A estreia histórica da equipa de seniores femininos do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões está agendada para o dia 7 de Novembro (20h00 locais) na Arena Di Monza, frente ao Numia Vero Volley Milano, que foi finalista na última edição da Champions, perdendo na final com as suas compatriotas do A. Carraro Imoco Conegliano, da sueca Isabelle Haak, pela diferença mínima: 2-3 (14-25, 25-23, 19-25, 25-19 e 9-15).
Será o primeiro jogo das azuis e brancas na Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões e logo frente à equipa da superestrela Paola Egonu (Paris 2024 Olympics MVP), considerada por muitos a melhor oposta da actualidade.
“No próximo jogo (…) vamos jogar contra um das três melhores equipas do mundo e ninguém está preparado para as defrontar. O melhor de tudo é que começamos em casa da melhor equipa do grupo num ambiente espectacular que nos vai mostrar como vencer a este nível. Temos que aproveitar muito o momento e o que isto nos pode ensinar”, afirmou o treinador Miguel Coelho em declarações ao site dos dragões logo após o jogo da Liga Solverde.pt disputado no recinto do Castêlo da Maia GC e que terminou com a vitória das portistas por 3-0 (25-22, 25-18 e 25-19). Foto: FCP
O primeiro jogo em casa da Liga dos Campeões acontece no dia 12 de Novembro (Dragão Arena, 20h30) frente ao poderoso VakifBank Istanbul.
A verdade é que o grupo C da Liga dos Campeões tem como favoritas essas duas equipas: o Volley Milano, de Itália, e o VakifBank, da Turquia.
Vice-campeão da temporada passada, vencedor da Taça CEV (2020/21) e da Challenge Cup (2018/19), disputando ambas com o nome de Saugella Team Monza, o agora Allianz ou Numia Vero Volley Milano disputa pela quarta vez consecutiva a principal competição de clubes, tendo sido sempre eliminado da prova pelos eventuais campeões.
Nas transalpinas, o destaque vai para jogadoras como as internacionais italianas Paola Egonu e Myriam Sylla.
O VakifBank Istanbul, antiga equipa de Egonu, conquistou o troféu de campeão europeu seis vezes nas últimas 13 temporadas e tem um registo histórico positivo no confronto directo com o Vero Volley Milano, tendo vencido cinco das seis partidas disputadas nas três épocas anteriores na principal competição europeia.
Para tentar contrariar o favoritismo destas duas formações, aparecem as campeãs eslovenas do Calcit Kamnik e as campeãs portuguesas do FC Porto.
As eslovenas começam a ser habituées na competição, mas nunca venceram nenhum dos 18 jogos até agora disputados na Champions, enquanto as portistas fazem esta época a sua estreia histórica na Liga dos Campeões.
As azuis e brancas chegaram à fase de grupos depois de eliminarem as campeãs espanholas do Hidramar Gran Canaria na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, com vitórias por 3-0 (casa) e 3-2 (fora).
O Voleibol feminino volta assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – seguido do CDUL e do SL Benfica, que foi o primeiro a atingir os quartos-de-final (1968, 1970 e 1973) –, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
Ainda na Liga dos Campeões, mas em masculinos, inseridos na Pool C da 4.ª Ronda na Liga dos Campeões, os polacos do Aluron Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, recebem no dia 13 de Novembro os austríacos do Hypo Tirol Innsbruck, visitando depois, no dia 21 de Novembro, os belgas do Knack Roeselare.
Igualmente a 13 de Novembro, os alemães do Helios Grizzlys Giesen (Alemanha), de Miguel Sinfrónio, recebem os turcos do Fenerbahçe Medicana Istanbul, em jogo da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.
Na Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões, os franceses do Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, visitam os turcos do Halkbank também no dia 13, recebendo no dia 19 de Novembro os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia.
Taça CEV
A equipa de seniores masculinos do Sport Lisboa e Benfica, pentacampeão nacional* em título, vai defrontar os eslovenos do Calcit Kamnik nos 16 avos-de-final da Taça CEV.
O primeiro jogo será disputado em Lisboa, no dia 12 de Novembro (20h00), com transmissão em directo na Benfica TV, e o segundo está agendado já para o dia 19 de Novembro na Eslovénia.
No ano passado, o SL Benfica participou pela quarta vez na Liga dos Campeões, tendo sido 12.º classificado, depois de ter terminado em 4.º lugar na Pool C da Fase de grupos.
A melhor classificação registou-se em 2022, o 9.º/12.º lugar na classificação final, após terminar em terceiro no seu grupo.
Os melhores registos dos encarnados da Luz nas competições internacionais datam de 2015 e 2016, respectivamente com a conquista da medalha de prata e da medalha de bronze, ambas na Challenge Cup.
*Em 2019/20 não houve campeões nacionais
Challenge Cup
Nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, o Sporting Clube de Portugal, que este ano ergueu a II Taça Ibérica e a Supertaça 2024 portuguesa, vai defrontar os checos do Kladno Volejbal cz – equipa do distribuidor José Neves – líder isolado da Extraliga Masculina, o principal campeonato da Chéquia.
O jogo da primeira mão está agendado para o dia 12 de Novembro (19h30) no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e contará com a arbitragem de Francisco Sabroso (Espanha) e Endri Zguri (Albânia). Ver mais informações AQUI
A 2.ª mão disputa-se no dia 21 de Novembro, pelas 18h00 locais, no Kladenska Sportovni Hala, de Kladno.
Em 2019, a formação leonina classificou-se no 3.º lugar na Challenge Cup, tendo ainda registado na competição um 5.º lugar (2023), e dois 9.º lugares (2021 e 2022) nos últimos anos.
A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, que foi 5.ª classificada na última edição da competição, entra directamente nos 16 avos-de-final, defrontando os espanhóis do CV Melilla, primeiro fora (12 de Novembro, 19h00 locais, ver mais informações aqui) e depois em casa (19 de Novembro, pelas 20h30 locais, ver mais informações aqui).
Foto: SLB
A equipa de seniores femininos do SL Benfica, que fez história recentemente ao erguer a (sua primeira) Supertaça, também entra directamente nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, defrontando as gregas do AEK de Atenas, primeiro fora (6 de Novembro, pelas 19h00 locais, ver mais informações aqui) e seguidamente em casa (14 de Novembro, pelas 20h00, ver mais informações aqui).
No final do jogo entre o SL Benfica e o CD Fiães disputado no fim-de-semana, a contar para a Liga Solverde.pt, e que terminou com o resultado de 3-0 (25-12, 25-23 e 26-24) a favor das encarnadas, a zona 4 norte-americana Kyra Holt, em declarações à Benfica TV, lançou o aviso:
“Somos muito lutadoras, mas penso que, no decorrer do jogo, como no 2.º e no 3.º sets, temos de ser melhores como equipa e mais disciplinadas, para que os sets não sejam tão renhidos.”
“Há 34 anos [1990] que não tínhamos um jogo em competições europeias no Voleibol feminino. Conseguimos dar esse passo nesta época. É muito importante para o crescimento da modalidade na vertente feminina do Clube, e é muito importante para esta equipa e para todos nós, até para continuarmos a crescer enquanto equipa“, reconheceu o treinador Rui Moreira em declarações ao site do clube da Luz.
Na Challenge Cup – masculinos, os espanhóis do Grupo Rafael Afonso San Roque, de José Pinto, defrontam nos 16 avos-de-final os gregos do PAOK Thessaloniki, estando o primeiro jogo agendado para o dia 13 de Novembro, em Las Palmas, e o segundo para o dia 20, em Salónica.
Igualmente nos 16 avos, os neerlandeses do Nova Technology Lycurgus BV, de Nuno Marques, visitam o VC Lorentzweiler no dia 12 de Novembro, recebendo os luxemburgueses no dia 19 de Novembro, em jogo arbitrado pela portuguesa Sofia Costa.
Supervisores e árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Teodemiro Carvalho
Supervisor CEV no jogo Vandoeuvre Nancy VB (França) x Dresdner SC (Alemanha), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 6 de Novembro.
Arnaldo Rocha
Supervisor CEV no jogo WWK Volleys Herrsching (Alemanha) x Cisneros Alter Tenerife (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup, no dia 19 de Novembro.
Paulo Félix
Supervisor CEV no jogo Guaguas Las Palmas (Espanha) x TSV Raiffeisen Hartberg (Áustria), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 13 de Novembro.
Pedro Pinto
Levski Sofia (Bulgária) x SVG Luneburg (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 20 de Novembro.
Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) x SSC Palmberg Schwern (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Greenyard Maaseik (Bélgica) x PGE Projekt Warszawa (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Janeiro de 2025.
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) x Jihostroj Ceské Budejovice (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2025.
Ricardo Ferreira
Sir Sicoma Monini Perugia (Itália) x Jihostroj Ceské Budejovice (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 13 de Novembro.
Levallois Paris Saint Cloud (França) x Tent Obrenovac (Sérvia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Allianz Milano (Itália) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 18 de Dezembro.
Stars Doetinchem (Países Baixos) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 23 de Dezembro.
Vítor Gonçalves
Levallois Paris Saint Cloud (França) x SSC Palmberg Schwerin (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 6 de Novembro.
ACH Volley Ljubjana (Eslovénia) x PGE Projekt Warszawa (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 21 de Novembro.
Chaumont VB 52 (França) x SVG Luneburg (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 16 de Janeiro de 2025.
A. Carraro Imoco Conegliano (Itália) x Developres Rzeszów (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 22 de Janeiro de 2025.
Nuno Maia
Árbitro de reserva no FC Porto x VakifBank Istanbul (Turquia), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 12 de Novembro.
Kaposvári NRC (Hungria) x Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 13 de Novembro.
VfB Friedrichshafen (Alemanha) x Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
José Caramez
Volley Schonenwerd (Suíça) x Tours VB (França), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 13 de Novembro.
Avarca de Menorca (Espanha) x Vencedor do Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) vs Kaposvári NRC (Hungria), nos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 21 de Novembro.
Raquel Portela
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Kaposvári NRC (Hungria), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 5 de Novembro.
Trentino Itas (Itália) x CS Arcada Galati (Roménia), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
Vencedor do Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) vs Kaposvári NRC (Hungria) x Avarca de Menorca (Espanha), nos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 10, 11 ou 12 de Dezembro.
Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x VfB Friedrichshafen (Alemanha), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 14 de Novembro.
Vencedor do Orion Stars Doetinchem (Países Baixos) vs Asseco Resovia Rzeszow (Polónia) x Vencedor do Blue Volley Ostrava (Chéquia) vs VK Lvi Praha (Chéquia), dos oitavos-de-final da Taça CEV – masculinos, em data a definir.
Sofia Costa
Árbitro de reserva no SL Benfica x Calcit Kamnik (Eslovénia), , a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 12 de Novembro.
Lycurgus Gronigen (Países Baixos) x VC Lorentzweiler (Luxemburgo), 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 19 de Novembro.
Vencedor do Olympiada Neapolis Nicosia (Chipre) vs Charleroi Volley (Bélgica) x Vencedor do Panathinaikos Athens (Grécia) vs CV Cajasol Juvasa Sevilla (Espanha), dos oitavos-de-final da Challenge Cup – femininos, em data a definir.
Mais informações em cev.eu