, contabilizou 8 pontos (7 ataques e 1 bloco). Imagem: SNVBA
Na 22.ª jornada, agendada para o dia 22 de Fevereiro, o campeão francês em título visita o Tourcoing Lille Métropole (4.º), antiga equipa de Carlos Teixeira, Miguel Tavares Rodrigues e… Lourenço Martins (época de 2020/2021).
Nas competições internacionais, os campeões franceses do SNVBA, que perderam (1-3: 25-20, 20-25, 21-25 e 23-25) na recepção ao Olympiakos Piraeus, visitam a equipa grega no dia 27 de Fevereiro no Play-off da Liga dos Campeões.
O Nice Volley-Ball, de Bruno Dias, recebeu e derrotou pela margem máxima (3-0: 25-22, 25-20 e 25-21) o Tourcoing e mantém-se no 7.º lugar. O distribuidor português facturou por 4 vezes (2 ataques, 1 bloco e 1 serviço).
Na 22.ª jornada, agendada para o dia 22 de Fevereiro, o Nice visita o Arago de Sète (10.º).
O Aluron Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, recebe amanhã o CHKS Chelm nos quartos-de-final da Taça da Polónia (Tauron Pucharu Polski), disputada pelas equipas de Jastrzebski Wegiel, Aluron CMC Warta Zawiercie, PGE Projekt Warszawa, Bogdanka Luk Lublin, Zaksa Kedzierzyn-Kozle, Steam Hemarpol Norwid Czestochowa, WKS Czarni Radome e CHKS Chelm. A final será realizada na Arena Tauron, na cidade de Cracóvia, de 12 a 13 de Abril. Imagem: AWZ
Na 25.ª jornada da PlusLiga, o Zawiercie perdeu (1-3: 22-25, 25-17, 22-25 e 19-25) na visita ao PGE GiEK Skra Belchatów, mas continua na vice-liderança do principal campeonato polaco.
Na 26.ª jornada da PlusLiga, agendada para o dia 22 de Fevereiro, o Zwariercie recebe o Slepsk Malow Suwalki (10.º).
Nas competições europeias, a equipa do distribuidor da Selecção Nacional vai enfrentar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões o vencedor da eliminatória a disputar no Play-off entre as equipas alemãs do LKH Arena Luneburg e do Berlin Recycling Volleys. No primeiro jogo, o Luneburg venceu por 3-2.
O CDV Río Duero Soria, de Bruno Cunha, regressou aos triunfos ao receber e vencer (3-1: 25-12, 13-25, 25-18 e 25-20) o CV Melilla – carrasco da AJ Fonte de Bastardo na Challenge Cup e seu futuro adversário na Taça do Rei de Espanha – e assumiu a vice-liderança isolada na Superliga.
O oposto da Selecção Nacional, que lidera a tabela dos melhores pontuadores, foi o melhor pontuador, a par do seu colega de equipa José Villalba, com 19 pontos (17 ataques, 1 bloco e 1 serviço).
No dia 1 de Março, o Soria visita o Club Vóley Palma, 12.º e último classificado.
Antes disso, e já na quinta-feira, começa a disputar a Copa do Rey (Taça do Rei), juntamente com mais sete equipas da Superliga: CV Guaguas – defende o título –, Conectabalear CV Manacor, UPV Léleman Conqueridor, CV Melilla, Unicaja Costa de Almería, Pamesa Teruel Voleibol e Cisneros Alter.
No dia 21 de Fevereiro, Soria defronta o CV Melilla nos quartos-de-final. Ver mais informações AQUI
Por seu turno, o Grupo Rafael Afonso San Roque, de José Pinto, recebeu e derrotou (3-0: 25-21, 27-25 e 25-15) o Club Vóley Palma, com o oposto português a facturar 10 pontos (8 ataques, 1 bloco e 1 serviço).
No dia 1 de Março, o San Roque (8.º) visita o UPV Leleman Conqueridor (3.º).
No Japão, o Tokyo Great Bears, de Alexandre Ferreira, que está actualmente no 4.º lugar da SV League, recebe o Toray Arrows Shizuoka (9.º) nos dias 19 e 20 de Fevereiro.
Na Roménia, o Sport Club Municipal Zalau, de Filip Cveticanin, que ocupa o 6.º lugar na Divizia A1, recebeu e venceu (3-0: 25-22, 25-14 e 25-17) o CS “Universitatea” Cluj.
Na 21.ª jornada, agendada para o dia 19 de Fevereiro, o Zalau (5.º) visita o CS Unirea Dej (9.º).
O central português é o vice-líder no ranking dos melhores centrais/blocadores.
Na Alemanha, o Helios Grizzlys Giesen (Alemanha), de Miguel Sinfrónio, vendeu cara a derrota (2-3: 18-25, 25-20, 23-25, 25-13 e 12-15) no recinto do SVG Luneburg , actual 2.º classificado na 1.Bundesliga.
No dia 22 de Fevereiro, o Giesen (5.º) recebe o ASV Dachau, actual 10.º classificado.
Em Itália, e terminada a segunda volta da fase regular da Serie A2 Tigotà Girone B, o Imd Concorezzo, de Júlia Kavalenka, está a lutar pela permanência na Pool Salvezza A2 Tigotà. Na primeira jornada, o Concorezzo recebeu e derrotou (3-0: 25-22, 25-18 e 25-22) o Fgl-Zuma Castelfranco Pisa.
A oposta lusa foi a segunda melhor pontuadora do jogo ao contabilizar 20 pontos (17 ataques, 2 blocos e 1 serviço).
No dia 19 de Fevereiro, o Concorezzo visita o Bam Mondovì.
Na Superlega Pallavolo, o Gioiella Prisma Taranto Volley (Itália), de Diogo Fevereiro, visitou o Cucine Lube Civitanova, tendo saído de casa do actual 3.º classificado com uma derrota por 1-3 (25-17, 11-25, 24-26 e 22-25).
No dia 23 de Fevereiro, o Prisma Taranto, que ocupa o 11.º e penúltimo lugar da tabela classificativa, visita o Valsa Group Modena (8.º).
Nos Países Baixos, e depois de ter vencido a fase regular da Eredivisie (I Divisão), o Nova Technology Lycurgus BV, de Nuno Marques, que juntamente com Orion Stars, Draisma Dynamo e Prima Donna Kaas Huizen, vai representar os Países Baixos na primeira edição da BeNe Conference (Bélgica e Países Baixos), defronta os belgas do Volley Haasrode Leuven no dia 22 de Fevereiro.
Nas meias-finais da Taça neerlandesa, disputadas a duas mãos, o Lycurgus vai enfrentar o Orions Stars, detentor do troféu, a 25 de Fevereiro (casa) e 2 de Março (fora).
Na Chéquia, o Kladno Volejbal cz, de José Neves, triunfou na recepção ao Fatra Zlín (3-1: 25-19, 17-25, 25-21 e 25-16) e mantém-se no 3.º posto classificativo na Extraliga Masculina.
A equipa do distribuidor português folga na próxima jornada, agendada para o dia 27 de Fevereiro, mas antecipou o jogo da 25.ª jornada para o dia 20 de Março, altura em que recebe o SK Volejbal Ústí nad Labem, 13.º e último classificado.
Atletas / técnicos que actuam no estrangeiro e/ou com *inscrição iniciada em 2024/2025:
Processo concluído
Tokyo Great Bears (Japão) – Alexandre Ferreira
Aluron Warta Zawiercie (Polónia) – Miguel Tavares Rodrigues
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) – Lourenço Martins
Nice Volley-Ball (França) – Bruno Dias
Volero Le Cannet (França) – Nilda Hungulo Matuca
US Palaiseau (França) – Sara Teodoro
CDV Río Duero Soria (Espanha) – Bruno Cunha
CV San Roque Batán (Espanha) – José Pinto
CV Kiele Socuéllamos (Espanha) – Andria Príncipe
Club Voleibol Vall D’Hebron (Espanha) – Maria Patrício Tavares
Sport Club Municipal Zalau (Roménia) – Filip Cveticanin
OK i-Vent Maribor (Eslovénia) – Gustavo Cavalcanti
Pallavolo Concorezzo (Itália) – Júlia Kavalenka
Prisma Taranto Volley (Itália) – Diogo Fevereiro
Helios Grizzlys Giesen (Alemanha) – Miguel Sinfrónio
VBC Kaiserslautern e.V. (Alemanha) – Jéssica Cândida Soares
Nova Technology Lycurgus BV (Países Baixos) – Nuno Marques
Kladno Volejbal cz (Chéquia) – José Neves
UVC Holding Graz (Áustria) – José Jardim
Raiffeisen VC Wolfurt (Áustria) – Cristiana Branco
Békéscsabai Röplabda SE (Hungria) – Marta Hurst
Al Khowildiah (Arábia Saudita) – José Pedro Gomes
Amager VK (Dinamarca) – Arthur Galipeau
Hvidovre Volleyball Klub (Dinamarca) – José Casas
Club Omnisports de Saint-Fons (França) – Natalia Herasymiv
Association Sportive Villette Paul Bert (França) – Laura Dias
Union Sportive Wissous VB (França) – Joana Filipa Ferreira Lobo
Rieux-Villers-Brenouille Volley (França) – Mafalda Baptista Martins
DJK München-Ost e.V. (Alemanha) – Nuno Soares
FC Schüttorf 09 (Alemanha) – José Vinha
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Dina Grosu
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Ema Sofia Carneiro
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Maria Lima Antunes
Richmond Volleyball (Inglaterra) – João Alves
Dartford Volleyball Club (Inglaterra) – Mariana Cruz Santos
Darkstar Derbyshire (Inglaterra) – Marcelo Goulart
Cambridge VC (Inglaterra) – Vasco Martins Lopes
VC Strassen (Luxemburgo) – Ashley Rose Fantazia
Volleyball Club Belair (Luxemburgo) – Carlos Castro
Volleyball Papiermühle (Suíça) – Maria Cristina Sousa
(…)
Treinadores/Scouters:
Tours VB (França) – David Sousa
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – André Sá
CV Kiele Socuéllamos (Espanha) – Rúben Fevereiro
Volero Le Cannet (França) – Hélder Lourenço
Al Safa (Arábia Saudita) – Idner Martins
Barueri Volleyball Club (Brasil) – Bruno Leite
VBC Züri Unterland (Suíça) – Filipe Carrasco Soares
Volleyball Franches-Montagnes (Suíça) – Eduardo Faustino
Cork Volleyball Academy (Irlanda) – António Barros
Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem no A. Carraro Imoco Conegliano (Itália) x Vencedor da eliminatória Developres Rzeszow (Polónia) vs Allianz MTV Stuttgart (Alemanha), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 12 de Março.
Delegado de Arbitragem no Jastrzebski Wegiel (Polónia) x Vencedor da eliminatória Olympiacos Piraeus (Grécia) vs Saint-Nazaire VB Atlantique (França), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 19 de Março.
Delegado de Arbitragem na Pool E da 2.ª Ronda do Campeonato da Europa de Sub-16 Femininos (Espanha, Áustria, Finlândia e Itália), em Monforte de Lemos (Espanha), de 24 a 27 de Abril.
Sofia Costa
Pool B da 2.ª Ronda do Campeonato da Europa de Sub-16 Femininos, de 25 a 27 de Abril, em França.
Ricardo Ferreira
PGE Grot Budowlani Lodz (Polónia) x Tent Obrenovac (Sérvia), no Play-off da Liga dos Campeões – femininos, no dia 18 de Fevereiro.
Vítor Gonçalves
Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia) x Vencedor do LKH Arena Luneburg (Alemanha) vs Berlin Recycling Volleys (Polónia), dos Quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 18 de Março.
Raquel Portela
Tours VB (França) x Knack Roeselare (Bélgica), dos quartos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 26 de Fevereiro.
Voleibol de Praia
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema (Brasil), de 10 a 13 de Abril.
Beach Pro Tour Elite16 Brasília (Brasil), de 16 a 20 de Abril.
Beach Pro Tour Elite16 Ostrava (Chéquia), de 28 de Maio a 1 de Junho.
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad (Suíça), de 2 a 6 de Julho.
Beach Pro Tour Challenge Stare Jablonki (Polónia), de 21 a 24 de Agosto.
Mais informações em cev.eu