Em 2024/2025, SL Benfica e FC Porto (femininos) participam na Liga dos Campeões e Sporting CP, AJF Bastardo e SL Benfica (femininos) na Challenge Cup.
Os clubes portugueses que participam na Liga dos Campeões de 2024/2025, disputados sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), são os primeiros a entrar em acção.
Na 1.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, o SL Benfica, pentacampeão nacional* em título, vai defrontar os campeões espanhóis e actuais campeões ibéricos do CV Guaguas Las Palmas, no dia 18 de Setembro (fora/19h00 locais) e 25 de Setembro (em casa/20h00), com a curiosidade de haver a hipótese das duas equipas se defrontarem três vezes em poucas semanas devido à realização da Taça Ibérica 2024.
Na última edição, o CV Guaguas atingiu os quartos-de-final da «Champions», tendo vencido já por oito vezes a Superliga espanhola de seniores masculinos.
Na 2.ª Ronda, o vencedor desta eliminatória vai enfrentar o vencedor do VC Strumica (Macedónia) x Olympiacos Piraeus (Grécia) e, na 3.ª Ronda, o vencedor do OK Radnik Bijeljna (Bósnia Herzegovina) x CSM Corona Brasov (Roménia).
Se conseguir atingir a fase de grupos, o Benfica poderá vir a integrar a Pool B, defrontando o estreante Vero Volley Monza (Itália), o rookie Helios Grizzlys Giesen (Alemanha) – equipa de Miguel Sinfrónio em 2024/2025 – e o regressado Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia).
O Vitória SC foi a primeira equipa portuguesa de seniores masculinos a disputar a fase de grupos na Liga dos Campeões de Voleibol, em 2008/2009, tendo sido 3.º classificado na Pool B.
No ano passado, o SL Benfica participou pela quarta vez na Liga dos Campeões, tendo sido 12.º classificado, depois de ter terminado em 4.º lugar na Pool C da Fase de grupos.
A melhor classificação registou-se em 2022, o 9.º/12.º lugar na classificação final, após terminar em terceiro no seu grupo.
Os melhores registos dos encarnados da Luz nas competições internacionais datam de 2015 e 2016, respectivamente com a conquista da medalha de prata e da medalha de bronze, ambas na Challenge Cup.
*Em 2019/20 não houve campeões nacionais
Por seu turno, o FC Porto, campeão nacional de seniores femininos, que se estreia na Liga dos Campeões, começa por receber, no dia 1 de Outubro (20h00), as campeãs espanholas do CV Gran Canária na 3.ª Ronda de Qualificação, visitando as actuais campeãs ibéricas no dia 9 de Outubro (19h00 locais).
Se ultrapassarem as espanholas, as portistas integrarão a Pool C da fase de grupos, juntamente com as poderosas equipas do Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeã da prova, e do VakifBank Istanbul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, assim como o campeão esloveno Calcit Kamnik.
O Voleibol feminino volta assim a ter uma equipa lusitana na «Champions League» quase 20 anos depois. O Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
Por sua vez, as equipas de seniores masculinos do Sporting CP e da AJ Fonte do Bastardo e seniores femininos do SL Benfica vão disputar, em 2024/2025, a CEV Challenge Cup.
Os leões de Alvalade são os primeiros a entrar em acção, enfrentando os romenos do SCM Zalau nos 32 avos-de-final da Challenge Cup, primeiro em casa (9 Outubro, pelas 19h30) e depois na Roménia (16 de Outubro, pelas 18h00 locais).
Se superar a formação romena, o Sporting CP defrontará os checos do Kladno Volejbal cz – onde actua o distribuidor português José Neves – nos 16 avos-de-final, agendados para Novembro.
Em 2019, a formação leonina classificou-se no 3.º lugar na Challenge Cup, tendo ainda registado na competição um 5.º lugar (2023), e dois 9.º lugares (2021 e 2022) nos últimos anos.
A AJ Fonte do Bastardo, que foi 5.ª classificada na última edição da competição, entra directamente nos 16 avos-de-final, defrontando o vencedor da eliminatória entre os espanhóis do CV Melilla e os eslovacos do TJ Spartak Myjava, primeiro fora (12, 13 ou 14 de Novembro) e depois em casa (19 de Novembro, pelas 20h30 locais).
A equipa de seniores femininos do SL Benfica também entra directamente nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, defrontando o vencedor da eliminatória que opõe as gregas do AEK de Atenas e as letãs do RSU/MSG Riga, primeiro fora (5, 6 ou 7 de Novembro) e seguidamente em casa (14 de Novembro, pelas 20h00).
Árbitros em acção nas competições europeias
Pedro Pinto
Vencedor da eliminatória Fino Kaposvar (Hungria)/Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) x Vencedor da eliminatória Budva Budva (Montenegro)/Mladost Zagreb (Croácia) versus Vencedor do Selver Taltech Tallinn (Estónia) x Orion Stars Doetinchem (Países Baixos), na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos.
Ricardo Ferreira
Vencedor do Selver Taltech Tallinn (Estónia) x Orion Stars Doetinchem (Países Baixos) versus Vencedor da eliminatória Fino Kaposvar (Hungria) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) vs Vencedor da eliminatória Budva Budva (Montenegro) Mladost Zagreb (Croácia), na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos.
Vítor Gonçalves
Vencedor da eliminatória Fino Kaposvar (Hungria) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) vs Vencedor da eliminatória Budva Budva (Montenegro) Mladost Zagreb (Croácia), na 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos.
Nuno Maia
VfB Friedrichshafen (Alemanha) x Derrotado da eliminatória entre o Vencedor do Fino Kaposvar (Hungria) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) vs Vencedor da eliminatória Budva Budva (Montenegro) Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
Kaposvári NRC (Hungria) x Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final – femininos, no dia 12 de Novembro.
José Caramez
Vencedor da eliminatória SK Jekabplis Lusi (Letónia) x Volley Schonenwerd (Suíça) vs Vencedor da eliminatória OK Radnik Bijeljina (Bósnia-Herzegovina) x CSM Corona Brasov (Roménia) versus x Tours VB (França), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos.
Raquel Portela
Trentino Itas (Itália) x CS Arcada Galati (Roménia), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Kaposvári NRC (Hungria), dos 16 avos-de-final – femininos, no dia 6 de Novembro.
Nuno Teixeira
Derrotado da eliminatória entre o Vencedor do Fino Kaposvar (Hungria) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) vs Vencedor da eliminatória Budva Budva (Montenegro) Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos x VfB Friedrichshafen (Alemanha), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos.
Sofia Costa
Lycurgus Gronigen (Países Baixos) vs Vencedor da eliminatória VC Lorentzweiler (Luxemburgo) x Ribola Kastela (Croácia), 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 19 de Novembro.
Mais informações em cev.eu